Connect with us

MATO GROSSO

Ciopaer realizou mais de 1,1 mil horas de voos para 1,3 mil atendimentos em 2024

Publicado

em

O Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), realizou 1.300 atendimentos entre os meses de janeiro e novembro de 2024, em operações voltadas à segurança pública, saúde, meio ambiente e bem-estar social. No total, foram mais de 1,1 mil horas de voo.

A unidade especializada em operações aéreas do Governo do Estado realizou 507 atendimentos operacionais em apoio às Polícias Militar, Civil, Penal e Federal, totalizando em 560 horas voadas.

Essas ações somam 130 operações policiais integradas que resultaram na recuperação de 42 veículos roubados e furtados, 12 ações de buscas e capturas de foragidos, 123 de patrulhamento aéreo preventivo e 78 de fiscalização ambiental em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Também na área policial, equipes do CIOPAer atuaram em 23 voos de transportes de tropas operacionais para missões no interior do Estado em atividades como desarmamento de bombas, intervenções em presídios e entre outras ocorrências.

Na região da fronteira do Brasil com a Bolívia, as forças do Centro Integrado trabalharam em conjunto com o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) na apreensão de mais de uma tonelada de entorpecentes.

Além disso, auxiliou o Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) no resgate de vítimas de um sequestro na capital, mantidas presas dentro de um veículo e sob a mira de armas. O CIOPAer localizou o carro e informou às equipes da Rotam, que realizaram a abordagem e detiveram os criminosos, resgatando as vítimas em segurança.

Meio ambiente

Na área ambiental, o CIOPAer apoiou o Corpo de Bombeiros Militar em 141 atendimentos de combate a incêndios, somando 250 horas de voo, sendo 225 no Pantanal. Nestes auxílios, foram feitos 29 resgates e 22 buscas e salvamentos feitos pelas equipes de operações aéreas.

A unidade também realizou a Operação Taquari 2, levando oito servidores, um helicóptero e uma viatura de apoio solo para o Rio Grande do Sul, por conta das enchentes entre os meses de abril e maio. Essa operação somou 49,8 horas de voo em missões humanitárias e de resgate no território gaúcho.

Nesta ocasião, as equipes efetuaram o resgate de 40 vítimas, seis animais e transportaram seis pessoas para tratamento médico de urgência. Além disso, a aeronave também colaborou no transporte de 11 equipes médicas para atendimento à população, e fez seis voos de reconhecimento de área.

Saúde

A colaboração com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) também tornou possível 57 operações aeromédicas em cerca de 298 horas voadas. O Centro Integrado fez o transporte de 34 pacientes, além de nove atendimentos de transporte de pacientes para transplantes, em áreas mato-grossenses onde não há voos comerciais até pontos de onde pudessem seguir em outros voos.

O comandante do CIOPAer, tenente-coronel Ernesto Lima Júnior, destacou a importância das ações para Mato Grosso considerando os avanços que vêm sendo realizados na frota e na capacidade de funcionamento do Centro Integrado.

“A política de modernização da nossa frota, implementada pela Secretaria de Segurança Pública, por meio do nosso secretário coronel César Roveri, segue as diretrizes do nosso governador Mauro Mendes, que tem como base a otimização de recursos e a eficiência dos serviços públicos. Estamos possibilitando mais quantidade de horas voadas e ampliação do número de atendimentos a custos menores para o Estado. Diante de todas essas ações, temos a percepção da importância da unidade de operações aéreas nas diversas áreas dos serviços públicos. A rapidez na mobilização de tropas no combate ao crime organizado, por exemplo, permite uma resposta rápida e à altura das forças de segurança pública à criminalidade”, disse ele.

O salvamento de vidas, com os resgates de vítimas, assim como o transporte de pacientes para transplante, ultrapassam a sensação de missão concluída ao finalizar uma escala de trabalho. “É gratificante ver a felicidade do paciente e da família desembarcando para uma nova jornada, a da cirurgia em que receberá um novo órgão, a chance de vida pela qual tanto esperava”, completou Lima Júnior.

O CIOPAer conta com 11 aeronaves em Mato Grosso, sendo sete aviões e quatro helicópteros em operação. Desde a sua criação, em 2006, até novembro deste ano, 16.646 atendimentos em 30.221,9 horas de voo foram realizadas.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Confeiteira investe em equipamentos e amplia seu negócio com crédito da Desenvolve MT

Publicado

em

Por

Rosilene Vilela, empreendedora no ramo da confeitaria, transformou sua paixão em uma empresa de sucesso com o apoio da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – Desenvolve MT. Junto com o marido, a empresária, que cozinhava bolos por hobby, deu o primeiro passo para empreender. Ela expandiu suas atividades com o financiamento da Desenvolve MT por duas vezes.

O negócio começou pequeno. Com a decisão de crescer, Rosilene se juntou ao crescente número de mulheres empreendedoras em Mato Grosso, inaugurando o negócio Rose Bolos & Doces Finos há 16 anos atrás. Em 2020, a empresária conheceu a Desenvolve MT, devido a orientação do seu contador, e conseguiu o primeiro crédito para investir em uma cozinha industrial, possibilitando a separação do espaço de trabalho de sua cozinha pessoal.

A empresária conta que seu negócio cresceu de modo gradativo – da trufa ao bolo de pote até os bolos decorados. “Consegui meu primeiro financiamento, e veio a pandemia. Na sequência, o Governo baixou os juros e nós fizemos um repactuamento, depois disso pegamos um segundo crédito”, contou.

O segundo crédito veio com a expansão da confeitaria, por meio da linha Desenvolve Mulher Empreendedora, crédito destinado para mulheres que empreendem em Mato Grosso. Foi quando Rosilene investiu mais uma vez no seu negócio e trocou as geladeiras, utensílios e insumos para os doces e bolos.

“A Rosilene é um bom exemplo de como o apoio certo pode transformar um negócio e fazer ele ter sucesso. Apesar das dificuldades em que ela começou, quando pegou o crédito houve um crescimento porque as reformas permitiram que ela trabalhasse em um ambiente melhor e mais bem equipado, o que aumentou a produtividade”, enfatizou o diretor de Desenvolvimento e Crédito, Hélio Tito.

Atualmente, os pedidos de encomendas podem ser feitos de forma online. Como empreendedora, ela descobriu um meio de equilibrar as contas e viver de forma plena montando seu próprio horário, assim como diversas mulheres. Até novembro de 2024, a Desenvolve MT liberou mais de R$ 26,7 milhões para mulheres empreendedoras, somando 54,74% de todos os créditos liberados pela Agência.

Crédito

A linha de crédito Desenvolve Empreendedor foi criada através de uma política pública de combate à desigualdade de gênero. Ela tem duas modalidades, uma para mulheres e outra para jovens de até 29 anos. Ambas oferecem até R$ 15 mil em crédito 100% digital com taxas de juros a partir de até 0,37% ao mês e carência de até seis meses. Ela é focada em atender Microempreendedores (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).

*Com supervisão de Clara Campos e Livia Rabani

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora