O Primeiro Comando Regional da Polícia Militar de Mato Grosso lançou, na tarde desta terça-feira (18.04), a Operação Tiradentes, em Cuiabá, que visa intensificar o policiamento preventivo e ostensivo na Capital e nos municípios que fazem parte do 1º CR, em razão do feriado alusivo ao Dia de Tiradentes (21 de abril). A solenidade de lançamento da operação, que segue até o próximo domingo (23.04), ocorreu na Praça Ana Maria Martinha, no bairro Pedra 90.
Fazem parte do 1º CR os municípios de Chapada dos Guimarães, Acorizal, Barão de Melgaço, Nova Brasilândia, Planalto da Serra e Santo Antônio de Leverger. A operação intensifica o trabalho de abordagens, buscas e checagens e, consequentemente, prisões, na garantia da ordem pública e redução da criminalidade.
O comandante do 1º Comando Regional, coronel Wankley Correa Rodrigues, destaca que a operação terá o acréscimo de mais de 100 policiais e 50 viaturas e motocicletas, que estarão nas ruas trazendo a sensação de segurança para a sociedade.
“O trabalho que a Polícia Militar faz diariamente estará intensificado neste período, quando nossos policiais se farão presentes para fazer frente à repressão da criminalidade, desde os bairros até os centros comerciais, com foco na proteção da população”, pontuou o comandante, acrescentando que a PM também estará presente em pontos turísticos e locais com grande aglomeração de pessoas, em virtude do feriado prolongado.
O subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, coronel Wilker Soares Sodré, participou do lançamento da operação e agradeceu a presença da comunidade no local, ressaltando que a operação é pensada para a garantia da segurança de todos.
“Buscamos sempre, durante estas operações, realizar o policiamento ostensivo massificado, utilizando toda nossa estrutura moderna e eficaz. Mas também buscamos atuar em conjunto com a comunidade, fortalecendo a segurança pública e garantindo uma sociedade mais segura, para os cidadãos de Mato Grosso”.
Ronda escolar
A Operação Tiradentes também dá destaque ao trabalho da Polícia Militar no fortalecimento das rondas escolares das redes estaduais, municipais e particulares. Neste âmbito, a PM tem atuado no trabalho de rondas, priorizando os trabalhos de início e término das aulas, além de realizar visitas no interior das escolas, conversando com alunos e o corpo docente.
No lançamento da operação, estiveram presentes alunos da Escola Estadual Rafael Rueda, que prestigiaram a solenidade militar. O coronel Wankley Rodrigues agradeceu a presença dos jovens e falou sobre a importância da integração da segurança pública e a sociedade.
“É um momento para chamar alunos, professores e diretores de escolas para estarem juntos com a Polícia Militar. Estamos com um efetivo focado, com nossos policiais em contato direto nas escolas, com o trabalho preventivo de rondas escolares para trazer e garantir a segurança no ambiente educacional”, concluiu o coronel Rodrigues.
Participam da operação os efetivos policiais de todos os batalhões e companhias do comando regional. Além disso, o Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Batalhão de Trânsito, Regimento de Policiamento Montado (Cavalaria) e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) também fazem parte do policiamento da Operação Tiradentes.
A Polícia Civil prendeu um dos autores do estupro de uma mulher, ocorrido na madrugada de sábado (23.11), no bairro Santa Rosa, em Cuiabá.
O suspeito foi autuado em flagrante pelo crime. Ele foi preso pela equipe da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá em conjunto com o Plantão 24h de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Sexual.
A vítima, de 19 anos, havia saído de um bar e caminhava na rua quando foi abordada por dois homens em um veículo Renault Sandero. Armados, os suspeitos colocaram a jovem no automóvel e a levaram para um lugar ermo, onde foi estuprada.
Os criminosos também obrigaram ela a fazer transferências via PIX para a conta bancária de um deles. Após o crime, a vítima conseguiu pedir socorro e foi encaminhada até o Plantão 24h de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Sexual.
Imediatamente, os policiais civis iniciaram as diligências e identificaram um dos envolvidos, que foi preso em flagrante. Após a confecção dos autos, ele foi colocado à disposição da Justiça.
As investigações continuam para prender o segundo envolvido no crime.