Connect with us

Cuiabá

Aniversário de 304 anos de Cuiabá: Vice-prefeito e primeira-dama participam da Romaria das Águas

Publicado

em

Pelo 6º ano, a tradicional ‘Romaria das Águas’ – que integra o calendário das festividades pelo aniversário da capital mato-grossense, homenageando o padroeiro da cidade Senhor Bom Jesus de Cuiabá, foi realizada. Neste domingo (16), a imagem do Senhor Bom Jesus, que estava na cidade de Barão de Melgaço desde o dia 1º de abril, retornou a capital acompanhada por cerca de 30 embarcações. O vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa e a primeira-dama, Marcia Pinheiro, participaram da solenidade.

Após a Romaria das Águas, a imagem do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, percorreu as principais ruas da cidade e chegou à Praça Alencastro, onde foi celebrada uma missa, que foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Mário Antônio da Silva.

De acordo com o vice-prefeito José Roberto Stopa, o Senhor Bom Jesus representa a fé. “Estamos aqui para agradecer e ao mesmo tempo pedir bênçãos para que o senhor Bom Jesus de Cuiabá continue nos dando sabedoria e saúde para seguirmos na nossa missão com muito trabalho principalmente olhando para aqueles que mais precisam”, afirmou.

A senhora Ana Lúcia, de 73 anos, reafirmou que este é o 6º ano em que acompanha a imagem de Bom Jesus desde a Orla do Porto até à Praça do Alencastro.

“É de muita emoção e gratidão a Deus por termos passado esses tempos difíceis em meio a pandemia e agora temos a oportunidade de fazermos nossas procissões”, declarou.

Para Maria Dete Abadias de Aquino, conhecida como “Dona Dete”, a festa é um momento importante para a renovação da fé em tempos difíceis.

“É o melhor momento para quem tem fé e confiança em Jesus acreditar que tudo na nossa vida passa, menos as graças e benção de Deus” pontua.

Para a primeira-dama de Cuiabá, Marcia Pinheiro, foi uma honra participar de um momento de celebração tão intensa pelos 304 anos de Cuiabá. Ela que é atuante na fé católica e teve a felicidade de ser rainha da festa do Senhor Bom Jesus em 2019, relembrou que recebeu uma graça naquele ano quando teve uma infecção no olho, onde recorreu ao manto do Senhor Bom Jesus que estava em sua casa e pediu para que recebesse a cura, ao acordar percebeu que seu olho estava limpo, sem infecção.

“Eu sou a prova viva do que o Bom Jesus, nosso padroeiro, é importante para minha vida e a vida da minha família e graças a Deus hoje estou nessa romaria para agradecer a ele por todas as bênçãos que ele realiza na minha vida. Este é o momento de resgatarmos a história do nosso Bom Jesus e fazer com que todos cultivem a fé”, fala.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora