Connect with us

Cuiabá

Prefeito Emanuel Pinheiro entrega 67ª obra da sua gestão na Educação, o CEIC Plácido Flaviano Curvo Filho, no bairro Serra Dourada

Publicado

em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entregou na manhã desta segunda-feira (23), o Centro Educacional Infantil Cuiabano (CEIC) Plácido Flaviano Curvo Filho, 67ª obra entregue na pasta da Educação. A emoção marcou o evento que contou com a presença de profissionais da Educação e comunidade. Na solenidade Emanuel Pinheiro anunciou a abertura das solicitações de matriculas para a unidade educacional, por meio do portal Matricula Web. O novo Centro Educacional Infantil Cuiabano vai atender em tempo integral, 330 crianças da Educação Infantil, na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses, nas modalidades Berçário, Maternal e Jardim I e II, dos bairros Serra Dourada, Nova Conquista, Ouro Fino e Primeiro de Março.

Aos presentes o prefeito Emanuel Pinheiro falou sobre o legado de avanços que deixa na Educação, após oito ano de gestão. Destacou a entrega do Kit Material Escolar e uniforme escolar completo aos quase 60 mil estudantes atendidos na rede pública municipal de Cuiabá, o Programa Climatizar é Humanizar que atendeu a 100% das unidades educacionais da rede e o Programa Hora Estendida, as novas unidades educacionais, construídas ou reformadas e a evolução na proficiência e aprendizagem, comprovados nas avaliações internas e externas como o Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB). Ao agradecer a parceria dos profissionais da educação, salientou a valorização dos servidores, que segundo Emanuel Pinheiro foi um compromisso assumido pela sua gestão, garantindo as conquistas, direitos e conquistas dos profissionais da Educação.

“É muito bom ter a consciência do dever cumprido, dos avanços, das conquistas e melhorias, do carinho, do profissionalismo, do comprometimento e do amor que todos nós dedicamos aos estudantes da rede pública municipal. Cada passo adiante é uma

grande conquista e um legado e, só se colocando no lugar do outro, o gestor consegue tomar decisões mais justas e humanas”, disse o Prefeito Emanuel Pinheiro.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado disse que a nova unidade é uma estrutura importante para a região do bairro Serra Dourada. “Com mais esta nova unidade, construída dentro do padrão da atual gestão, a comunidade ganhou um grande presente e deixaremos inclusive as crianças matriculadas”, disse Edilene Machado.

A diretora do CEIC Plácido Flaviano Curvo Filho lembrou que a unidade era um antigo sonho da comunidade. “É com muita alegria que nós, da comunidade, estamos aqui, recebendo essa obra que vai nos ajudar muito”, disse Nilda Lopes da Costa.

Algumas mães que foram acompanhar a entrega da nova unidade agradeceram a obra. Cleibi Estefani Ferreira, moradora das proximidades do Centro Educacional Infantil Cuiabano, contou que ja havia feito a solicitação de matricula para a filha de 1 ano e 5 meses. “Moro aqui em frente e para mim será uma grande ajuda”, disse ela.

Thaila Cristina Amorim Pereira, também moradora do bairro, disse que também fará a solicitação de matrícula da filha de 9 meses, para a nova unidade. “Tudo novinho, bem estruturado e sabemos que as creches da rede têm um tratamento diferenciado para nossos filhos”, disse ela.

A obra

A nova unidade tem 1.317,99 m² de área construída, 10 salas, quatro (4) banheiros, feminino e masculino, acessíveis para pessoas com deficiência, e dois infantis. Além de dois (2) vestiários para funcionários (masculino e feminino), dois (2) banheiros para funcionários e, cada conjunto de duas salas é atendido por um banheiro exclusivo. O novo Centro Educacional Infantil possui dois fraldários para as crianças menores.

A área de serviço da nova unidade educacional conta com uma cozinha ampla, com espaços específicos para preparação de alimentos, sucos, cocção e lavagem das louças.

Também integra a área de serviços, despensa, vestiário e copa para funcionários, lavanderia e rouparia. A unidade possui caixa d’água com capacidade para 30.000 litros, considerando a reserva de incêndio.

Toda a cobertura é de telha isotérmica, propiciando um melhor conforto térmico. O Centro Educacional Infantil Cuiabano está totalmente climatizado, com 14 aparelhos de ar condicionado, do Programa Climatizar e recebeu móveis, equipamentos e materiais pedagógicos novos.

Assim como as demais obras entregues pela gestão Emanuel Pinheiro, a construção da nova unidade segue as normas de acessibilidade e prevenção de incêndios. Dessa forma, a escola está apta para receber estudantes com qualquer condição, com segurança.

O playground foi construído com grama sintética no lugar de areia, pois é mais higiênico e evita reações alérgicas e transmissão de doenças nas crianças.

Biografia

Plácido Flaviano Curvo Filho nasceu em Cuiabá, em 07/03/1938. Formou-se bacharel em Ciências Agrárias pela Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais em 1961. Fez Mestrado em Jornalismo Agrícola pela Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos em 1969 e Doutorado em Ciência da Informação, Case Western Reserve University, Cleveland, OH, nos Estados Unidos em 1983.

Profissional reconhecido e premiado no Brasil e no exterior, liderou projetos de desenvolvimento ambiental e sustentável na Região Amazônica além de projetos nas áreas de planejamento, coordenação e implantação de sistemas e redes de informação, bibliografia e geografia, base de dados referenciadas.

Foi consultor para organizações internacionais em programas de Desenvolvimento (PNUD) e de Meio Ambiente (PNUMA) das Nações Unidas, da Organização para Alimentação e Agricultura (FAO) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Faleceu em 13 de junho de 2024, em Brasília.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá inaugura estúdio público e fortalece produção musical regional

Publicado

em

Por

Na antevéspera de Natal, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, deu um maravilhoso presente para os músicos da capital: o primeiro estúdio público de produção sonora e musical da região. O espaço, inaugurado na noite desta segunda-feira (23) na sede do Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC), contou com a presença maciça de artistas locais, que fizeram questão de prestigiar o evento.

Batizado em homenagem ao saudoso saxofonista João Batista de Jesus da Silva, o Mestre Bolinha, o estúdio celebra a memória de um dos maiores expoentes da música cuiabana. Segundo o secretário municipal de Cultura, Justino Astrevo, a escolha do nome reconhece a importância do músico no fortalecimento da cena cultural da cidade. “O Mestre Bolinha foi um protagonista na difusão, preservação e consolidação do movimento musical local. Sua trajetória é um patrimônio cultural de Cuiabá, e essa homenagem reflete nosso reconhecimento e gratidão por seu legado”, afirmou.

Emocionada, a viúva do Mestre Bolinha, Santina da Silva e Silva, expressou sua alegria com a homenagem. “Essa homenagem ao Bolinha é muito importante para mim. É bom saber que ainda lembram dele, porque ele foi uma pessoa muito especial. Caminhei com ele a vida toda, desde os meus 17 anos, e sei o quanto ele fez pela música de Cuiabá. Estou muito feliz por essa homenagem que fizeram. Estão de parabéns! É o reconhecimento do legado dele, e isso é o que mais importa.”

O coordenador do MISC, Cristóvão Gonçalves, destacou que o estúdio oferece uma oportunidade única para os artistas locais. “Os interessados poderão enviar seus demos para avaliação por profissionais do projeto Cuiabá Sonoro. Os selecionados terão acesso a um espaço equipado com tecnologia de ponta, incluindo microfones de alta qualidade, bateria eletrônica e uma mesa de som avançada. Nosso objetivo é democratizar o acesso à produção musical, especialmente para quem não tem condições de arcar com os custos de estúdios comerciais”, explicou.

O músico Wellington Berê ressaltou o impacto positivo do estúdio para os artistas da cidade. “A inauguração desse novo estúdio representa um grande avanço para os músicos de Cuiabá, especialmente para os iniciantes. O primeiro desafio de um artista é produzir sua obra, e um espaço como esse facilita esse processo, permitindo que mais músicas sejam criadas e disponibilizadas. Isso fortalece não apenas a produção artística, mas também o mercado local, aumentando as chances de os artistas viverem de sua própria criação”, comentou.

O secretário de Cultura finalizou sua fala enfatizando que o estúdio integra um projeto maior, promovido pela gestão Emanuel Pinheiro, que visa fortalecer a formação e a produção musical em Cuiabá, incluindo a futura criação de uma Escola Municipal de Música. “Atualmente, o município já conta com o programa Cuiabá Sonoro, que oferece aulas gratuitas de instrumentos musicais com cinco professores especializados. O estúdio, como parte dessa iniciativa, oferece uma oportunidade única para artistas locais que não têm condições de gravar suas músicas de forma comercial. Nele, é possível produzir o primeiro single, CD ou música gratuitamente, em um espaço equipado para atender às demandas de qualidade do mercado musical. Essa iniciativa busca apoiar e valorizar o rico movimento musical local, presente nas casas noturnas e eventos da cidade, promovendo um suporte mais substancial à cena artística”, concluiu Astrevo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora