Connect with us

Cuiabá

Secretaria Municipal de Educação e equipes gestoras reforçam medidas de prevenção

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio das Secretarias Municipais de Ordem Pública e de Educação, fortaleceu as medidas de segurança nas 169 unidades da rede pública de ensino. Na última sexta-feira (14), a secretária de Educação, Edilene Machado e o secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales estiveram reunidos com os vereadores que integram a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal. Durante a reunião, realizada na Secretaria Municipal de Educação, os secretários falaram sobre as ações reunidas no Decreto 9.605/2023, editado pelo prefeito Emanuel Pinheiro e anunciado na semana passada.

A secretária de Educação Edilene Machado destacou medidas já adotadas pelas unidades e algumas em fase de implantação como o remanejamento dos Técnicos em Manutenção e Infraestrutura na função de Vigilantes (TMIE – Vigilantes), que passarão por formação; a instalação de câmeras (59 unidades já possuem o sistema de monitoramento eletrônico) e o lançamento do programa de prevenção e combate ao bullying, edição 2023.

“A segurança pública é competência do Estado mas, enquanto Município, adotamos medidas em parceria com a Secretaria de Ordem Pública e estamos implementando outras. Nesse momento temos que unir todos os poderes, todas as forças, todas as esferas para que possamos superar essa nova realidade e garantir a segurança à comunidade escolar”, disse a secretária de Educação Edilene Machado.

Além da criação de um grupo de trabalho de prevenção e combate à violência nas escolas municipais de Cuiabá e de um canal de comunicação exclusivo para que os gestores possam informar as autoridades competentes sobre denúncias, foram ampliadas as rondas nas imediações das unidades e o número do efetivo e de viaturas do projeto “Anjos da Guarda” que está visitando as unidades e monitorando a entrada e saída dos estudantes.

Edilene Machado disse que o Município aderiu ao programa que para a instalação de câmeras com visão externa das unidades, do botão do pânico, entre outras ações do Governo do Estado. Além disso, no âmbito municipal, será ampliada para todas as unidades a vigilância eletrônica. Essas medidas, anunciadas na semana passada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, foram detalhadas aos vereadores.

Sobre o remanejamento de vigilantes que atuam no período noturno e durante os finais de semana nas unidades, Edilene Machado disse que essa é uma medida necessária neste momento e que os profissionais apenas passarão a exercer suas atividades, no período diurno.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora