Connect with us

Lucas do Rio Verde

Gestão Municipal e Bombeiros celebram termos de cooperação

Publicado

em

Um misto de gratidão e saudades, esses foram os sentimentos que marcaram a solenidade de passagem de comando da 13ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Lucas do Rio Verde, que foi realizada na manhã desta terça-feira (11), no auditório da Prefeitura.

O prefeito Miguel Vaz e autoridades municipais participaram da cerimônia, que contou ainda com assinatura de dois termos de cooperação.

Major Alex Queiroz da Silva, que respondia como comandante da 13ª CIBM há 10 anos, passou o comando ao Capitão BM Gleiber de Campos Bertolazo, que estava no 4º Batalhão de Bombeiros Militar em Sinop.

Na ocasião, foi assinado o termo de autorização para início das obras de construção do 1º Pelotão de Serviço Operacional dos Bombeiro. O projeto deste ponto de apoio, que estará em uma localização mais centralizada da cidade, foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade. O local contempla uma área a ser construída de 345 m², com espaço para atendimento, copa, depósito, alojamentos, banheiros, área de descanso e pátio coberto. O 1º Pelotão será implantado na avenida Mato Grosso, ao lado da Escola Estadual Dom Bosco.

Também e o de Cooperação Técnica de Implantação do Serviço de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel em Lucas do Rio Verde.

Para compor o serviço de Atendimento Pré-hospitalar do ponto de apoio, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio das secretarias de Saúde e de Governo e Administração criou um projeto de lei que autoriza o Município a fornecer profissionais de saúde, como enfermeiro e técnico de enfermagem, que farão parte dos plantões dos Bombeiros no atendimento de ocorrências, além de fornecer equipamentos básicos e intermediários e medicamentos para o atendimento, conforme demanda apresentada pelo almoxarifado da Unidade Bombeiro Militar, bem como os fluxos e processos de compra do Município.

O prefeito Miguel Vaz celebrou as assinaturas dos termos e parabenizou os bombeiros por suas trajetórias. “Hoje assinamos termos importantíssimos para Lucas do Rio Verde e tudo isso é um ganho imensurável para a cidade. Sabemos que uma unidade para aproximar o Corpo de Bombeiros do centro e ter uma equipe ainda mais completa era um anseio nosso, mas também era um desejo do Major Alex, que sempre teve zelo com nosso município, sempre atento, acessível e pronto para servir com honestidade e prontidão. Desejamos vida longa na sua nova trajetória e boas-vindas ao Capitão Bertolazo que com certeza fará um bom trabalho no município luverdense”, pontua.

Durante a solenidade, o gestor municipal entregou homenagem em reconhecimento pelos serviços prestados e em agradecimento ao Major Alex e ao Capitão Corrêa, que também será transferido de Lucas do Rio Verde para Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lucas do Rio Verde

Primeiro município mato-grossense a firmar pacto pela inovação, Lucas do Rio Verde se destaca com avanço de 93% em maturidade

Publicado

em

Por

Lucas do Rio Verde se destacou em 2024 com o avanço no desenvolvimento de seu ecossistema de inovação em Mato Grosso, registrando um crescimento de 93% no índice de maturidade, segundo a pesquisa “ELI – Nível de Maturidade dos Ecossistemas Locais de Inovação”, realizada pelo Sebrae-MT e Opensense. Esse crescimento elevou o município da categoria “Inicial” para “Em Desenvolvimento”, alcançando uma nota de 18,65 e garantindo a segunda posição no ranking estadual, atrás apenas de Cuiabá.

Esse crescimento notável é um reflexo da visão de futuro do município, que busca se tornar uma referência internacional em Green Economy nos próximos 10 anos. Para alcançar essa meta ambiciosa, Lucas do Rio Verde definiu 7 macrodesafios que guiam suas estratégias de inovação e desenvolvimento sustentável.

Os esforços para enfrentar esses desafios se consolidaram por meio do “InPacto Lucas”, o primeiro pacto municipal pela inovação em Mato Grosso, firmado em 2023. Essa iniciativa promoveu a construção de um ecossistema robusto, reunindo poder público, instituições de ensino, empresas e sociedade civil com o objetivo de criar um ambiente propício para o surgimento de ideias transformadoras e para o desenvolvimento de projetos de impacto positivo. Atualmente, o município tem 12 projetos em andamento, incluindo Green Hub, Startup Lucas, Escola de Empreendedorismo e Inovação, Gestão Inteligente de Resíduos e Green School.

O protagonismo de Lucas do Rio Verde serviu de inspiração para o Estado de Mato Grosso que, em outubro de 2024, lançou o Pacto Estadual de Inovação, regulamentado pela portaria 167/2024/SECITECI/MT, que formalizou a Governança do Ecossistema Inovador, integrando 13 localidades, incluindo Lucas do Rio Verde, para promover avanços tecnológicos e econômicos conjuntos.

“A evolução de Lucas do Rio Verde no ranking é resultado de um esforço conjunto das quatro hélices — governo, academia, setor privado e sociedade civil — e de uma visão estratégica unificada, onde todos pensam da mesma forma, colocando a inovação no centro do desenvolvimento. Esse alinhamento permite que avancemos com iniciativas que integram a diversidade da economia criativa, impulsionando o desenvolvimento econômico, social e ambiental do município e fortalecendo nossa caminhada para se tornar uma cidade inteligente”, destacou Welligton Souto, secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade.

Com esses avanços e uma visão clara para o futuro, Lucas do Rio Verde avança rumo ao objetivo de se tornar uma referência global em Green Economy, contribuindo de forma significativa para o fortalecimento da inovação e impulsionando o crescimento sustentável em todo o estado.

Acesse a pesquisa: https://drive.google.com/file/d/1nI98RT7udQUXFbyvMeChj2Kq6GSMQlHj/view

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora