Connect with us

POLÍTICA

Definidos os 24 estudantes escolhidos para o programa Parlamento Jovem

Publicado

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) divulgou a lista dos 24 estudantes eleitos para participar da 9ª Legislatura do Programa Parlamento Jovem (anteriormente chamado Parlamento Mirim) nesta quarta-feira (11). Confira aqui. 13 meninos e 11 meninas de 20 escolas diferentes foram escolhidos por votação promovida no portal da Casa de Leis, iniciada na semana passada e encerrada na segunda-feira (9).

Durante o período de votação mais de 2300 pessoas fizeram cadastro no site da ALMT e registraram o seu voto. Inicialmente, esta edição recebeu cerca de 300 inscritos de mais de 55 escolas. Após a seleção interna das instituições de ensino, 76 candidatos disputaram as 24 vagas. Posteriormente, os coordenadores das escolas participantes vão receber de maneira física o relatório completo com a votação de cada aluno candidato como forma de dar transparência ao processo sem a exposição do desempenho dos adolescentes e crianças que concorreram no pleito.

“21 dos eleitos são alunos da rede pública, sendo oito do município de Rondonópolis, cidade representante do interior do estado. Agora os deputados jovens receberão o contato da equipe do Parlamento Jovem para que possam se preparar para as ações que começam em fevereiro de 2025. Antes disso, todos eles já vão ser colocados em contato para articularem as chapas para eleição da Mesa Diretora do Parlamento Jovem, que ocorrerá no mesmo dia da posse”, afirma o coordenador do programa, Éder Dourado.

Na apuração dos votos, foram reservadas 50% das vagas reservadas aos alunos oriundos de escolas públicas e 1/3 dos lugares destinados aos candidatos oriundos do interior do estado, que nesta legislatura serão representados exclusivamente pelos inscritos do município de Rondonópolis, terceira maior cidade do estado.

Os estudantes eleitos terão a oportunidade de vivenciar um mandato de dois anos de duração com direito a visitar a capital do país, Brasília. A viagem será garantida pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc/MT) e está prevista para março de 2025. Entre as atividades dos parlamentares jovens também estão palestras sobre o funcionamento do legislativo e o papel do deputado, participação das sessões ordinárias, acompanhamento ocasional de deputado (a) em suas atividades parlamentares desenvolvimento, apresentação de pelo menos um projeto de lei e visitas aos órgãos públicos do estado de Mato Grosso. O padrinho da 9ª Legislatura será o deputado estadual Thiago Silva (MDB), autor de indicação de retorno da iniciativa, após paralisação durante a pandemia de Covid-19.

Programa Parlamento Jovem – A ação foi repaginada a partir do Projeto de Resolução 253/2024, da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O texto institui, dentro do Programa Jovem Cidadão, o Parlamento Jovem. A organização ficou sob a responsabilidade da Superintendência de Planejamento Estratégico da ALMT.

No novo modelo são contemplados estudantes que estão cursando o ensino fundamental, do 7º ao 9º ano, e do 1º ano do ensino médio das redes públicas e privadas dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.

Fonte: ALMT – MT

Continue Lendo

POLÍTICA

MT institui o Dia da Bíblia: uma homenagem de Botelho à tradição religiosa

Publicado

em

Por

Foto: Helder Faria

Mato Grosso passou a comemorar o Dia da Bíblia, instituído através da Lei 12.740/2024, de autoria do deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT. O segundo domingo de dezembro é a data escolhida para as homenagens à tradição religiosa.

Para Botelho, que é evangélico, celebrar a importância da Bíblia Sagrada na vida religiosa e cultural da população mato-grossense é essencial. E, por isso, Mato Grosso ganha mais essa data comemorativa.

“É um novo marco no calendário oficial de eventos promovendo, assim, o reconhecimento da Bíblia como um símbolo de fé para muitos cidadãos. Então, o segundo domingo de dezembro será uma data destinada à reflexão, celebração e resgaste dos valores cristãos presentes na Escritura Sagrada”, avalia Botelho.

Na ALMT, é tradição o momento de adoração a Deus. Missas na Capela Nossa Senhora do Pantanal, na sede do parlamento, além do Grupo de Evangelismo – GE, reúnem os servidores para o momento de louvor. Botelho também faz questão de se reunir com os servidores, quinzenalmente, para ouvir a Palavra, em culto ecumênico na Presidência.

Nesta quinta-feira (12), o ‘Culto de Adoração, Oração, Louvor e Palavra de Deus’ marcou o encerramento das atividades do GE de 2024, no Salão Negro Deputado Francisco Pinto de Oliveira. Momento em que a nova Lei 12.740/2024 – Dia da Bíblia foi comemorada. “É uma benção para todos nós. O deputado Botelho é um grande apoiador do nosso Grupo de Evangelismo”, disse o coordenador do GE, Geraldo Viana, o GV.

O pastor Rafael Daltro avaliou a nova lei. Há seis anos ele está à frente da tradicional Igreja Voz da Verdade, de Cuiabá. Fundada há 45 anos, tem o ministério reconhecido nacionalmente pelo louvor, através da Banda Voz da Verdade.

“É uma grande benção, já participamos de muitas ações aqui na Assembleia, sempre batalhando em prol do povo de Deus e da Unidade, temos o Dia do Evangelho e, agora, uma lei que institui o Dia da Bíblia. Isso é muito bom porque abrirá portas para muitos eventos, muitas ações, para divulgar o que é mais importante: a Palavra do Senhor”, destacou o pastor, ao reconhecer o apoio de Botelho nas ações realizadas.

DIA DA BÍBLIA – A nova lei visa fortalecer a convivência e o respeito entre diferentes religiões e expressões de fé, criando um espaço para a convivência pacífica e a promoção de valores de fraternidade e amor ao próximo.

As atividades para celebrar o Dia da Bíblia deverão proporcionar momentos de reflexão para a sociedade, sobre os valores éticos e morais, bem como a união de diferentes igrejas e comunidades religiosas.

Botelho comemora a nova lei, como uma forma de homenagear a Bíblia, um dos livros mais influentes da história, cujos ensinamentos continuam a impactar gerações em todo o mundo.

Em julho desse ano, Botelho inovou com a exposição sobre a Bíblia Sagrada, do Museu da Bíblia, de São Paulo, no saguão principal da ALMT. Os visitantes apreciaram exemplares que são verdadeiras relíquias da Bíblia Sagrada, nos mais variados idiomas.

Fonte: ALMT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora