Connect with us

Cuiabá

Equipes flagram 17 tipos de medicamentos vencidos na Bem-Estar Animal 

Publicado

em

A nova equipe da Bem-Estar Animal, que será liderada pela médica veterinária Andrea Janaína, encontrou cerca de 20 tipos de medicamentos vencidos no estoque da secretaria, localizada no bairro Ribeirão do Lipa. Entre eles, vermífugos, vitaminas, anti-inflamatório, remédio para vômito e dor no ouvido, entre outros. Para ter uma ideia, o quantitativo do vermífugo Petzi Plus, 20 caixas, seria suficiente para a primeira dose de quase 400 animais com porte de 10 kg.

Não há como avaliar se foram adquiridos com recursos próprios ou por meio de doação, portanto não é possível mensurar os valores correspondentes aos medicamentos desperdiçados. A nova gestão atuará com precisão para evitar que situações semelhantes aconteçam.

O montante parece pouco, mas é considerado de grande significância, tendo em vista o porte do canil, sendo de tamanho médio. No que diz respeito ao descarte, as providências já foram tomadas e os medicamentos devidamente identificados e separados.

Entre os medicamentos estão: Petzi Plus comprimidos, Petzi Puppie, Pentabiótico, Glicopan Gold, Caboxin 8g, Flamavet 0,2mg comprimidos, Cortizol 10 mg, Vonau 5mg/ml, Ostoporin, entre outros. Do Petzi Plus são 94 caixas com quatro comprimidos cada, equivalente a 376 comprimidos, suficiente para a primeira dose de 376 animais. Os demais são em quantidades variáveis e proporção menor.

Questionada sobre o fato de estar no armário, ou que poderia estar ali até serem removidos e descartados corretamente, Andrea explicou que, quando separado, deve ser retirado do armário e identificado que está vencido, o que não teria sido feito. “É inadmissível que se perca qualquer medicamento. Travamos uma luta diária pelo sustento e manutenção da saúde dos pets, todo medicamento é valioso. Houve um pouco descuido no trato com a situação”, afirma Andrea Janaína, que assumiu a BEA na gestão do prefeito Abílio Brunini..

SEM PREJUÍZO

Atualmente estão sob cuidados da Bem-Estar Animal 74 cães e 12 gatos. Entre eles alguns animais com características de leishmaniose e um animal que precisa de atenção porque está com um tumor.

“Os animais estão numa boa condição física, temos ração suficiente para cerca de 90 dias, medicamentos básicos para o atendimento, vacinas”, afirma Andrea.

Apesar de não prejudicar o atendimento dos animais, os medicamentos vencidos poderiam ter sido aproveitados junto aos protetores de animais cadastrados.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Secretária alinha ações contra poluição sonora em Cuiabá com a Polícia Civil

Publicado

em

Por

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP), sob o comando da secretária Juliana Chiquito Palhares, se reuniu com representantes da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso e debateu ações conjuntas para o combate à poluição sonora em Cuiabá. A reunião aconteceu na última terça-feira (7).

Conforme Juliana Palhares, que também é delegada, ações efetivas já estão sendo realizadas pela secretaria desde o início dos trabalhos na secretaria, como a reavaliação de autorizações.

“A Prefeitura vai verificar se esses estabelecimentos denunciados. Ele está irregular? Ele cumpre com as suas obrigações? Então, toda essa parte procedimental que compete ao município será reavaliada, para ver se ele ainda vai ter autorização de funcionamento ou se nós vamos revogar essa licença e fechar esse estabelecimento por essas irregularidades”, afirmou a secretária.

Representaram a PJC o diretor metropolitano da Polícia Civil, Wagner Bassi Júnior o com coordenador da Central de Flagrantes de Cuiabá, delegado Flávio Braga. Segundo Juliana, o alinhamento é necessário para que as atividades sejam executadas de forma coordenada.

“Essa reunião na Polícia Civil, que é minha casa, foi para parceria e alinhamento de ações sobre qual é a melhor forma de atuar em conjunto com as polícias Militar e Civil, especialmente nas operações integradas, que acontecem nos finais de semana com o GGI da Sesp. Nenhum problema, nenhum desafio, ele é resolvido sozinho. Temos que engajar diversas políticas públicas para atacar um problema”, apontou Palhares.

Além do alinhamento com a PJC, as atividades ainda englobam a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável.

A Secretaria de Ordem Pública ressalta a importância de oficializar a denúncia pelo Disque-denúncia por meio do contato 3616-9614 (WhatsApp) e o celular 99341-300 (das 22h às 3h). É importante informar o endereço completo com ponto de referência para atuação da fiscalização.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora