Entrevistadores do formulário do Cadastro Único de 34 municípios de Mato Grosso participam nesta semana da 1ª turma da capacitação “Formulários do Cadastro Único – 2023”. O curso, que teve início nesta terça-feira (11) e vai até o próximo dia 13, é realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio da Secretaria Adjunta de Assistência Social (Saas), em Cuiabá.
O objetivo da capacitação é orientar os servidores municipais que possuem a função de entrevistar e coletar dados socioeconômicos de famílias que possuem perfis para o Cadastro Único. Serão dadas orientações sobre os conceitos que fundamentam o processo de preenchimento correto dos formulários.
A coordenadora de Gestão do Cadastro Único da Setasc, Rúbia Cristina Lima da Silva, explicou que, com a capacitação, os entrevistadores serão capazes de realizar as entrevistas com as famílias de forma a preencher todos os requisitos solicitados nos formulários, sem induzir as respostas. “É uma entrevista longa, que demora, e que precisa ser fidedigna, por isso é necessário que os entrevistadores estejam bem capacitados e saibam como abordar as famílias que serão entrevistadas”, completou Rúbia.
Entre os servidores que participam da capacitação está a entrevistadora Isabela Almeida dos Santos Silva, servidora do município de Apiacás, localizado a aproximadamente 1.000 quilômetros de Cuiabá. Ela ressaltou a importância de participar do curso. “A partir dessa capacitação, teremos como buscar mais informações das famílias, por meio das visitas nas casas e das entrevistas, e com isso, saberemos preencher da melhor forma possível as informações que compõem o formulário do Cadastro Único. E isso é muito importante não só pra nós, mas para as famílias que serão beneficiadas no processo”, ressaltou.
Além de adquirir conhecimento na capacitação, Isabela também multiplicadora dessas informações para os servidores que permaneceram no município. “Temos várias situações novas no preenchimento do formulário e todos precisam saber sobre o processo, desde a recepcionista até os entrevistadores”, disse.
Para a coordenadora da equipe volante de Assistencial Social do município de Juara, Benedita Maria de Jesus de Oliveira, o momento é muito importante para as equipes municipais que trabalham com o Cadastro Único, para repassar conhecimento sobre as novidades do cadastramento. “É um grande prazer estar em Cuiabá e agradecer a primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes e o governador do Estado, Mauro Mendes, e toda a equipe envolvida nessa importante política pública de capacitação que vem fortalecer todo o conhecimento já existente no Cadastro Único, uma vez que está tendo várias inovações e mudanças nessa política de direito das pessoas menos favorecidas no nosso estado e no Brasil”, concluiu.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).
As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.
Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.
Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.
Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.
Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.
A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.
Nome
A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.