Connect with us

Cuiabá

Coral do Siminina encanta pacientes e colaboradores no Natal do Hospital São Benedito

Publicado

em

Nesta segunda-feira (17), o Hospital Municipal São Benedito (HMSB), em Cuiabá, recebeu uma apresentação especial do coral do Programa Siminina, promovida pela Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência. O evento trouxe alegria e emoção natalina tanto para os pacientes quanto para os colaboradores da instituição.

A ação foi organizada pela equipe de humanização do hospital, em parceria com a gestão do HMSB, com o objetivo de proporcionar um momento de confraternização e alegria em um ambiente onde a rotina é frequentemente desafiadora. O evento contou ainda com a presença do Papai Noel, do Iteec Brasil (Instituto Técnico de Educação, Esporte e Cidadania), que levou alegria, especialmente às crianças. “Este é o segundo ano que visito o Hospital São Benedito como Papai Noel e é sempre muito emocionante ver a alegria que conseguimos trazer para os pacientes, isso além da injeção de ânimo no dia dos profissionais de serviço, sempre tão dedicados”, disse o Papai Noel.

Segundo a gestora do hospital, Elaine Aparecida Alves, o objetivo era reunir colaboradores e pacientes para celebrar o espírito de Natal e tornar o ambiente hospitalar mais leve e acolhedor.

“Nosso intuito foi justamente reunir nossos colaboradores e proporcionar um momento de alegria para os pacientes também. A rotina de um hospital não é fácil, tanto para quem trabalha quanto para quem está internado. Queríamos fazer algo que trouxesse um pouco de leveza para todos, especialmente para os pacientes, que muitas vezes estão longe da família e enfrentam dificuldades no processo de recuperação”, destacou Elaine.

O evento contou com a participação do coral formado pelas meninas do Programa Siminina, que encantaram a todos com músicas natalinas. Além disso, a presença do Papai Noel trouxe alegria, especialmente às crianças, que puderam se deliciar com uma mesa de guloseimas preparada com a colaboração do vereador Mário Nadaf, responsável pelas doações de refrigerantes e salgados.

“Foi muito emocionante ver o sorriso no rosto dos nossos colaboradores e pacientes. A maior realização para mim, enquanto gestora, foi ver a felicidade estampada nos rostos de todos. Eles ficaram muito felizes, e tenho certeza de que isso vai contribuir para o dia a dia deles. Esse tipo de ação traz um impacto positivo no ambiente, e esperamos continuar proporcionando momentos como esse”, afirmou Elaine.

O coral, que faz parte das atividades do Programa Siminina, é uma das diversas iniciativas voltadas ao desenvolvimento integral das participantes. Além das aulas de música, o programa oferece cursos de inclusão digital, arte, entretenimento e oficinas que estimulam a autonomia e a criatividade das meninas.

A primeira-dama, Márcia Pinheiro, ressaltou a importância dessas parcerias para o sucesso do programa. “O apoio das instituições públicas e privadas é essencial, seja com doações, abertura de espaços ou cursos. Isso demonstra a credibilidade e o compromisso da gestão com essas meninas”, afirmou.

Com o sucesso do evento, pacientes e colaboradores saíram do Hospital São Benedito mais alegres e com o espírito natalino renovado. A ação reforçou a importância de momentos como esse para humanizar e suavizar a rotina hospitalar, contribuindo para uma recuperação mais rápida e um ambiente mais saudável para todos.

“O projeto Siminina é um pilar de transformação social em Cuiabá, promovendo oportunidades e fortalecendo a autoestima de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, por meio de ações que incentivam o desenvolvimento pessoal, profissional e cultural”, destacou a primeira-dama Márcia Pinheiro. Atualmente, o programa atende cerca de 1,2 mil meninas, na faixa etária de 6 a 14 anos, em 15 unidades, com o apoio de aproximadamente 80 profissionais. A gestão Emanuel Pinheiro também está reformando mais quatro unidades para ampliar o acesso e beneficiar ainda mais meninas em Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá entrega primeira unidade da Casa do Mel Móvel

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Cuiabá entregou, na manhã deste sábado (21), a primeira unidade da Casa do Mel Móvel. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED), busca facilitar o transporte e a comercialização dos produtos derivados do mel na capital. Mais de quarenta apicultores serão beneficiados pelo projeto.

O prefeito Emanuel Pinheiro destacou o compromisso da gestão em fomentar a apicultura na cidade. “A entrega da Casa do Mel hoje é a realização de um sonho coletivo. Estamos atuando, por meio do programa Agro da Gente, para auxiliar os apicultores com cursos que abrangem desde o manejo das abelhas até a extração do mel, além da entrega de kits completos para a prática e equipamentos de proteção individual (EPIs) com tecnologia de ponta, garantindo a segurança dos produtores. Hoje celebramos esse compromisso. Com esse serviço móvel, os agricultores terão mais praticidade para comercializar seus produtos e contribuir ainda mais com a economia local”, afirmou o gestor.

A Casa do Mel Móvel é uma unidade itinerante para extração, beneficiamento, decantação e envase do mel e seus derivados. O espaço conta com uma mesa desoperculadora de 32 quadros, dois decantadores, setor de higienização e uma embaladora, atendendo apiários de diversas regiões do município. Essa estrutura facilita o acesso à industrialização dos produtos apícolas.

Além disso, a Casa do Mel Móvel possui o Selo de Inspeção Municipal (SIM), que é o primeiro passo para que a cooperativa responsável possa, futuramente, obter os selos de inspeção estadual e federal. O projeto foi desenvolvido seguindo rigorosamente todas as normas técnicas exigidas.

Por exemplo, as paredes e os painéis isotérmicos são projetados para atender padrões de frigoríficos e abatedouros. Os equipamentos são de aço inox, material que garante a segurança alimentar. A estrutura também conta com sistemas impermeáveis e pisos dentro das especificações técnicas.

Outro ponto de destaque é a ausência de quinas ou pontas, com paredes abauladas para evitar o acúmulo de sujeira. O layout interno é setorizado: as caixas de mel entram pela chamada “área suja”, passam por isolamento e seguem para a área de produção. O acesso à área de produção exige passagem por um setor de higienização, de onde o mel é encaminhado ao envase.

“Essa estrutura, planejada em parceria com o departamento de inspeção, assegura que o mel processado seja puro, de alta qualidade e em conformidade com as normas técnicas e ambientais. A Casa do Mel foi concebida com essa visão, garantindo o cumprimento de todas as exigências”, explicou o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.

A iniciativa integra o programa Agro da Gente, lançado em 28 de junho de 2021, com o objetivo de fortalecer as cadeias produtivas no perímetro rural de Cuiabá, incluindo a apicultura. O projeto é respaldado pela Lei nº 6.809/22, que assegura aos pequenos produtores acesso a políticas públicas voltadas ao aumento da renda e à melhoria da qualidade de vida no campo.

“Essa entrega era aguardada há mais de um ano. É muito importante para nós, apicultores, porque agora poderemos beneficiar nosso mel de acordo com todas as exigências estabelecidas”, destacou o apicultor Jurandir Nascimento.

Os produtores participaram de capacitações técnicas, com aulas teóricas e práticas sobre o manejo das abelhas e a coleta do mel. O objetivo é aprimorar os resultados alcançados pelos apicultores.

O programa Agro da Gente também aposta no cooperativismo como forma de estruturar a comercialização do mel. Com esse propósito, foi criada a Cooperativa Cuiabana de Apicultores (COOPABEL), composta por apicultores que produzem mel puro e derivados de alta qualidade, devidamente certificados e em conformidade com as normas dos órgãos de controle. A cooperativa busca garantir a segurança dos consumidores e fortalecer a apicultura local.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora