Connect with us

MUNDO

Foto de anel de luz vermelha no céu da Itália viraliza

Publicado

em

Foto de anel de luz vermelha no céu da Itália viraliza
Valter Binotto/Reprodução/Facebook

Foto de anel de luz vermelha no céu da Itália viraliza

Uma foto de um gigantesco anel de luz vermelha no céu da Itália chamou atenção pela beleza e viralizou nas redes sociais.

O raro fenômeno atmosférico, que teve sua formação ligada às descargas elétricas de um raio e que durou alguns milissegundos, foi fotografado por Valter Binotto em Possagno, nas proximidades de Treviso.

A imagem foi capturada em 27 de março e já é considerada por muitos como a melhor foto já tirada do solo desse tipo particular de evento de luz transiente, descoberto em 1990.

Tecnicamente, o fenômeno se enquadra na categoria de “elfos” (perturbações de emissão de luz e frequência muito baixa devido a fontes de pulsos eletromagnéticos), ou pulsos eletromagnéticos gerados por raios.

“Tenho fotografado esses eventos desde que os descobri: minha primeira foto de um fenômeno como esse data de 2017. Desde então tento tirar uma foto sempre que as condições adequadas se apresentem, ou seja, quando uma forte tempestade se desenvolve na distância certa e o céu acima de mim está limpo.

Até agora, fotografei alguns acima do céus da Itália, França, Croácia, Áustria e Hungria”, explicou Binotto.

De acordo com o fotógrafo, o fenômeno teve seu epicentro em Polverigi, na província de Ancona. Binotto ainda destacou que o pulso eletromagnético desencadeado foi “forte” e “intenso”.

“O anel vermelho marca onde o pulso atingiu a ionosfera da Terra. Esse raio foi cerca de 10 vezes mais forte que o normal”, explicou o especialista.

O formato redondo do fenômeno teve um diâmetro de cerca de 360 quilômetros e surgiu a uma altura de 90 a 100 quilômetros do solo. Já a duração dele foi de um milissegundo. (ANSA).

Fonte: Internacional

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora