Connect with us

POLÍTICA

Deputado Valdir Barranco recebe título de ‘Cidadão Comodorense’

Publicado

em

Na última sexta-feira (29), o deputado estadual Valdir Barranco (PT) foi agraciado com o título de “Cidadão Comodorense”, em uma cerimônia emocionante realizada no assentamento Colônia dos Mineiros, em Comodoro. A homenagem foi concedida pela Câmara de Vereadores da cidade, em reconhecimento ao trabalho do parlamentar em favor da comunidade rural e ao desenvolvimento do município.

O título foi entregue durante a solenidade de entrega de 70 títulos de propriedade para as famílias do assentamento, uma das maiores conquistas para os moradores da região, que aguardavam há 29 anos pela regularização de suas terras. A cerimônia foi marcada por celebrações, com a presença de autoridades locais, como o prefeito Rogério Vilela (PODE), vereadores e lideranças comunitárias, que acompanhavam o deputado Barranco no palco de entrega das honrarias.

“Receber o título de cidadão comodorense é uma grande honra para mim. Quero agradecer de coração à Câmara de Vereadores de Comodoro, especialmente ao vereador Malagão (PT), por me conceder essa honraria. Também agradeço a todos e todas que acreditaram no meu trabalho e me acolheram em Comodoro. Esta homenagem representa o reconhecimento do esforço coletivo em busca de melhorias para as famílias da nossa região”, afirmou o deputado Barranco.

Barranco destacou a importância da parceria com a Câmara de Vereadores e a prefeitura, que, segundo ele, têm sido fundamentais na busca por soluções para os desafios da cidade e da zona rural. O parlamentar fez questão de ressaltar que a homenagem não é apenas uma conquista pessoal, mas sim um reflexo do trabalho conjunto com os comodorenses para melhorar as condições de vida no município, especialmente no que diz respeito à regularização fundiária, saúde, educação e infraestrutura.

“Este título simboliza a confiança do povo de Comodoro em nosso trabalho. É uma cidade que, desde que iniciei minha trajetória política, sempre tive o maior carinho. Agradeço aos vereadores e ao prefeito Rogério Vilela por me concederem essa honraria e reforço o compromisso de continuar trabalhando por Comodoro e por todas as famílias do nosso estado”, completou Barranco.

Fonte: ALMT – MT

Continue Lendo

POLÍTICA

Servidores da ALMT participam da 27 Conferência da Unale, no Rio de Janeiro

Publicado

em

Por

Deputados estaduais e servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso participam na 27ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), na cidade do Rio de Janeiro. O evento, que teve início na terça-feira (3) vai até a próxima quinta-feira (5), conta com a participação de representantes de todas as casas legislativas estaduais do Brasil e traz o tema “O Futuro da Educação”.

Considerada a maior reunião de assembleias da América Latina, o encontro reúne este ano mais de mil servidores legislativos de todo país. No primeiro dia, os participantes acompanharam encontros de entidades legislativas que representam áreas de atuação nas Assembleias e Câmaras Municipais. Ao longo dos próximos dias, acontecem debates e workshops sobre aspectos da educação, com foco em inovação pedagógica, educação ambiental, o papel das escolas legislativas, a conexão entre neurociência e educação, e o papel do jornalismo na construção do pensamento crítico.

O deputado Júlio Campos (União) participou da abertura do evento, integrando o Parlamento Amazônico, colegiado que reúne representantes dos nove estados que compõem a Amazônia Legal.

“O Parlamento Amazônico é um braço forte da Unale e no encontro de hoje, nós decidimos que a partir do ano que vem faremos reuniões anuais permanentes”, adiantou o parlamentar. A primeira reunião será em Belém, em fevereiro de 2025, para discutir a participação efetiva do bloco no encontro da COP 30″.

As servidoras da TV Assembleia de Mato Grosso, Viviane Marques e Priscila Almeida, apresentaram um caso de sucesso realizado pela emissora, no encontro da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral). O projeto “Pega a Visão”, aborda a linguagem de sinais, a Libra, e surgiu a partir de uma demanda que visa acessibilidade, conforme explicou Viviane, uma das idealizadoras.

“A ideia surgiu a partir de outro projeto que foi a da audiodescrição, onde os parlamentares descreviam sua aparência para que pessoas cegas ou com baixa pudessem fazer uma identificação”, descreveu. durante o processo vimos que alguns citaram que possuem a identificação na linguagem de sinais. Diante disso observamos que seria bom ampliar a acessibilidade com a identificação de sinais para todos os parlamentares e o resultado foi positivo”, afirmou. “É muito bom desenvolver um trabalho de acessibilidade como esse numa emissora pública. Isso não é comum ainda em nenhuma emissora, então esse projeto coloca a ALMT em destaque mostrando um trabalho diferenciado e de muita qualidade”, comemora Priscila.

Troféu Assembleia Cidadã

Além da programação com palestras e cursos, a Unale também premia projetos inovadores com o troféu Troféu Assembleia Cidadã. Este ano Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) é uma das finalistas da 5ª edição do prêmio. O Parlamento mato-grossense concorre em duas categorias: a de Gestão e a de Atendimento ao Cidadão.

Elas foram selecionadas pelo desenvolvimento de metodologia à ‘Modernização, Controle e Acompanhamento das Emendas Parlamentares na Assembleia Legislativa de Mato Grosso’ e a outra por levar serviços gratuitos ao cidadão no ‘Espaço de Identificação Infantil’.

“É a primeira vez na história que mato grosso está entre os finalistas e isso já é motivo de muito orgulho pelo reconhecimento do nosso trabalho”, comemorou Janaína Polla, idealizadora do projeto “Gestão Pública”. A indicação para a disputa do prêmio Unale Assembleia Cidadã veio por intermédio da Consultoria Institucional de Acompanhamento Financeiro e Orçamentário (CIAFO), que é um órgão técnico de trabalho e auxilia os deputados a sugerirem de forma transparente e eficiente as emendas parlamentares na lei orçamentária estadual. Com esse trabalho, já foi possível, entre os anos de 2021 e 2022, destinar R$ 1,2 bilhão em emendas.

O outro projeto finalista é o “Espaço de Identificação Infantil”, que atende os pequenos cidadãos mato-grossenses, de zero a cinco anos, e também os atípicos. O posto de identificação da ALMT é o primeiro do Brasil a oferecer biometria para a confecção da Carteira de Identidade Nacional (CIN) a crianças recém-nascidas.

Os projetos foram enviados pelas Assembleias Legislativas de todo o país nas categorias Gestão, Atendimento ao Cidadão e Projetos Especiais. O resultado das votações será divulgado no encerramento do congresso.

Fonte: ALMT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora