Como forma de valorizar e agradecer as mulheres que trabalharam com muita coragem, persistência e amor pela construção de Sinop, a Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social, inaugura nesta sexta-feira (14), às 17 horas, a Galeria das Primeiras-damas. O objetivo é reconhecer e homenagear o papel fundamental exercido por cada uma das sete mulheres que assumiram, junto com os prefeitos, ao longo da história do município, o desafio da gestão municipal, e lutaram durante os mandatos pela implantação de políticas públicas para melhorar a vida da população.
A ideia de implantar a Galeria das Primeiras-damas de Sinop surgiu a partir da indicação (n° 800/2021) de autoria da vereadora Juliana Centena, que em sua solicitação ressaltou o desejo de homenageá-las e incentivar mais mulheres a participarem da política. Essas mulheres tiveram o olhar sensível às necessidades do município, olhar esse que vai além de promover ações de assistencialismo. Elas não desempenharam uma função decorativa, antes, atuaram e atuam cooperando para estabelecer em Sinop uma sociedade mais justa.
Desde de 1981 com atuação da pioneira Darcília Tessaro de Paula, até atualmente, com a primeira-dama e também secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso, ao assumirem a posição de primeira dama, todas se tornaram articuladoras e mediadoras na solução de problemas e participantes ativas nas discussões de todas as políticas do município.
Protagonistas e defensoras das pautas de garantia dos direitos fundamentais como educação, saúde e cultura, às mulheres, crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social. As primeiras damas são, em primeiro lugar, mulheres que ao assumirem uma função de importância na gestão do município, enfrentam desafios diários, passam por situações de preconceito e por vezes são subestimadas e, no entanto, não desistem de desempenhar com plena dedicação seu papel fortalecendo a representatividade feminina.
“No período de campanha, eu fui alvo de muitos comentários machistas e que me invalidaram enquanto mulher e primeira-dama, mas me mantive firme ao lado do meu marido durante todo esse período e segui o apoiando nessa trajetória, demonstrando assim a minha importância e meu interesse em fazer diferente por Sinop. Hoje, esse trabalho tem sido referência no estado e me levou a assumir a Associação Para Desenvolvimento Social dos Municípios, composta por todas as primeiras-damas e gestores sociais de Mato Grosso, onde fortalecemos o papel das mulheres e as ações sociais nos 141 municípios”, destacou a atual primeira-dama do município, Scheila Pedroso.
Conheça as primeiras-damas de Sinop:
Darcília Tessaro de Paula 1981 a 1982
Nelsa Dal Maso – 1983 a 1988
Maria José de Oliveira Barbosa – 1989 a 1992
Helen Schneider Contini – 1993 a 1996
Maria José de Oliveira Barbosa – 1997 a 2000
Renata Pauli Leitão – 2001 a 2008
Ivone Latanzi Costa – 2009 a 2016
Scheila Pedroso da Silva – 2021 a 2024
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT