Connect with us

Cuiabá

Emanuel Pinheiro deixa mais um legado para mobilidade urbana com R$ 15,7 milhões para corredores exclusivos de ônibus em Cuiabá

Publicado

em

Antes de encerrar seu mandato, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, celebra mais uma conquista marcante na área de mobilidade urbana da capital. Com o apoio de uma emenda parlamentar do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (Emanuelzinho), a cidade garantiu R$ 15.709.500 (quinze milhões, setecentos e nove mil e quinhentos reais) para a implantação de corredores exclusivos de ônibus no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana.
“Com articulação em Brasília, conseguimos aprovar este recurso, que agora está à disposição da próxima gestão. Este é um legado que deixamos para Cuiabá, fruto de um trabalho comprometido com a melhoria da mobilidade urbana e da qualidade de vida da população,” destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.

O prefeito também destacou que o projeto reflete o compromisso de sua gestão com um planejamento urbano estruturante e com a execução de políticas públicas sólidas. “A parceria com o deputado federal Emanuelzinho e o trabalho técnico realizado pela equipe garantiram essa importante conquista para Cuiabá. Com a concretização desse convênio, a cidade avança rumo a uma mobilidade urbana mais moderna, sustentável e inclusiva,” concluiu.

O convênio, assinado com a Caixa Econômica Federal, será publicado no Diário Oficial da União. O recurso, integralmente federal e sem contrapartida financeira do município, permitirá que a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) licite o projeto e o integre ao Plano de Mobilidade Urbana de Cuiabá (PlanMob).

“A nova gestão receberá um projeto estruturado e com os recursos já assegurados, dando continuidade a um legado que prioriza a qualidade de vida e o desenvolvimento estratégico da capital mato-grossense”, acrescentou a secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni.

Avanços com o PlanMob Cuiabá

O PlanMob Cuiabá, oficializado na edição da Gazeta Municipal de 19 de dezembro, por meio do Decreto nº 10.776, não apenas cumpre uma exigência legal, mas também abre portas para a obtenção de recursos federais voltados à infraestrutura urbana, como viadutos e ciclovias. Este marco foi apresentado oficialmente em abril de 2024 ao presidente da Câmara Municipal, vereador Chico 2000, durante as comemorações pelos 305 anos da capital.
O plano tem como finalidade orientar ações municipais relacionadas aos modos de transporte, serviços e infraestrutura viária, promovendo uma mobilidade mais eficiente, inclusiva e sustentável, capaz de atender às demandas atuais e futuras da população cuiabana.
“Estamos pensando no futuro da cidade, garantindo deslocamentos mais eficientes para pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. Queremos melhorar a qualidade de vida, reduzindo o tempo de deslocamento e modernizando a mobilidade urbana em Cuiabá,” concluiu Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Problemas técnicos foram identificados na instalação da iluminação pública do Contorno Leste

Publicado

em

Por

Após receber informações sobre uma manifestação de populares na região da Avenida Contorno Leste, devido à falta de iluminação pública, o secretário municipal de Obras Públicas, Reginaldo Alves Teixeira, acompanhado de uma equipe técnica, realizou uma vistoria no local no final desta quinta-feira (02).

Durante a vistoria, foi identificado que a iluminação pública da avenida está desativada devido a questões técnicas envolvendo a rede elétrica. Foi constatado que a energia havia sido improvisada por meio de ligações irregulares (gatos) no início e no final do trecho recentemente inaugurado. Além disso, o fornecimento de energia foi interrompido pela Eletronorte (Eletrobras) devido a problemas técnicos e de segurança.

“A avenida Contorno Leste atravessa uma faixa de servidão da linha de transmissão de alta tensão de 230 kw pertencente à Eletronorte. Segundo o órgão, os postes instalados na avenida não atendem aos procedimentos técnicos adequados, o que resultou na indução elétrica dos postes pela linha de alta tensão. Esse fenômeno representa risco de acidentes graves, inclusive fatais. Por essa razão, a Eletronorte registrou um boletim de ocorrência e determinou a suspensão do fornecimento de energia elétrica no local”, declarou o secretário.

O secretário informou ainda que, a equipe técnica está revisando os projetos de iluminação pública para verificar se houve aprovação e se todas as exigências técnicas foram cumpridas. “Caso o projeto não tenha sido devidamente aprovado, ajustes poderão ser necessários, incluindo a substituição dos postes instalados”, pontuou Reginaldo.

O prefeito Abílio determinou uma força tarefa para que, a segurança e a qualidade das obras públicas sejam mantidas e feita com total transparência. “Todas as medidas corretivas necessárias serão adotadas para resolver a situação o mais breve possível, respeitando as normas técnicas e de segurança”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora