Connect with us

Cuiabá

Assistência Social e Defesa Civil entregam doações para afetados em temporal

Publicado

em

Ação conjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e da Defesa Civil de Cuiabá entregou, na terça-feira (14), doações de frutas, verduras e kits dormitórios às famílias afetadas pela chuva intensa registrada no último domingo (12), no bairro São Mateus, em Cuiabá.

A vice-prefeita, cel. Vânia Rosa, que também é a secretária de Assistência Social, destacou que as frutas e verduras foram doadas por intermédio da vereadora Baixinha Giraldelli. Vânia ressaltou que esse atendimento proporciona um alívio para aqueles que estão em total desespero.

“Este é um trabalho paliativo, de emergência. Contamos com apoio e ações solidárias de toda a sociedade. Na ocasião, gostaria de agradecer a vereadora Baixinha pela sensibilidade, a Defesa Civil através do cel. Alessandro que nos trouxe a doação desses colchões que serão de grande ajuda para aqueles que perderam tudo e precisam recomeçar”, destacou a secretária.

A moradora Aparecida de Fátima, que recebeu a doação de verduras, relatou que perdeu até seu cachorro durante o alagamento. “Perdi até meu cachorrinho e tudo que conquistei ao longo da vida nessa enchente”, lamentou a moradora.

Juliana Patrícia, que recebeu a doação de um colchão e travesseiros das mãos do secretário da Defesa Civil, Alessandro Borges Ferreira, relatou que perdeu o guarda-roupa, berço, colchão, roupas, calçados e o enxoval da bebê.

“Perdi praticamente todas as roupinhas dela. Perdemos sofá, armário, geladeira, tudo. Toda ajuda é bem-vinda. Essa ajuda é de grande importância nesse momento de dificuldade. Muito obrigada a toda gestão da prefeitura pela ajuda”, finalizou.

AÇÕES

O bairro São Mateus possui aproximadamente 20 ruas, sendo que 11 foram duramente afetadas. Para amenizar a situação, a Secretaria de Assistência Social realiza desde as primeiras horas de segunda-feira (14) o levantamento socioeconômico das famílias. A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Públicos (Limpurb) também está mobilizada para o recolhimento dos móveis, utensílios e demais pertences que não servem mais para uso e foram dispensadas na frente das residências.

Vale ressaltar que o prefeito Abilio Brunini enviou para a aprovação na Câmara Municipal de Cuiabá o projeto que prevê um auxílio emergencial no valor de R$ 1 mil para ajudar as vítimas das chuvas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Prefeitura dialoga com Governo do Estado para atender comunidade Rio dos Couros

Publicado

em

Por

O prefeito Abilio Brunini compareceu na tarde desta quarta-feira (15) na comunidade Rio dos Couros, região rural que liga o bairro Pedra 90 a BR-163/164, para informar aos moradores que não há necessidade de manter as vias públicas bloqueadas como protesto para reivindicar obras de asfalto.

Isso porque sua gestão está comprometida em levar melhorias de infraestrutura no local. Aos moradores, oo prefeito expliou que uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governo estadualizou a rodovia, cabendo ao Governo de Mato Grosso a responsabilidade pelas obras.

“Enquanto agente político, posso abrir diálogo com as autoridades estaduais e solicitar providências. A Prefeitura de Cuiabá também vai contribuir com ações via secretária de Obras para manter condições de tráfego de veículos e pedestres”, disse.

O secretário de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira, pediu compreensão dos moradores da comunidade, lembrando que o bloqueio de vias públicas atrapalha o trajeto de caminhões de lixo, que percorrem a região. Com uma área de 100 hectares, o aterro sanitário localizado na Pedra 90 atende o município desde 2023.

“A comunidade compreendeu nosso pedido e vamos abrir diálogo com o Governo do Estado para atender os moradores”, destacou.

O líder comunitário Osvaldo de Souza Brito alega que a quantidade de fluxo de veículos prejudicou a comunidade que existe há 100 anos. Segundo ele, sua esperança é que a gestão do prefeito Abilio Brunini traga também o desenvolvimento a partir da pavimentação asfáltica.

“Estou com fé nesta administração. Não temos estrada, não temos nada. A vinda do lixão acabou com nossa estrada. São 24 horas de caminhão de lixo e de entulho. Queremos pavimentação asfáltica”, questionou.

A professora Inez Soares de Melo teme prejudicar o início das aulas. Segundo ela, o ônibus escolar precisa passar em frente às chácaras para pegar as crianças. “A preocupação como professora, como moradora, é a criança perder aulas e desanimar. O que adianta nós sermos rurais e não conseguirmos formar nossos filhos? A escola Renascer fica a quase 23 km e a estrada não tem condições”.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora