Connect with us

Cuiabá

Portaria autoriza primeiro atendimentos com dispensa de agendamento

Publicado

em

Por ordem expressa do prefeito Abilio Brunini, a Secretaria Municipal de Saúde assinou portaria determinando que os postos de saúde sejam obrigados a oferecer um primeiro atendimento independente de agendamento prévio. A regra vale para consultas com médicos, enfermeiros e dentistas que atuam no SUS (Sistema Único de Saúde).

“Nossa proposta é garantir agilidade na atenção primária, dispensando assim que as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) por motivos mínimos”, explica a secretária municipal de saúde, Lucia Helena Barbosa Sampaio.

A secretária também explica que, pelas regras da portaria, será realizada uma triagem, semelhante à realizada nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Em seguida, o paciente será avaliado pelo médico, receberá o tratamento e, na impossibilidade deste, receberá o devido encaminhamento.

A portaria foi elaborada levando em consideração o princípio constitucional de acesso à saúde pública e a lei 8080/90 que disciplina as regras do SUS (Sistema Único de Saúde).

Entenda

A Atenção Primária à Saúde – APS é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.

Trata-se da principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção dos SUS, devendo se orientar pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização e da equidade. Isso significa dizer que a APS funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.

No Brasil, a Atenção Primária é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, ocorrendo no local mais próximo da vida das pessoas. Há diversas estratégias governamentais relacionadas, sendo uma delas a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que leva serviços multidisciplinares às comunidades por meio das Unidades de Saúde da Família (USF), por exemplo. Consultas, exames, vacinas, radiografias e outros procedimentos são disponibilizados aos usuários nas USF.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Prefeitura recolhe 12 toneladas de lixo doméstico do Distrito de Nossa Senhora da Guia

Publicado

em

Por

As equipes de coleta de lixo retiraram, nesta quarta-feira (8), cerca de 12 toneladas de resíduos domésticos no Distrito de Nossa Senhora da Guia. O serviço essencial, interrompido há 30 dias, foi retomado graças à determinação do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini.

A ação é resultado de uma reunião realizada na última sexta-feira (3), onde a retomada do serviço foi acordada com pleno do cronograma de coleta. Abilio também garantiu a regularidade e transparência nos repasses financeiros para empresa responsável pelo serviço.

Entre as medidas definidas estão a adequação dos mapas e rotas de coleta, além da disponibilização de acesso aos sistemas de rastreamento dos caminhões, permitindo o monitoramento em tempo real das rotas realizadas.

Os caminhões compactadores de lixo percorreram todas as ruas do distrito, além de recolherem os materiais armazenados em contêineres na Rodovia Helder Cândia – MT-010.

Desde a retomada do serviço, há quatro dias, os coletores já retiraram aproximadamente 2,6 mil toneladas de lixo do perímetro urbano e rural de Cuiabá. Atualmente, a cidade gera cerca de 500 toneladas de lixo doméstico por dia, sendo que a região central é responsável por aproximadamente 70 toneladas desse volume.

REGULARIZAÇÃO DA COLETA DE LIXO

Na segunda-feira (6), em reunião com a empresa Locar Saneamento Ambiental – responsável pela coleta de lixo na capital – o secretário de Obras Públicas e Serviços Urbanos, Reginaldo Teixeira, definiu o aumento no número de caminhões coletores da frota, passando de 23 para 27 veículos ativos. Com isso, o contingente de trabalhadores também foi ampliado, totalizando 32 funcionários reforçando as atividades.

Cumprindo os acordos firmados, a Locar realizou na terça-feira (7) o pagamento dos salários dos colaboradores dos serviços urbanos, que estavam em atraso há três meses. Conforme o presidente da empresa, Carlos Buarque, o pagamento foi possível graças à reunião com o prefeito Abilio Brunini, na qual foi garantida a regularidade e transparência dos repasses realizados pela Prefeitura, conforme as diretrizes contratuais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora