Connect with us

Diamantino

Cultura em Movimento leva crianças da Caeté em Diamantino pela primeira vez à Arena Pantanal e ao cinema

Publicado

em

Expressões de felicidade e olhares curiosos. Foi assim que mais 37 crianças de baixa renda da área rural de Diamantino (MT), Caeté, conheceram nesta quarta-feira (12.04), a Arena Pantanal e o cinema pela 1ª vez em Cuiabá (MT). O projeto “Cultura em Movimento”, idealizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Diamantino, está em sua 4ª edição e conta com a parceria das demais secretarias da Prefeitura.

As crianças começaram o dia especial conhecendo a Arena Pantanal, estádio que sediou os jogos da copa do mundo em 2014 e foi selecionado para servir como centro de treinamento para as delegações olímpicas em 2016. Atualmente, a Arena Pantanal é palco da Série A do futebol brasileiro e tem capacidade para 40 mil torcedores.

Pietro Oliveira de 9 anos, assim como todas as crianças, pode ver a Arena Pantanal de pertinho e de dentro do vestiário, onde os jogadores se preparam para os jogos, compartilhou seu sonho de se tornar jogador profissional de futebol.

“Estar aqui é muito legal! Eu jogo futebol lá no meu bairro desde os 5 anos de idade, comecei no campinho de areia e agora estou no de grama. Um dia eu vou jogar aqui!” frisou.

Continuando a programação, os pequenos conheceram o Shopping Estação e tiveram, também pela primeira vez, contato com a sétima arte, assistindo um filme nas grandes telonas do cinema.

Juliano Bernardes, de apenas 8 anos, falou da emoção de assistir um filme de dentro da sala do cinema. “Estou muito feliz, quero comemorar. O filme foi muito divertido, prestei atenção em tudo. Gostei de estar aqui com meus amigos e de comer pipoca”.

Finalizando o dia especial com chave de ouro, as crianças se divertiram nos diversos brinquedos do Planet Park.

Isadora Rodrigues, de 11 anos, comentou sobre o dia especial que teve com os colegas e de como ficou feliz em participar do projeto “Cultura em Movimento”.

“Foi um dia incrível! Eu saí de Diamantino e vim aqui para Cuiabá, conheci a Arena Pantanal e é gigante! Fui para o shopping e lá eu assisti Super Mario World, dei muita risada com o filme. O dia foi grande e participar do projeto foi muito especial para mim e também para os meus colegas, nós brincamos bastante”, compartilhou.

Para aproveitarem o dia de maneira segura e confortável, cada criança ganhou um par de tênis, uma camiseta do projeto, um crachá com seu nome e uma pulseira de identificação com sua data de nascimento, nome e telefone do monitor responsável. Ao todo, as crianças foram acompanhadas por 12 monitores e 01 enfermeira.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora