Connect with us

MATO GROSSO

Sala de acolhimento do Hospital Regional de Sinop atendeu 38 mulheres vítimas de violência

Publicado

em

O Hospital Regional de Sinop, administrado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou, de agosto de 2023 a novembro de 2024, cerca de 38 atendimentos às mulheres vítimas de violência. Os atendimentos ocorreram por meio da Sala Lilás, um espaço com profissionais capacitados para realizar o acolhimento das vítimas.

A Sala Lilás da unidade foi inaugurada em agosto de 2023 e conta com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, que realizam o atendimento multiprofissional e simultâneo à paciente. Desta forma, ela não precisa reviver o caso de violência ao passar por cada profissional.

O espaço é apoiado pela Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Sinop. O objetivo é que o espaço seja um ambiente tranquilo, para que a paciente se sinta confortável ao relatar a violência, tendo a sua identidade preservada.

O diretor do Hospital Regional de Sinop, Jean Alencar, comenta sobre os atendimentos prestados na Sala Lilás.

“A Sala Lilás é um ambiente seguro para todas as mulheres vítimas de violência sexual, onde elas podem receber atendimento reservado, tendo a sua identidade protegida. Todos os profissionais da sala estão capacitados para prestar os atendimentos necessários. Elas também podem ser encaminhadas ao hospital pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Civil ou Militar”, ressaltou Jean.

Ainda de acordo com Jean, as mulheres são encaminhadas direto para a sala, sem necessidade de citar o acontecido. Em casos mais graves, o hospital também está capacitado para prestar todos os demais atendimentos necessários.

O Hospital Regional de Sinop é referência no atendimento de mulheres vítimas de violência, mas o acolhimento de mulheres vítimas de violência sexual pode ser feito em qualquer Unidade Básica de Saúde, sem agendamento prévio.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Hospital Regional de Sorriso implanta sala de vacina para atender recém-nascidos

Publicado

em

Por

O Hospital Regional de Sorriso, que é gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), implantou uma sala de vacina para a administração dos primeiros imunizantes aos recém-nascidos na maternidade. Em parceria com o município e com o Escritório Regional de Saúde de Sorriso, o espaço disponibiliza as doses contra a tuberculose (BCG) e Hepatite B, que são administradas logo após o nascimento. A principal finalidade é proteger o bebê de doenças infecciosas desde os primeiros dias de vida.

“Todas as vacinas são importantes, mas as primeiras vacinas na vida de um recém-nascido são essenciais para que ele possa produzir anticorpos que vão protegê-lo contra as doenças imunopreveníveis. A sala de vacina assegura isso e é a demonstração do respeito que o Governo de Mato Grosso tem com a saúde dos mato-grossenses”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

As vacinas são aplicadas pela equipe do Hospital Regional de Sorriso todos os dias no período da manhã e são voltadas exclusivamente para os pacientes que nascem no hospital.

A diretora geral da unidade, Ione Carvalho, enfatiza a importância e a praticidade que a sala trouxe para as famílias, gerando mais comodidade e segurança para a imunização dos recém-nascidos.

“O Hospital Regional de Sorriso vem buscando melhorar cada dia mais a qualidade dos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A implantação de uma sala de vacina facilita para que as famílias não percam essa etapa importante da vida dos pequenos, porque elas já saem do hospital com as primeiras doses aplicadas”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora