Connect with us

Lucas do Rio Verde

Campanha de doação de sangue será no PSF X Cerrado neste sábado (15)

Publicado

em

Neste sábado (15), será realizada a 3ª edição da campanha de doação de sangue, desta vez, o local para coleta é no PSF X Cerrado, localizado na rua Mangabeira, bairro Cerrado. É preciso apresentar documento original com foto na hora da doação.

Os interessados em doar devem agendar horário pelo WhatsApp (65) 99229-2034 a partir de quinta-feira (13), esse número somente funciona no período de agendamento, ficando inoperante nos demais dias. As coletas serão realizadas das 7h às 11h e das 13h às 16h. É preciso apresentar documento original com foto na hora da doação.

O agendamento tem como objetivo evitar aglomeração na unidade de saúde, respeitando todas as medidas de biossegurança para a realização da campanha. São poucos doadores por hora e é muito importante que as pessoas agendadas não faltem no dia da doação.

*Pode doar sangue qualquer pessoa que atenda os critérios:*

• Estar em boas condições de saúde (se tiver sintomas gripais, adie a doação)

• Ter entre 16 e 69 anos de idade, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, e os menores de 18 anos precisam de autorização dos pais

• Peso mínimo de 50 kg

• Estar descansado – ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas

• Estar alimentado – evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação

• Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação

• Quem já doou sangue precisa de um intervalo mínimo de três meses entre as doações para homens e quatro meses no caso de mulheres

• Pessoas que já foram infectadas pelo coronavírus, que tiveram Covid-19, precisam esperar pelo menos 40 dias para doar sangue

• Quem tomou vacina da gripe aplicada pelo SUS deve aguardar 7 dias para realizar a doação

• Quem tomou vacina contra a Covid-19 (primeira, segunda ou terceira dose):

– Coronavac – esperar 48 horas para realizar a doação

– AstraZeneca, Pfizer ou Janssen – esperar 7 dias para realizar a doação

_Confira aqui a lista completa de restrições_ (link: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/8766/) que causam inaptidão à doação de sangue ANTES DE REALIZAR O AGENDAMENTO.

A triagem clínica é realizada todas as vezes que o candidato comparece para doar sangue, mesmo que ele já tenha feito doações anteriores.

A doação dura cerca de uma hora e não traz riscos à saúde do doador. A medula repõe o sangue retirado em até 2 meses nos homens e em 3 meses nas mulheres. Cada bolsa de sangue, com 400 ml, é capaz de salvar até duas vidas. Entre os beneficiados estão vítimas de acidentes, transplantados, portadores de câncer, pacientes com problemas de coagulação, com anemia e que fizeram cirurgia.

Esta será a 3ª edição de 2023. Nos meses anteriores foram coletadas 134 bolsas de sangue, sendo: 65 em janeiro, 69 em fevereiro.

O que nos une é a solidariedade!

A campanha de doação de sangue é realizada pelo Grupo Corrente pela Vida, formado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, Câmara de Vereadores, Associação Luverdense de Imprensa, Agro Baggio, FS Bioenergia, Amazônia Máquinas, Sicredi, BRF, Lojas Maçônicas, Bioplanta, BDR, OAB e Hospital São Lucas, e em parceria com o Banco de Sangue de Sorriso.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lucas do Rio Verde

Vice-prefeito eleito de Sorriso busca modelo da Guarda Civil Armada de Lucas do Rio Verde

Publicado

em

Por

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz recebeu nesta manhã (6), no Paço Municipal, o vereador e vice-prefeito eleito de Sorriso, Acacio Ambrosini, que visitou o município para conhecer de perto a estruturação e atuação da Guarda Civil Armada (GCM). O encontro reforça a intenção de implantação do modelo em Sorriso.

“É uma satisfação para nós receber o vice-prefeito eleito, Acacio e saber que eles planejam levar adiante o projeto da guarda armada para Sorriso. A implantação aqui é fruto de um trabalho conjunto para estabelecer a GCM Armada, com a devida autorização da PF. Após todo o processo, hoje a nossa guarda está presente, servindo à comunidade com mais estrutura, mais treinamento e capacitação e, agora, também armada, o que gera um impacto positivo e proporciona mais eficácia nas demandas. Para nós, é motivo de orgulho ver nossa guarda inspirando outros municípios”, afirmou o prefeito Miguel Vaz.

Na ocasião, Ambrosini destacou a importância de alinhar-se com gestores experientes.

“Sentar hoje com o Miguel Vaz, um prefeito de referência, é uma honra. Sempre muito bem alinhado com o nosso prefeito Ari Lafin. É um desejo da gestão atual do prefeito Ari, em nome do secretário Moura, e dos agentes, de reenquadrarmos a nossa guarda. Tivemos uma parte técnica rompida e estamos de novo aqui vendo os números. Para a sociedade, o que importa é o trabalho e a tranquilidade, né? Como a gente viu, os números são positivos da efetividade da Guarda Municipal em Lucas. É isso que a gente precisa levar para Sorriso: Estruturação física e efetiva nas ruas, passando segurança para quem está em nosso município. Deixo aqui meus parabéns ao Miguel e toda a equipe dele. Com certeza manteremos contato para fazermos com que essa guarda civil seja uma realidade em Sorriso”, enfatizou Acácio.

Lucas do Rio Verde se tornou referência ao implantar a primeira Guarda Civil Armada do estado de Mato Grosso, com autorização da Polícia Federal. Após intensos treinamentos e capacitações, a corporação passou a atuar integrada às forças de segurança em 2023, com a formalização de um Acordo de Cooperação Técnica com a PF. Com 67 guardas civis e equipamentos robustos – como pistolas PT92, carabinas CT9 e espingardas calibre 12 –, a Guarda Civil Armada de Lucas do Rio Verde se destaca pelo impacto positivo na segurança do município.

Além do vice-prefeito eleito, participaram do encontro o secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia de Sorriso, coronel Denardi, o presidente do Conselho de Segurança Pública de Sorriso (Conseg), Gilvano D’Ávila, o secretário de Segurança Pública de Lucas do Rio Verde, coronel Cunha, o comandante da GCM, Jota Lima, o secretário de Governo, Alan Togni, e a procuradora Derlise Marchiori.

A experiência de Lucas do Rio Verde no fortalecimento da segurança se torna um exemplo a ser seguido, destacando a importância de investir em uma guarda bem estruturada e armada para garantir a segurança e a tranquilidade do município.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora