Nesta segunda-feira (17), o Hospital Municipal São Benedito (HMSB), em Cuiabá, recebeu uma apresentação especial do coral do Programa Siminina, promovida pela Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência. O evento trouxe alegria e emoção natalina tanto para os pacientes quanto para os colaboradores da instituição.
A ação foi organizada pela equipe de humanização do hospital, em parceria com a gestão do HMSB, com o objetivo de proporcionar um momento de confraternização e alegria em um ambiente onde a rotina é frequentemente desafiadora. O evento contou ainda com a presença do Papai Noel, do Iteec Brasil (Instituto Técnico de Educação, Esporte e Cidadania), que levou alegria, especialmente às crianças. “Este é o segundo ano que visito o Hospital São Benedito como Papai Noel e é sempre muito emocionante ver a alegria que conseguimos trazer para os pacientes, isso além da injeção de ânimo no dia dos profissionais de serviço, sempre tão dedicados”, disse o Papai Noel.
Segundo a gestora do hospital, Elaine Aparecida Alves, o objetivo era reunir colaboradores e pacientes para celebrar o espírito de Natal e tornar o ambiente hospitalar mais leve e acolhedor.
“Nosso intuito foi justamente reunir nossos colaboradores e proporcionar um momento de alegria para os pacientes também. A rotina de um hospital não é fácil, tanto para quem trabalha quanto para quem está internado. Queríamos fazer algo que trouxesse um pouco de leveza para todos, especialmente para os pacientes, que muitas vezes estão longe da família e enfrentam dificuldades no processo de recuperação”, destacou Elaine.
O evento contou com a participação do coral formado pelas meninas do Programa Siminina, que encantaram a todos com músicas natalinas. Além disso, a presença do Papai Noel trouxe alegria, especialmente às crianças, que puderam se deliciar com uma mesa de guloseimas preparada com a colaboração do vereador Mário Nadaf, responsável pelas doações de refrigerantes e salgados.
“Foi muito emocionante ver o sorriso no rosto dos nossos colaboradores e pacientes. A maior realização para mim, enquanto gestora, foi ver a felicidade estampada nos rostos de todos. Eles ficaram muito felizes, e tenho certeza de que isso vai contribuir para o dia a dia deles. Esse tipo de ação traz um impacto positivo no ambiente, e esperamos continuar proporcionando momentos como esse”, afirmou Elaine.
O coral, que faz parte das atividades do Programa Siminina, é uma das diversas iniciativas voltadas ao desenvolvimento integral das participantes. Além das aulas de música, o programa oferece cursos de inclusão digital, arte, entretenimento e oficinas que estimulam a autonomia e a criatividade das meninas.
A primeira-dama, Márcia Pinheiro, ressaltou a importância dessas parcerias para o sucesso do programa. “O apoio das instituições públicas e privadas é essencial, seja com doações, abertura de espaços ou cursos. Isso demonstra a credibilidade e o compromisso da gestão com essas meninas”, afirmou.
Com o sucesso do evento, pacientes e colaboradores saíram do Hospital São Benedito mais alegres e com o espírito natalino renovado. A ação reforçou a importância de momentos como esse para humanizar e suavizar a rotina hospitalar, contribuindo para uma recuperação mais rápida e um ambiente mais saudável para todos.
“O projeto Siminina é um pilar de transformação social em Cuiabá, promovendo oportunidades e fortalecendo a autoestima de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, por meio de ações que incentivam o desenvolvimento pessoal, profissional e cultural”, destacou a primeira-dama Márcia Pinheiro. Atualmente, o programa atende cerca de 1,2 mil meninas, na faixa etária de 6 a 14 anos, em 15 unidades, com o apoio de aproximadamente 80 profissionais. A gestão Emanuel Pinheiro também está reformando mais quatro unidades para ampliar o acesso e beneficiar ainda mais meninas em Cuiabá.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT