Connect with us

Cuiabá

Programa ‘Viva a Vida na Melhor Idade’ registra cerca de 1.200 atendimentos realizados nos quatro Centros de Convivência de Idosos da capital

Publicado

em

Nesta quinta-feira (6), a programação do Viva a Vida na Melhor Idade, realizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, ocorreu na unidade do Centro de Convivência de Idosos (CCI) Maria Ignês França Auad, no CPA III. A ação incluiu atendimentos médicos e diversas atividades voltadas especialmente à população idosa.

O Viva a Vida na Melhor Idade beneficiou os quatro CCIs, realizando cerca de 1.200 atendimentos, incluindo ações odontológicas para a população em situação de rua e vulnerabilidade social. Na atividade de encerramento do programa, idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro, os idosos receberam atendimentos médicos em diferentes especialidades, como dermatologia, clínica geral, geriatria, nutrição, psicologia, e assistentes sociais, além de atividades integrativas, como auriculoterapia. Houve também palestras, uma delas sobre alimentação saudável.

O CCI Maria Ignês atende atualmente 293 idosos, dos quais 276 participam ativamente das atividades. A unidade atende cerca de 10 bairros da região do Grande CPA e Morada da Serra, além de frequentadores que, mesmo após se mudarem das proximidades, continuam participando, muitos há mais de 12 anos.

“É muito importante a ampliação dos serviços, ainda mais porque aqui aproximadamente 60% dos nossos idosos utilizam muletas devido a alguma deficiência motora, como consequência de AVC ou esquizofrenia. Nós atendemos um grupo muito grande de idosos que precisam literalmente da hidroginástica, por exemplo, por recomendação médica. Eles se adaptam muito bem à atividade. Hoje, muitos passaram por consultas para viabilizar o atestado que permitirá a continuidade das práticas no ano que vem”, explicou Andrea Eloize Couto da Silva, coordenadora do CCI Maria Ignês França Auad. O atestado também serve para revalidar o cadastro junto ao CCI.

Roberta Pereira de Almeida, de 68 anos, moradora do CPA, Setor 5, é uma novata no CCI, mas já apaixonada pelo atendimento e pelas atividades. Ela conta que não frequentava antes devido aos cuidados com sua mãe, de 93 anos, que foi usuária do espaço por 10 anos e só parou devido à saúde debilitada. “Gosto muito daqui, me sinto muito bem, nem tenho vontade de ir embora. Eles nos tratam com muito carinho. Duas vezes na semana faço hidroginástica, por orientação médica”, relatou Roberta. Segundo ela, enquanto for possível conciliar com os cuidados da mãe, continuará frequentando o CCI, que também serve para recarregar suas energias.

Amerivaldo Leite Vieira, de 69 anos, frequentador do local há 5 anos, e morador do CPA 4, já se sente bem familiarizado com o CCI e participa com entusiasmo. Ele é incentivado pela esposa, Dercilei Auxiliadora da Silva, de 55 anos, que ainda não pode participar por não ter a idade mínima. “Sempre estou presente nas programações, bailes e festividades. Hoje vim buscar o atestado para continuar as atividades e refazer o cadastro. Tenho muitos amigos aqui, e minha esposa me incentiva muito”, destacou.

“Nossa, eu amo esse lugar! Há 10 anos participo aqui. Moro no CPA 1, faço ginástica e palavras cruzadas todos os dias, o que me ajuda muito com a mente. Em casa, ainda faço biscoitinhos. Também gosto muito das palestras, elas ensinam muitas coisas para nós”, disse dona Lurdes Camargo Gomes, de 73 anos.

Cuiabá conta com quatro Centros de Convivência para Idosos: Maria Ignês, João Guerreiro, Padre Firmo e Aidee Pereira. Nesses espaços, os idosos têm acesso a uma ampla programação voltada à qualidade de vida, além de orientações sobre benefícios sociais. Atualmente, a rede coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência atende 1.217 idosos cadastrados.

As atividades ofertadas incluem hidroginástica, ginástica, jogos de mesa, oficinas de crochê, palestras, rodas de conversa, dinâmicas de grupo, encontros intergeracionais e passeios culturais. A Secretaria mantém parcerias com a Secretaria de Saúde, Secretaria de Fazenda, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, promovendo ações integradas para ampliar o diálogo e a participação social.

“Desde o início da administração do prefeito Emanuel Pinheiro, as atividades voltadas à população idosa foram ampliadas, com destaque para parcerias como as do Conselho Municipal da Pessoa Idosa e convênios que promovem a inclusão de mais idosos, retirando-os da situação de vulnerabilidade social. Isso demonstra o total respeito e a valorização que a administração do prefeito Emanuel Pinheiro tem pelos idosos. Assim como dedicamos atenção especial à população em situação de rua, os idosos recebem todo o apoio necessário, coordenado pela Secretaria de Assistência Social. É um trabalho contínuo, que vem sendo fortalecido desde o início da gestão. A melhoria da qualidade de vida da população idosa sempre foi uma das principais bandeiras da nossa administração”, destacou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Em Cuiabá, Fórum Nacional das Secretarias Municipais de Administração destaca inovação e modernização

Publicado

em

Por

A abertura do Fórum Nacional das Secretarias Municipais de Administração: Inovação, Modernização e Eficiência em Destaque aconteceu na manhã desta quinta-feira (12), em Cuiabá, com a presença de secretários municipais de Administração de nove capitais e representantes de municípios convidados. A cerimônia contou com apresentações artísticas do grupo Siriri Elétrico, destacando as tradições cuiabanas do Siriri e Cururu. O evento está sendo realizado no Hotel Deville e segue até amanhã. Esta é a terceira edição do FONAC realizada em Cuiabá. Coincidentemente, uma das edições, a 69ª, ocorreu em 2018, no início da gestão de Emanuel Pinheiro, enquanto agora, no encerramento de seu segundo mandato, Cuiabá sedia a 83ª edição do Fórum. A outra ocasião foi a 57ª edição, em 2012.

Entre os temas em discussão durante o evento está a definição da capital que sediará a próxima edição, prevista para abril de 2025, além de estratégias de trabalho para o próximo ano.

O secretário de Governo, Júnior Leite, representou o prefeito Emanuel Pinheiro, que cumpre agenda em Brasília. Ele apresentou as principais ações da gestão e seus resultados para a sociedade, destacando a importância do FONAC.“A relevância de sediar um evento como este está principalmente na troca de experiências entre os secretários. Temos aqui representantes de todo o Brasil, de diversas capitais e municípios convidados, onde compartilhamos ações e realizações, como a entrega do maior hospital do estado, o HMC, construído e entregue pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, além dos mais de 28 mil títulos de regularização fundiária que garantiram dignidade e segurança ao cidadão cuiabano. Também destacamos dois viadutos construídos com recursos próprios da Prefeitura, algo inédito nos 300 anos de Cuiabá, rompendo a dependência histórica de verbas federais e estaduais”, afirmou.

Júnior Leite enfatizou que o prefeito Emanuel Pinheiro quebrou paradigmas ao investir na mobilidade urbana da cidade. Ele também destacou iniciativas como a distribuição de uniformes escolares, a climatização de 100% das escolas municipais e a valorização dos servidores públicos por meio da aprovação de leis que atualizaram os planos de carreira de quase todas as categorias.“O prefeito Emanuel Pinheiro tem como lema cuidar de gente, e isso está diretamente conectado ao propósito do FONAC, que valoriza a experiência humana e o papel dos servidores públicos. Durante os oito anos de gestão, quase todas as categorias foram beneficiadas, demonstrando o compromisso com o funcionalismo público. Receber o FONAC pela terceira vez em Cuiabá reafirma o protagonismo da cidade na troca de experiências e no fortalecimento da administração pública no Brasil”, concluiu.

O presidente do FONAC, André Barbosa, secretário de Administração e Patrimônio de Porto Alegre, reforçou a importância da união e continuidade do Fórum, especialmente em um momento de transição política para muitos municípios.“O FONAC em Cuiabá é uma oportunidade de troca de experiências em um período desafiador para a administração pública. Aqui definiremos estratégias e a programação para 2025, assegurando que o Fórum continue forte e unido”, afirmou.

Ellaine Mendes, secretária de Gestão de Cuiabá e anfitriã do evento, deu as boas-vindas aos participantes e destacou as transformações vividas pela capital nos últimos anos.“Nos últimos oito anos, vivenciamos uma verdadeira revolução em Cuiabá. Este Fórum é uma oportunidade de compartilhar essas conquistas, trocar experiências e levar ideias inovadoras para nossas cidades. Nossa gestão deixa um legado que será lembrado como um marco na história de Cuiabá”, declarou.

A subsecretária de Planejamento e Gestão de Vitória (ES), Magna Rocha, também elogiou a oportunidade de compartilhar projetos inovadores, como o Laboratório Urbano Vivo, um dos destaques da programação.

O FONAC, realizado a cada quatro meses em diferentes capitais brasileiras, promove debates qualificados e o desenvolvimento de políticas públicas sólidas e representativas.

Programação do período vespertino (12/12):

  • Painel: A Inovação na Gestão Pública
    • Case 1: Uso da inteligência artificial nas licitações públicas – Katherine Schreiner, secretária de Licitações de Florianópolis (SC).
    • Case 2: Compras públicas sustentáveis e ODS – Marcela Arruda, secretária de Gestão de São Paulo (SP).
    • Case 3: Estratégias para o equilíbrio atuarial do sistema previdenciário de Cuiabá – Ellaine Mendes, secretária de Gestão de Cuiabá (MT).
    • Case 4: Criação do Laboratório Urbano Vivo – Magna Rocha, subsecretária de Vitória (ES).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora