Connect with us

MATO GROSSO

Nosso Judiciário: Acadêmicos de Administração e Economia da UFMT são recebidos no Palácio da Justiça

Publicado

em

O juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Lídio Modesto recepcionou nesta terça-feira (11 d abril), na sede do Poder Judiciário, um grupo de aproximadamente 30 acadêmicos dos cursos de Administração e Economia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A recepção faz parte do Projeto Nosso Judiciário, desenvolvido para ampliar o convívio e a aproximação entre a Justiça e a sociedade.
 
Durante a visita, alunos do 6º ao 10º semestre percorreram as instalações do Tribunal de Justiça, e puderam acompanhar parte da rotina de servidores (as) e magistrados (as) na execução dos trabalhos judiciais.
 
Na passagem pelo Espaço Memória, os acadêmicos tiveram acesso à história do Poder Judiciário de Mato Grosso contada em imagens, documentos e obras de arte. No local é possível conhecer fatos do Brasil Colônia, narrados a partir de documentos originais do final do século XIX e início do século XX, como uma petição manuscrita de um habeas corpus de 1.886, impetrado em favor de uma escrava alforriada, mas que teve a liberdade constrangida pelo seu antigo dono.
 
O visitante também tem a oportunidade de ver como era a estrutura do Judiciário no passado, como a mostra da instalação completa de um Tribunal do Júri, que funcionou até 1.963 na Comarca de Diamantino. Ou ainda, a máquina de datilografia Remingtom, de 1.920, sobre a mesa do presidente do Tribunal do Júri, entre outras peças e obras preservadas.
 
Em conversa com os alunos e alunas, o juiz Lídio Modesto, anfitrião das turmas, fez uma breve apresentação sobre sua carreira no judiciário e os trabalhos desenvolvidos junto à Corregedoria-Geral da Justiça.
 
“O Nosso Judiciário é um projeto de sucesso, dentro e fora do Tribunal, exatamente pela capacidade de enxergar a contribuição que pode ser dada para o aprendizado não apenas dos alunos, mas também para nós, servidores e servidoras do Poder Judiciário, que seguimos em constate aprendizado. E a oportunidade hoje, de passar por esse enriquecimento, foi totalmente minha. Receber alunos de outras carreiras, como Administração e Economia demonstra o interesse da juventude em conhecer o funcionamento da máquina pública, e inclusive, as possibilidades de um dia adentrar ao Poder”, enfatizou o magistrado.
 
Os alunos também receberam das mãos do magistrado, exemplares do Glossário Jurídico – TJ Responde, onde estão reunidas definições simplificadas de conceitos jurídicos, tornando a linguagem mais simples e acessível à população.
 
A professora do curso de Administração da UFMT, Ana Paula Marques Andrade, parabenizou o Poder Judiciário pela sensibilidade em abrir as portas da instituição, garantindo oportunidade de enriquecimento pessoal e profissional aos alunos.
 
“Quando soube que teríamos a oportunidade de conhecer o Tribunal, imediatamente visualizei as possibilidades que os nossos alunos teriam de integração com um ambiente tão rico em conhecimento. Foi possível ver nos olhos deles a expressão de admiração e entusiasmo, especialmente no contato com os magistrados, que para quem está do lado de fora, parece algo difícil e distante. O intercâmbio entre diferentes profissões é necessário, porque eles vão lidar com isso durante a vida, e talvez até mesmo, decidam mudar de profissão e se tornarem juízes ou advogados”, refletiu a professora.
 
Para a aluna de Administração, Maria Lúcia, a visita ao Tribunal confirmou sua decisão pela realização de uma segunda faculdade, desta vez, na área de Direito. “O simples fato de conhecer o Tribunal de Justiça já é inspirador. É um ambiente que motiva, que desperta a vontade de progredir profissionalmente, e para mim, de uma forma muito especial, trouxe a certeza de que devo cursar Direito, minha segunda paixão. E as oportunidades de fazer parte do Tribunal são diversas, não apenas para concursados, mas aqui temos profissionais de diferentes áreas, atuando como comissionados, contratados e terceirizados. Estou bastante motivada”, concluiu.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: Foto dos alunos em visita ao Espaço Memória, posando para foto com o juiz Lídio Modesto, ao centro. Segunda imagem: Juiz Lídio Modesto, que usa terno cinza escuro e camisa branca, em entrevista à TV.Jus. Terceira imagem: Professora Ana Paula, que usa blusa rosa, tem cabelos castanho escuro, lisos e na altura dos ombros. Quarta Imagem: Aluna Maria Lúcia, que veste blusa cinza, cabelos loiros e lisos abaixo dos ombros, que segura nas mãos um exemplar do Glossário Jurídico.
 
Naiara Martins
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Com apoio da Setasc, 50 adolescentes ganham baile de debutante em Nossa Senhora do Livramento

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) se fez presente na 2ª edição do projeto “15 Anos Solidário”, em apoio a realização da Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento (a 39 km de Cuiabá), que tem como madrinha a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes. Ao todo, 50 debutantes participaram do baile realizado na noite deste sábado (23.11), no Centro de Eventos Antônia de Campos Maciel.

O projeto “15 Anos Solidário”, com o lema “Realizando os sonhos e construindo a Cidadania”, foi direcionado para meninas que completam 15 anos em 2024 e de famílias que estejam inscritas no Cadastro Único. No ano passado, foram 37 anos adolescentes participantes do projeto.

Entre os critérios utilizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Livramento para que as meninas participassem do projeto estão a de estar matriculada na escola e possuir carteira vacinal completa.

O Baile de Debutantes é a parte final do projeto “15 Anos Solidário”, que contou com oficinas com temas relacionados à superação de paradigmas e empoderamento da mulher, valorização da autoestima, além de rodas de conversa sobre comunicação não violenta, inteligência emocional, saúde mental, alimentação saudável, saúde da mulher e superexposição em redes sociais e suas consequências.

Foto: João Reis | Setasc-MT

O secretário adjunto de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva (Sacis), Emerson Toledo, ressaltou o impacto transformador do projeto social voltado às jovens participantes. Representando o Governo do Estado de Mato Grosso, ele reconheceu o esforço conjunto para promover mudanças significativas na vida das meninas e na comunidade.

“Essa não é apenas uma festa, mas uma celebração de conquistas. Estamos aqui para marcar o início de muitas vitórias dessas 50 meninas que, a partir de hoje, têm um novo norte. Este projeto vai além de um evento; ele constrói consciência, transforma vidas e reforça a importância da cidadania graças a essa iniciativa que une os esforços do município e do Estado”, afirmou Emerson Toledo.

O secretário adjunto também parabenizou toda a equipe envolvida e destacou o apoio da primeira-dama Virginia Mendes e do governador Mauro Mendes. “Este momento só é possível porque temos uma gestão comprometida com as pessoas, que planeja e realiza ações concretas para transformar vidas. É gratificante ver o impacto desse projeto social. Esperamos que ele continue crescendo e alcançando ainda mais comunidades”, enfatizou.

Da esquerda para direita, o secretário adjunto da Setasc, Emerson Toledo, a vereadora Leila Lucia, o vice-prefeito Dr. Thiago Almeida e a secretária municipal de Assistência Social, Gonçalina Eva. | Foto: João Reis – Setasc-MT

O vice-prefeito de Nossa Senhora do Livramento e prefeito eleito, Dr. Thiago Gonçalo de Almeida, reforçou seu compromisso com a continuidade da iniciativa durante a celebração das debutantes.

“Esse projeto nasceu de forma humilde, numa noite de plantão, quando pensei em como poderia ajudar as jovens de Livramento. No dia seguinte, compartilhei a ideia com a secretária de Assistência Social e, com o apoio de muitas mãos, esse sonho tomou forma. Sozinho, ninguém chega a lugar algum. Por isso, sou imensamente grato a todos que contribuíram, especialmente ao Governo do Estado e à primeira-dama Virginia Mendes, que sempre acreditaram no potencial dessa iniciativa”, destacou.

Foto: João Reis | Setasc-MT

A secretária municipal de Assistência Social, Gonçalina Eva de Almeida, pediu que o projeto continue para beneficiar mais meninas no futuro e agradeceu às famílias pela confiança no trabalho realizado. “Se não fosse com a ajuda do município e de todos os envolvidos, este momento não seria possível”, apontou.

Foto: João Reis | Setasc-MT

Para Yasmin Miranda de Souza, debutante da noite, a realização do evento foi motivo de muita emoção. “Agradeço muito a todos e todas que me ajudaram, porque eu sempre quis ter uma festa de 15 anos. Sei que muitas meninas não têm esse tipo de oportunidade, então estar aqui hoje é algo muito especial. Gostei de todos os cursos, de aprender como me cuidar e valorizar a mulher”, destacou.

Foto: João Reis | Setasc-MT

Já para Elenilse Paes da Rosa Souza, mãe da debutante Yasmin, comentou que a família sempre sonhou com esta celebração, mas não teria condições de arcar com as despesas.

“Nós até pensamos em fazer algo pequeno, só entre a família, mas esse evento superou todas as expectativas. Está tudo maravilhoso! Eu achei superimportante, porque as debutantes merecem, especialmente as meninas mais simples, terem a oportunidade de participar de um evento tão especial como esse. Espero que iniciativas assim aconteçam em outras cidades também”, destacou.

Também estiveram presentes a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Nossa Senhora do Livramento, Leila Lucia Martins de Mello; o vice-prefeito eleito Danilo Monteiro; além de outros secretários municipais, vereadores e servidores da Setasc.

Foto: João Reis | Setasc-MT

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora