Connect with us

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá esclarece acusação de crime ambiental envolvendo vice-prefeito

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio do secretário municipal de Obras Públicas e vice-prefeito, José Roberto Stopa, presta os seguintes esclarecimentos sobre os fatos ocorridos na manhã desta quinta-feira (26):

A Prefeitura respeita as autoridades, mas discorda da lavratura de flagrante policial, considerando o laudo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável, que aponta a inexistência de Área de Preservação Permanente (APP) no local. De acordo com o documento técnico, trata-se de uma Zona de Interesse Ambiental (ZIA), categoria estabelecida em lei para assegurar a recuperação, preservação ou conservação ambiental. Essas áreas podem ser ocupadas com baixa a muito baixa densidade, devendo ser preferencialmente voltadas ao lazer e ao uso público.

O secretário foi informado sobre uma ocorrência de descarte irregular de material relacionado à obra de revitalização da segunda etapa do Mercado Antônio Moisés Nadaf, conhecido como Mercado do Porto e após contato com a autoridade policial presente no Mercado do Porto, o secretário deslocou-se até a obra. Em seguida, foi convidado a acompanhar a equipe até a delegacia, medida prontamente acatada.

Na DEMA, foi lavrado um auto de prisão em flagrante, com a acusação de crime ambiental fundamentada no artigo 54, parágrafo 2º, inciso V, da Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais). Todo o procedimento foi acompanhado pelo procurador-geral do Município.

Posteriormente, o secretário compareceu à audiência de custódia conduzida pelo juiz Marcos Faleiros, que decidiu pela não aplicação de fiança. O Ministério Público optou por não deliberar sobre a validade do flagrante neste momento. A defesa do secretário será conduzida por um advogado particular.

A Prefeitura reforça que, em nenhum momento, houve determinação por parte do secretário para a realização de qualquer descarte irregular de resíduos de obras. Além disso, o motorista do caminhão envolvido no procedimento foi ouvido exclusivamente na condição de testemunha.

Desde agosto de 2021, o Município mantém um termo de comodato referente à área em questão. Questionamentos sobre a possível existência de uma APP no local foram esclarecidos por um laudo técnico assinado pela geóloga Dainaa da Silva Brum e pelo engenheiro ambiental Cleber Lopes Ferreira.

O laudo, respaldado em análise detalhada com ferramentas de geoprocessamento, imagens de satélite de alta resolução e consultas ao sistema SIG-Cuiabá, além do projeto “Água para o Futuro” do Ministério Público, concluiu que a área estudada não possui nascentes. Dessa forma, não há configuração de APP associada à preservação de nascentes no local.

Foi identificado um segundo curso d’água, o Rio Cuiabá, localizado a 200 metros da área em questão. Essa distância excede em 100 metros a faixa de APP obrigatória de 100 metros para rios dessa natureza, conforme prevê a legislação ambiental vigente.

A gestão municipal reafirma seu compromisso com a legalidade, transparência e o respeito às leis, sempre atuando em prol do desenvolvimento e bem-estar da população cuiabana.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Gestão Emanuel Pinheiro tem contas dos exercícios 2022 e 2023 aprovadas pela Câmara Municipal de Cuiabá

Publicado

em

Por

As contas da Prefeitura de Cuiabá, referentes aos exercícios de 2022 e 2023, foram aprovadas pela Câmara Municipal nesta sexta-feira (17) a tarde. Esse resultado reforça o compromisso da gestão Emanuel Pinheiro com a responsabilidade fiscal, a transparência na aplicação dos recursos públicos e o respeito ao erário, priorizando ações que atendam às demandas da população cuiabana. As contas referentes ao ano de 2022 receberam 14 votos favoráveis. Já as contas referentes ao exercicio 2023, receberam 13.

“Ter as contas aprovadas pela Câmara Municipalo não é apenas um procedimento administrativo, mas a comprovação de que estamos administrando com seriedade e zelo pelos recursos públicos. Cada investimento realizado, cada obra entregue e cada serviço ampliado tem como objetivo transformar Cuiabá em uma cidade mais justa, moderna e acolhedora para todos os cuiabanos”, afirmou o prefeito Emanuel Pinheiro.

O gestor destaca que as aprovações refletem um planejamento financeiro eficiente, que possibilitou a execução de grandes obras e programas transformadores. Entre eles, a Avenida Contorno Leste, oficialmente batizada como Avenida Professora Castorina Sabo Mendes, um marco histórico que interliga mais de 50 bairros, beneficia 200 mil pessoas e impulsiona o desenvolvimento econômico da região. A via interliga o Jardim Industriário à Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251).

“Outros exemplos são a entrega do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o maior hospital público da história de Mato Grosso, e o fim do antigo lixão, com a inauguração de um aterro sanitário moderno e sustentável. Também merece destaque a renovação completa da frota de transporte coletivo, com ônibus equipados com ar-condicionado, e a universalização de kits escolares e uniformes para todos os alunos da rede municipal.Essas conquistas refletem um compromisso inegociável com a eficiência e a qualidade da gestão pública. Nossa missão é garantir que cada centavo do erário seja revertido em melhorias concretas para a vida da população cuiabana”, finalizou o prefeito.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora