Connect with us

Cuiabá

Técnicas em Nutrição Escolar participam de ciclo de formação com palestras, diálogos colaborativos e atividades práticas

Publicado

em

O Hotel Fazenda Mato Grosso é palco do ciclo de formação para Técnicos em Nutrição Escolar (TNE) da rede pública municipal de ensino Ao todo, serão realizados sete encontros formativos durante o ano, com palestras, diálogos colaborativos, discussões e atividades práticas de produção de alimentos, ministrados pela equipe técnica de nutricionistas e gastrônomos da Coordenadoria de Nutrição Escolar, da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo da Prefeitura de Cuiabá é capacitar os profissionais para a execução de suas atribuições, garantindo a segurança higiênico-sanitária dos alimentos, protegendo a saúde dos escolares e minimizando os prejuízos econômicos decorrentes de perdas de matérias-primas.

Na abertura do encontro formativo, nesta segunda-feira (10), com a presença de Técnicos em Nutrição Escolar de creches, Centros Educacionais Infantis Cuiabano (CEIC) e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), a secretária adjunta de Educação, Débora Marque Vilar falou sobre a importância da formação continuada. “A formação é necessária e foi planejada para produzir os melhores resultados da atuação dos Técnicos em Nutrição Escolar. Sabemos a importância de uma alimentação nutritiva para aprendizagem dos estudantes. É uma forma dos profissionais aperfeiçoarem e para aqueles que estão há pouco tempo na rede aprender e melhorar seu desempenho na função”, disse a secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar.

Durante a programação foram abordadas questões relacionadas a legislação e o Plano Nacional de Alimentação Escolar, Cardápio do ano letivo e novas preparações, seletividade alimentar e boas práticas de preparação dos alimentos.

A Mestre em Nutrição, Alimentos e Metabolismo pela Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a nutricionista infantil Chaiane Aline da Rosa Santos falou sobre a seletividade alimentar. Condição caracterizada pela recusa alimentar, pouco apetite e desinteresse pelo alimento, um comportamento típico da fase pré-escolar, mas, quando presente em ambientes familiares desfavoráveis, pode acentuar-se e permanecer até a adolescência.

Programação

Na quarta e quinta-feira (dias 12 e 13), o público alvo serão as Técnicas em Nutrição Escolar das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) e das Escolas Municipais de Educação Básica do Campo (EMEBC).

A partir do dia 18 até 10 de maio, a formação prossegue na cozinha piloto da Coordenadoria de Nutrição Escolar com aulas práticas abordando as particularidades da introdução alimentar, controle higiênico sanitário, rotina de lactário, higienização de mamadeiras, produção de receitas, porcionamento entre outros.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Portal Matrícula Web estará disponível a partir das 8h de terça-feira para receber solicitações de matrículas para o ano letivo de 2025

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Cuiabá está disponibilizando, para o ano letivo de 2025, um total de 4.674 vagas para crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, em unidades de creche, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), Centros Educacionais Infantis Cuiabano (CEIC) e no Centro Emergencial de Educação Infantil – Portal da Fé, todos da rede pública municipal de educação.

O período de solicitação de matrícula começa nesta terça-feira, 5, e vai até o dia 8/11, exclusivamente pelo Portal Matrícula Web. Conforme o calendário, nos dias 5 e 6/11, as matrículas estarão abertas para unidades das Regionais Norte e Leste, e nos dias 7 e 8/11, para unidades das Regionais Sul e Oeste, de acordo com as vagas disponíveis.

Os pais ou responsáveis devem estar atentos ao calendário e, ao realizar a solicitação, deverão obrigatoriamente informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) da criança.

Matrícula Web

Criada no primeiro mandato da gestão de Emanuel Pinheiro, a Matrícula Web é uma ferramenta intuitiva, transparente e cada vez mais segura.

Para esclarecer dúvidas, os pais ou responsáveis podem entrar em contato pelos telefones (65) 3645-6560, (65) 3645-6571 e (65) 3645-6500, durante o horário de expediente.

Durante o período de solicitação de matrícula, haverá um ponto de apoio no Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC).

Classificação

Após a solicitação de matrícula e inserção das informações no portal, a Comissão Permanente de Organização da Demanda Escolar (CPODE) fará a análise dos cadastros para confirmar as solicitações que serão atendidas de imediato, conforme os critérios estabelecidos pelo Decreto Nº 9.711 de junho de 2023, que define as diretrizes para matrículas em unidades que atendem crianças em idade de creche.

A secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, explicou que a prioridade do poder público municipal é atender as crianças com deficiência, seguidas das beneficiárias do Programa Bolsa Família e das de baixa renda familiar, nessa ordem. O critério de desempate é a proximidade da residência da família em relação à unidade educacional.

“As solicitações de matrícula que excederem o número de vagas disponíveis automaticamente comporão uma lista sequencial de crianças aguardando vaga para atendimento futuro”, destacou a secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar.

A lista com a classificação final será publicada no dia 09/12/2024, no site da Prefeitura de Cuiabá.

Efetivação da Matrícula

Os pais ou responsáveis cujas solicitações de matrícula forem atendidas deverão comparecer, com documentos pessoais e da criança, à unidade em que realizaram a inscrição, entre os dias 10 e 12/12/2024, no horário de atendimento, para efetivar a matrícula. A matrícula só será confirmada após a verificação da autenticidade das informações cadastradas.

O não comparecimento no prazo estipulado resultará na desistência da solicitação de matrícula.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora