Connect with us

Cuiabá

Segunda edição do Refestelá Cuiabá movimenta noite cuiabana e organização é elogiada pela população

Publicado

em

A segunda edição do Refestelá Cuiabá, promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, encerrou as atividades na noite de sábado (15), com chave de ouro e aprovação popular, na Praça Oito de Abril, em celebração ao aniversário de 304 anos da capital.

Estrutura completa, gastronomia típica, apresentações artísticas e culturais foram alguns dos aspectos que deram vida a programação durante quatros dias de entrada franca. Os grupos de dança Flor do Atalaia, Tia Hanna, banda Canoa de Prata, Alice Contadora de Histórias e o cantor Roberto Lucialdo, foram algumas das atrações que encantaram o público.

O prefeito Emanuel Pinheiro enfatizou o sucesso alcançado na primeira edição do projeto, em 2022, feito este que se repetiu neste ano, levando milhares de pessoas até o local. “O Resfestela foi um sucesso total o ano passado e em 2023 não poderia ser diferente. É gratificante ver a nossa gente saindo de suas casas, escolhendo, dentre tantas opções, o evento cuiabano como opção de lazer para estarem junto às suas famílias. Abril, aniversário da nossa querida Cuiabá, e o clima não poderia ser outro de festa, união e alegria. Ano que vem, vamos estar aqui novamente, cada vez melhores”, disse Emanuel.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, reforçou a missão de estímulo à economia e inclusão social. “A Prefeitura de Cuiabá precisa ir ao encontro dos interesses dos cidadãos, mantendo viva suas raízes e costumes, de gerações em gerações. Uma estrutura pensada no conforto e comodidade de diversas idades, abraçando e acolhendo aqueles que fazem a nossa cidade ser o que é hoje”, declarou.

A proprietária da barraca Encanto dos Churros, Cleuza Santos, agradeceu à gestão municipal pelo incremento em seu orçamento, o que acaba contribuindo para ampliação da divulgação em torno do seu negócio. “A Prefeitura de Cuiabá está de parabéns, estrutura muito boa, organizada, uma chance a mais de mostrarmos, para quem não nos conhece, quem somos e nossos produtos”, destacou.

A pedagoga Luiza Paixão enalteceu a estrutura montada, equiparada de toda a segurança pública adequada do ambiente ao ar livre. “Estive aqui no ano passado, gostei e voltei. A segurança está muito boa, o que me deixa mais à vontade para poder aproveitar. Gostando muito”, concluiu.

O cronograma de ações alusivas aos 304 anos da cidade segue até junho, com diversas entregas, inaugurações e lançamentos em diferentes setores que norteiam o Executivo Municipal.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora