Connect with us

Cuiabá

Abrigo Amigo: Projeto inovador de tecnologia garante segurança de mulheres sozinhas em ponto de ônibus

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá realizou, na última sexta-feira (27), o lançamento do projeto Abrigo Amigo, uma iniciativa inovadora que integra o compromisso da gestão Emanuel Pinheiro em fortalecer a rede de proteção às mulheres e promover o protagonismo feminino.

Executado em parceria entre a Secretaria Municipal da Mulher, a Secretaria de Mobilidade Urbana e o Consórcio CS Mobi, o projeto reflete o compromisso da administração em deixar um legado de ações que combatam a misoginia e fomentem o empreendedorismo feminino. O lançamento da iniciativa foi conduzido pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro.

Com tecnologia de ponta, o Abrigo Amigo, projetado pela empresa Eletromídia, traz segurança e conforto aos pontos de ônibus da capital. O primeiro abrigo, instalado na Avenida Getúlio Vargas, próximo à Praça Santos Dumont, conta com totens de atendimento remoto que funcionam das 20h às 5h.

O dispositivo permite que mulheres em situação de vulnerabilidade acionem apoio imediato, com conexão a uma central operada por profissionais especializados em São Paulo.

“O Abrigo Amigo é mais uma demonstração de que Cuiabá avança para ser uma cidade mais segura e acolhedora para as mulheres. Cada ação realizada pela gestão Emanuel Pinheiro reforça nosso compromisso com a desconstrução da misoginia e o fortalecimento do empreendedorismo feminino. Este legado será lembrado como um marco na defesa de direitos e na construção de uma sociedade mais igualitária”, afirmou a primeira-dama Márcia Pinheiro, grande articuladora da iniciativa.

A inovação, que inclui a exibição de campanhas educativas criadas pela Secretaria da Mulher, integra o programa de Parceria Público-Privada (PPP) com o Consórcio CS Mobi, responsável pela modernização do mobiliário urbano de Cuiabá. Ao todo, estão previstos 20 abrigos deste modelo em pontos estratégicos da cidade, ampliando o alcance da rede de proteção às mulheres e contribuindo para a redução de casos de importunação sexual no transporte público.

O prefeito Emanuel Pinheiro destacou o impacto do projeto no fortalecimento da cidadania: “O Abrigo Amigo é um exemplo do que buscamos com nossa gestão: criar ferramentas que protejam e empoderem a população, especialmente as mulheres, e deixem um legado de transformação. Cuiabá está avançando com respeito, inovação e inclusão.”

A iniciativa, que também conta com o suporte do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) por meio de câmeras de videomonitoramento, inclui reconhecimento facial e compartilhamento de imagens em tempo real.

O reconhecimento facial é uma tecnologia que identifica rostos humanos em imagens ou vídeos. A polícia utiliza esse recurso para comparar fotos de pessoas com mandados em aberto com imagens de bancos de dados.

“Com o pioneirismo do projeto Abrigo Amigo, Cuiabá reafirma seu compromisso com a segurança e o acolhimento das mulheres que dependem do transporte público diariamente”, declarou Luciana Zamproni.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Problemas técnicos foram identificados na instalação da iluminação pública do Contorno Leste

Publicado

em

Por

Após receber informações sobre uma manifestação de populares na região da Avenida Contorno Leste, devido à falta de iluminação pública, o secretário municipal de Obras Públicas, Reginaldo Alves Teixeira, acompanhado de uma equipe técnica, realizou uma vistoria no local no final desta quinta-feira (02).

Durante a vistoria, foi identificado que a iluminação pública da avenida está desativada devido a questões técnicas envolvendo a rede elétrica. Foi constatado que a energia havia sido improvisada por meio de ligações irregulares (gatos) no início e no final do trecho recentemente inaugurado. Além disso, o fornecimento de energia foi interrompido pela Eletronorte (Eletrobras) devido a problemas técnicos e de segurança.

“A avenida Contorno Leste atravessa uma faixa de servidão da linha de transmissão de alta tensão de 230 kw pertencente à Eletronorte. Segundo o órgão, os postes instalados na avenida não atendem aos procedimentos técnicos adequados, o que resultou na indução elétrica dos postes pela linha de alta tensão. Esse fenômeno representa risco de acidentes graves, inclusive fatais. Por essa razão, a Eletronorte registrou um boletim de ocorrência e determinou a suspensão do fornecimento de energia elétrica no local”, declarou o secretário.

O secretário informou ainda que, a equipe técnica está revisando os projetos de iluminação pública para verificar se houve aprovação e se todas as exigências técnicas foram cumpridas. “Caso o projeto não tenha sido devidamente aprovado, ajustes poderão ser necessários, incluindo a substituição dos postes instalados”, pontuou Reginaldo.

O prefeito Abílio determinou uma força tarefa para que, a segurança e a qualidade das obras públicas sejam mantidas e feita com total transparência. “Todas as medidas corretivas necessárias serão adotadas para resolver a situação o mais breve possível, respeitando as normas técnicas e de segurança”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora