Connect with us

Cuiabá

Sugestão de Pauta: Prefeito Emanuel Pinheiro entrega escola totalmente reformada no Residencial Coxipó

Publicado

em

O prefeito Emanuel Pinheiro entrega nesta sexta-feira (14), às 18h, mais uma obra da Educação, a reforma geral com ampliação da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) José Torquato da Silva, localizada no bairro Residencial Coxipó. As obras foram realizadas com recursos próprios do Município e, com a sua conclusão, a população da região ganha com um espaço escolar moderno, de qualidade e mais adequado à aprendizagem.

As obras na EMEB José Torquato da Silva foram iniciadas em 2018. O primeiro contrato foi rescindido em 2019 e, em 2020, com um novo contrato, foram retomadas. Os atrasos na conclusão das obras foram decorrentes dos efeitos da pandemia.

A unidade educacional passou por uma extensa reforma. Anteriormente contava com 11 salas de aula, após a reforma passa a contar com 15 salas. Toda a cobertura da escola foi reformada e instalada nova estrutura metálica e telhas isotérmicas, mais resistentes e duráveis.

Os estudantes ganharam um novo parquinho e refeitório. A cozinha e área de serviço foram totalmente remodeladas e os sanitários reformados. Todo o setor administrativo é novo e a unidade ganhou novo paisagismo.

Com as readequações a unidade foi totalmente climatizada com a instalação de 21 novos aparelhos de ar condicionado do Programa Climatizar é Humanizar sendo seis aparelhos de 12 mil BTUs; nove de 24 mil BTUs e seis de 30 mil BTUs.

Com a reforma geral a EMEB José Torquato da Silva ganhou também novos móveis de escritório e outros equipamentos entre eles, 10 conjuntos para estudantes azuis (biblioteca), 98 conjuntos escolares vermelho, 113 conjuntos escolares individuais, além de mesas para reunião, arquivos, freezer horizontal, bebedouro de 200 litros, utensílios de cozinha.

A tecnologia faz parte da vida dos estudantes que ganharam mesa tablet e laboratório móvel dispositivos que tornam o aprendizado ainda mais completo e colaborativo e permitem aos estudantes viverem o conhecimento de forma plena.

Capacidade

A EMEB Jose Torquato da Silva atendia antes da reforma geral, 598 estudantes da Pré Escola e Anos Iniciais. Com as obras de readequação e ampliação, a unidade passa atender 790 estudantes da Pré Escola I e II e do 1º ao 4º Ano do Ensino Fundamental (6 a 9 anos).

SERVIÇO:

Entrega da obra de reforma geral com ampliação da EMEB José Torquato da Silva

Data: sexta-feira (14)

Hora: 18h

Local: Rua 20, s/n° Bairro Residencial Coxipó

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora