Connect with us

Cuiabá

Prefeitura é parceira das festividades da tradicional festa do Senhor Bom Jesus de Cuiabá

Publicado

em

Em comemoração às festividades de 304 anos da capital mato-grossense, a Prefeitura de Cuiabá, por meio das Secretarias da Mulher e do Turismo, é parceira das festividades da tradicional festa do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, padroeiro da capital. Na manhã desta terça-feira (11), a organização do evento se reuniu com a imprensa para divulgar o calendário das ações que serão realizadas nos próximos dias. E neste 6º ano de celebração, o objetivo da organização do evento, através da Mitra Arquidiocesana de Cuiabá, é divulgar e partilhar a fé.

Representando o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro e a primeira-dama, Marcia Pinheiro, a psicóloga Marialice Mundin, esposa do vice-prefeito e secretário de Obras, José Roberto Stopa, participou do café da manhã e destacou a importância da celebração dos eventos para a cidade.

“A importância deste evento é a divulgação dos festejos do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Primeiro, por ser o santo padroeiro e daremos continuidade às festividades dos 304 anos da nossa capital. É uma forma da gente se abrir, o nosso coração, as nossas casas e participar deste festejo que traz a paz e a união entre nós”.

Assessora Especial e Coordenadora de Projetos da Secretaria da Mulher, Iracilda Dantas de Campos, falou sobre a importância deste evento até mesmo para o combate à violência.

“A fé é muito importante, principalmente neste momento em que estamos passando. Esse ano, em especial, a igreja e a Secretaria da Mulher estão juntos. Vamos participar especialmente n a atividade com a embarcação (romaria no rio Cuiabá) com as mulheres e vamos levar esse tema, essa causa nobre, para os festejos para que nos ajudem a diminuir a violência “.

O arcebispo da Arquidiocese de Cuiabá Dom Mário Antônio da Silva, conta que o evento tem um valor histórico que é a fundação da cidade no dia 8 de abril. “Neste ano, tendo em vista a Semana Santa, ficamos impossibilitados de celebrar na data. Então, celebraremos no próximo domingo, mas sem perder a sua essência porque a história é contínua e permanente, como a história de Jesus Cristo. Isso é a possibilidade de resgatar a história e fazer com que todos cultivem a fé, de viver na honestidade, na amizade social, na entreajuda e fazendo com que a nossa cidade seja uma ambiente não seja de prédio e construções, mas para pessoas. O desafio do gestor é fazer uma cidade para todos, e o testemunho de Jesus foi fazer o bem para todos, e como pessoas de fé devemos caminhar em harmonia para que Jesus seja o nosso único pastor”, concluiu o bispo.

PROGRAMAÇÃO E DATAS DAS ATIVIDADES

Acolhimento das Comunidades a Imagem do Nosso Senhor Bom Jesus de Cuiabá

11/04: COHAB – 12/04: Laje -13/04: N° Sra. Fátima -14/04: Praia do poço

15/04: Colônia dos pescadores – 16/04: Almoço na casa verde – Saída dos barcos

15/04

Café da Manhã (Com. São Gonçalo Beira Rio) (Celebração) – Saída da cavalgada (S. Gonçalo Beira Rio até Coxipó do Ouro) -Almoço na Com. N. Sª da Penha, Ponte de Ferro – Chegada no Coxipó do Ouro (Celebração, Jantar e Diversão)

16/04:

Carros Antigos (Oração, Café da Manhã) – Saída dos Carros Antigos – Concentração das bicicletas no Parque das Água – Saída do Parque das Águas – Café da Manhã (Pedal, Carros Antigos e Motos) Com. São Gonçalo – Pilotando até Santo Antônio – Almoço na casa verde Santo Antônio (Pilotos e Barqueiros) – Saída dos barcos – Concentração para a Caminhada da Fé – Orla do Porto 2 – Chegada dos barcos – Caminhada da Fé – Celebração Conclusiva (Pça. Alencastro, Quermesse e Música)

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora