Connect with us

Cuiabá

Semob promove capacitação para condutores e socorristas do SAMU com simulações em diferentes pontos da capital

Publicado

em

Prosseguindo com às capacitações promovidas pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), os condutores e socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estão participando de treinamentos práticos que simulam ocorrências reais de acidentes de trânsito. Na manhã desta quarta-feira (4), uma simulação foi realizada na Avenida Miguel Sutil, próximo ao trevo do bairro Coophamil. O objetivo foi ensinar o correto posicionamento das ambulâncias para garantir a segurança de todos os envolvidos, incluindo as vítimas, socorristas e demais motoristas, além de minimizar os impactos no fluxo do trânsito.

De acordo com o supervisor e instrutor de trânsito da Semob, agente Raimundo Alves Ribeiro, a capacitação inclui a orientação sobre como sinalizar adequadamente os locais de acidentes. “É uma medida simples, mas que pode salvar vidas. Nosso foco é garantir a segurança viária e a fluidez do trânsito durante os atendimentos. Além de promover a segurança dos socorristas e das vítimas, garantindo que os atendimentos sejam realizados com maior agilidade e menor impacto à mobilidade urbana”, explicou.

A iniciativa contempla diversos pontos da cidade, explicou Raimundo. Segundo ele, já foram realizadas simulações na Avenida Tenente Coronel Duarte, próximo ao Prainha, e na Avenida Miguel Sutil. Na próxima sexta-feira (6), o treinamento ocorrerá na entrada do bairro Pedra 90.

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, Luciana Melo destacou a importância dessa parceria com a Semob, que começou com aulas teóricas e evoluiu para simulações práticas. “Percebemos a necessidade de aplicar, na prática, o que foi aprendido na teoria. O treinamento inclui tanto os profissionais das ambulâncias quanto os da motolância, as equipes avançadas. As ocorrências simuladas são realísticas, e as equipes são acionadas sem prévio aviso, como se fosse uma situação verdadeira”, explicou.

Ela ressaltou que as atividades são realizadas em vias rápidas, como forma de simular a realidade enfrentada pelas equipes em campo. “Nosso objetivo é garantir a segurança da cena para que o atendimento seja feito da melhor maneira possível. Envolvemos todas as equipes do SAMU de Cuiabá e Várzea Grande, garantindo que todos os servidores participem e estejam preparados para atuar com segurança e eficiência”, completou.

A parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, Semob e SAMU reforça o compromisso da gestão com a qualificação dos servidores e a promoção da segurança no trânsito, beneficiando toda a população. “O curso reforça o nosso empenho em qualificar os profissionais que atuam no atendimento pré-hospitalar, preparando-os para enfrentar os desafios do trânsito com responsabilidade e habilidade. A capacitação uniu teoria e prática de forma impactante, garantindo que os participantes estejam ainda mais preparados para salvar vidas com rapidez e segurança”, concluiu a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Em Cuiabá, Fórum Nacional das Secretarias Municipais de Administração destaca inovação e modernização

Publicado

em

Por

A abertura do Fórum Nacional das Secretarias Municipais de Administração: Inovação, Modernização e Eficiência em Destaque aconteceu na manhã desta quinta-feira (12), em Cuiabá, com a presença de secretários municipais de Administração de nove capitais e representantes de municípios convidados. A cerimônia contou com apresentações artísticas do grupo Siriri Elétrico, destacando as tradições cuiabanas do Siriri e Cururu. O evento está sendo realizado no Hotel Deville e segue até amanhã. Esta é a terceira edição do FONAC realizada em Cuiabá. Coincidentemente, uma das edições, a 69ª, ocorreu em 2018, no início da gestão de Emanuel Pinheiro, enquanto agora, no encerramento de seu segundo mandato, Cuiabá sedia a 83ª edição do Fórum. A outra ocasião foi a 57ª edição, em 2012.

Entre os temas em discussão durante o evento está a definição da capital que sediará a próxima edição, prevista para abril de 2025, além de estratégias de trabalho para o próximo ano.

O secretário de Governo, Júnior Leite, representou o prefeito Emanuel Pinheiro, que cumpre agenda em Brasília. Ele apresentou as principais ações da gestão e seus resultados para a sociedade, destacando a importância do FONAC.“A relevância de sediar um evento como este está principalmente na troca de experiências entre os secretários. Temos aqui representantes de todo o Brasil, de diversas capitais e municípios convidados, onde compartilhamos ações e realizações, como a entrega do maior hospital do estado, o HMC, construído e entregue pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, além dos mais de 28 mil títulos de regularização fundiária que garantiram dignidade e segurança ao cidadão cuiabano. Também destacamos dois viadutos construídos com recursos próprios da Prefeitura, algo inédito nos 300 anos de Cuiabá, rompendo a dependência histórica de verbas federais e estaduais”, afirmou.

Júnior Leite enfatizou que o prefeito Emanuel Pinheiro quebrou paradigmas ao investir na mobilidade urbana da cidade. Ele também destacou iniciativas como a distribuição de uniformes escolares, a climatização de 100% das escolas municipais e a valorização dos servidores públicos por meio da aprovação de leis que atualizaram os planos de carreira de quase todas as categorias.“O prefeito Emanuel Pinheiro tem como lema cuidar de gente, e isso está diretamente conectado ao propósito do FONAC, que valoriza a experiência humana e o papel dos servidores públicos. Durante os oito anos de gestão, quase todas as categorias foram beneficiadas, demonstrando o compromisso com o funcionalismo público. Receber o FONAC pela terceira vez em Cuiabá reafirma o protagonismo da cidade na troca de experiências e no fortalecimento da administração pública no Brasil”, concluiu.

O presidente do FONAC, André Barbosa, secretário de Administração e Patrimônio de Porto Alegre, reforçou a importância da união e continuidade do Fórum, especialmente em um momento de transição política para muitos municípios.“O FONAC em Cuiabá é uma oportunidade de troca de experiências em um período desafiador para a administração pública. Aqui definiremos estratégias e a programação para 2025, assegurando que o Fórum continue forte e unido”, afirmou.

Ellaine Mendes, secretária de Gestão de Cuiabá e anfitriã do evento, deu as boas-vindas aos participantes e destacou as transformações vividas pela capital nos últimos anos.“Nos últimos oito anos, vivenciamos uma verdadeira revolução em Cuiabá. Este Fórum é uma oportunidade de compartilhar essas conquistas, trocar experiências e levar ideias inovadoras para nossas cidades. Nossa gestão deixa um legado que será lembrado como um marco na história de Cuiabá”, declarou.

A subsecretária de Planejamento e Gestão de Vitória (ES), Magna Rocha, também elogiou a oportunidade de compartilhar projetos inovadores, como o Laboratório Urbano Vivo, um dos destaques da programação.

O FONAC, realizado a cada quatro meses em diferentes capitais brasileiras, promove debates qualificados e o desenvolvimento de políticas públicas sólidas e representativas.

Programação do período vespertino (12/12):

  • Painel: A Inovação na Gestão Pública
    • Case 1: Uso da inteligência artificial nas licitações públicas – Katherine Schreiner, secretária de Licitações de Florianópolis (SC).
    • Case 2: Compras públicas sustentáveis e ODS – Marcela Arruda, secretária de Gestão de São Paulo (SP).
    • Case 3: Estratégias para o equilíbrio atuarial do sistema previdenciário de Cuiabá – Ellaine Mendes, secretária de Gestão de Cuiabá (MT).
    • Case 4: Criação do Laboratório Urbano Vivo – Magna Rocha, subsecretária de Vitória (ES).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora