Connect with us

Cuiabá

Prefeito Emanuel Pinheiro destaca fomento ao setor produtivo com a FIT Pantanal; Cuiabá manterá estande no evento

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio das secretarias de Turismo, de Cultura, Esporte e Lazer e de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, é parceira da Feira Internacional do Turismo do Pantanal 2023 (FIT Pantanal), que acontecerá nos dias 4 a 7 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal. O evento é idealizado pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT, por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur). Nesta segunda-feira (17), o prefeito Emanuel Pinheiro recebeu toda a equipe organizadora da FIT. As belezas da capital, os programas e projetos desenvolvidos pelo Executivo, serão apresentados em um estande durante o evento.

Além de reforçar parcerias com os representantes das entidades presentes, o prefeito aproveitou para falar sobre o Cuiabanco e lembrou que sempre foi parceiro de diversos setores, como comércio, bares, restaurantes, hotéis e outros.

“A Fecomércio e demais organizações foram parceiras. E ouvindo todos os segmentos, tomamos todas as atitudes para que nenhum setor no momento da pandemia fosse penalizado. Isso é um ponto positivo, e é só o futuro que vai avaliar esse momento e os avanços que conquistamos em conjunto com a sociedade. Agora, falando sobre a FIT, que é um sucesso e recebe cerca de 100 mil pessoas durante o seu evento, quero deixar aqui o nosso compromisso de sempre firmar parcerias com todos vocês dos setores produtivos, que geram emprego e renda para a nossa cidade. Quero dizer que Mato Grosso é um gigante no setor do turismo e que vai acordar para mostrar ao mundo as suas belezas naturais, como Pantanal, Nobres, Chapada dos Guimarães, Vila Bela da Santíssima Trindade e outras cidades”, comentou o prefeito.

A secretária de Turismo, Nilza Taques, cita que Cuiabá é uma das capitais do Brasil onde o turismo de congressos, eventos e feiras é forte. “É o carro-chefe do turismo e a realização da FIT Pantanal em formato de feira é essencial para o turismo receptivo, pois conta com programação diversificada, promovendo, divulgando e fomentando os produtos turísticos do estado em nível nacional e internacional. Para Cuiabá, este evento tem um reflexo positivo para o setor em diversas áreas, como gastronomia, cultura, turismo social, mediante programas de capacitação, por meio de oficinas aos interessados em atuar no setor turístico e que já trabalham no setor. Esses megaeventos são vitais para a geração de emprego, renda, transversalidade e network, com rodada de negócios para promover a comercialização de produtos turísticos, apresentações e feiras culturais, programas de capacitação e diversidade gastronômica de Mato Grosso. Isso pode ter desdobramentos para que as pessoas realizem atividades complementares na capital, fomentando a economia com os meios de hospedagem, alimentos e bebidas, compra de artesanatos locais, visitas aos distritos e comunidades, valorizando a cadeia produtiva do turismo”, comentou a secretária.

O presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, agradeceu e citou a importância da parceria entre o município e a Federação do Comércio para impulsionar o setor em diversas áreas.

“Queremos agradecer essa parceria com a Prefeitura de Cuiabá e com o prefeito, que é sempre solícito com os eventos e com setor, que traz lazer para a cuiabania e para a Baixada Cuiabana”, disse.

Wenceslau lembrou dos feitos e ações realizadas pelo prefeito durante a pandemia e elogiou a condução do processo. “A pandemia já passou e Emanuel Pinheiro teve um diferencial, ele nunca lançou um decreto sem antes consultar os setores. E a classe que mais sofreu na pandemia foi a do turismo, bares e restaurantes em geral. Quero parabenizá-lo pela criação do Cuiabanco. A Fecomércio é parceira da Prefeitura também. E em nome do Trade que está aqui, agradecemos por essa parceria com a FIT Pantanal 2023”.

A Prefeitura de Cuiabá terá um espaço onde serão destacadas as ações das pastas do Turismo, Agricultura e da Cultura, para fortalecer e incrementar a FIT Pantanal com a presença da Capital neste evento que está sendo retomado no formato de feira neste ano de 2023.

“A FIT terá rodadas de negócios, cases e ações institucionais envolvendo os municípios. Também haverá apresentações culturais e network para fortalecer a retomada do turismo e para que o mercado se torne mais competitivo neste pós-pandemia”, concluiu o turismólogo Edu Sá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Professores da rede pública municipal de educação participam de oficina sobre cultura indígena

Publicado

em

Por

Professores de Artes da rede pública municipal de educação participam, no Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC), da oficina “Cantos da floresta – enveredando-se pelas culturas indígenas brasileiras”. A proposta é estimular os educadores a refletirem sobre o universo indígena, em toda sua diversidade cultural, a partir das músicas indígenas brasileiras. A palestra foi ministrada pela musicista e pesquisadora independente de músicas do mundo e das culturas indígenas brasileiras, Magda Pucci.

A regente professora Eliane de Castilho Lírio explicou que a oficina oportuniza aos profissionais uma vivência com as tradições de alguns grupos indígenas de diferentes partes do país como Kambeba, Krenak, Paiter Suruí, Kaingang, Ikolen-Gavião, Xavante, Mbya Guarani, Guarani Kaiowá e povos do Rio Negro. “A proposta é abordar questões como a escuta atenta da diversidade musical desses povos; o contexto histórico e social com alguns costumes, ritos, mitos e brincadeiras; e práticas musicais com diversos cantos, a fim de proporcionar aos professores uma experiência das nossas mais remotas origens, além de também alimentar o professor com sugestões de atividades lúdicas para a inclusão da temática indígena nas unidades educacionais”, disse Eliane de Castilho.

A secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar acompanhou a abertura do evento formativo e destacou a importância da iniciativa. “A Secretaria Municipal de Educação atua para fortalecer o conhecimento em todas as áreas e hoje estamos aqui, os profissionais de arte, nesse momento importante de interação e fortalecimento da prática pedagógica, melhorando suas propostas de trabalho nas unidades educacionais e quem ganha são os estudantes com um ensino de qualidade”, destacou Débora Marques Vilar.

A palestrante Magda Pucci salientou ser fundamental que os professores tenham conhecimento, acesso e uma iniciação sobre a presença e multiplicidade de povos indígenas no Brasil e em Mato Grosso onde existem cerca de 19 povos indígenas. A pesquisadora falou sobre o Parque do Xingu, um dos lugares que considera como um dos mais lindos do país, com uma cultura indígena muito bem preservada e citou o Kuarup, um ritual fúnebre sagrado realizado pelos povos indígenas do Alto Xingu e o Jauari, uma festa de guerra do povo Kalapalo, ente outros.

“Há uma grande dificuldade em incluir esses repertório e conteúdo na sala de aula. Não é só acolher a criança indígena, mas trabalhar artisticamente, historicamente, contextualmente esses vários universos. São 305 povos, mais de 250 línguas em todo o país, imagina essa diversidade. Infelizmente na nossa formação não tivemos isso então, acho importante como professores e educadores, que possamos buscar esse conhecimento. Espero que essa oficina seja um estimulo para os profissionais”, disse Magda Pucci.

A oficina contou com a participação de estudantes da orquestra de flautas da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ana Tereza Arcos Krause. O evento foi realizado no último dia 21.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora