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MATO GROSSO

Judiciário mato-grossense é parceiro em projeto escolar que valoriza a cultura quilombola

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Com a parceria do Poder Judiciário de Mato Grosso, a Escola Estadual de Educação Básica Professor Antônio Cesário de Figueiredo Neto realizou o projeto ‘Vozes Ancestrais’. A iniciativa, realizada em 26 de novembro, destacou a importância da cultura afro-brasileira e quilombola na formação da identidade nacional. O trabalho teve como foco a valorização e o respeito pelas culturas dos povos originários, promovendo o diálogo intercultural para combater preconceitos e construir uma cidadania mais crítica e consciente.
 
Na ocasião o Poder Judiciário de Mato Grosso, facilitou o transporte dos alunos para visita ao Quilombo Mata Cavalo, na Escola Estadual Tereza Conceição de Arruda, na realização do evento final. De acordo com a magistrada, essa colaboração reforça o compromisso do Judiciário em promover a igualdade racial e contribuir para ações que valorizem a diversidade cultural, especialmente no contexto educativo.
 
Renata explica ainda que “a iniciativa demonstra o impacto transformador de parcerias interinstitucionais na formação de uma sociedade mais justa e inclusiva, reafirmando a importância de projetos que dialoguem com as realidades históricas e culturais do Brasil.”
 
O projeto, idealizado pelo diretor da escola, Vagner Montanha Sousa Morais, em parceria com professores, servidores e alunos, atendeu às diretrizes das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que incluem o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar. Entre as ações realizadas, destacou-se o intercâmbio cultural com os alunos quilombolas da Escola Estadual Tereza Conceição de Arruda, no Quilombo Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento. Este momento proporcionou uma troca de experiências única e aproximou os estudantes da riqueza cultural e histórica do povo quilombola.
 
O evento na escola Cesário Neto contou com apresentações culturais e exposições de trabalhos desenvolvidos pelos alunos. A programação ofereceu uma verdadeira imersão nas raízes e tradições quilombolas, celebrando a diversidade e a ancestralidade como elementos essenciais da formação brasileira.
 
A servidora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) Ceila Mônica Silva Ferraz Alencastro também participou do evento durante a primeira fase, que fazia referência aos povos originários.
 
Descrição das fotos. Imagem 1 – Foto Colorida. Mulher em pé fala ao microfone. Ela tem cabelos lisos, pele retinta, usa calça azul e blusa branca. Imagem 2 – Foto de meninas e meninos vestidos com uniforme da dança Siriri. Os meninos estão em pé e seguram chapéu com a mãe direito. As meninas estão sentadas com mão na cintura. Imagem 3 – Homem e mulher estão em pé um ao lado do outro. Eles seguram uma camiseta com imagem representativa do projeto Vozes Ancestrais.
  
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

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MATO GROSSO

Facilitadores de Círculo de Paz de Primavera do Leste recebem kits de auxílio às dinâmicas escolares

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Facilitadores de círculos de paz que atuam nas escolas do município de Primavera do Leste receberam, em novembro deste ano, kits com itens de auxílio às dinâmicas feitas com os alunos. A iniciativa, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Primavera do Leste, foi viabilizada por meio de uma parceria realizada com a Secretaria de Cultura do Município.
 
Ao todo, foram entregues 20 kits, os quais continham materiais como crachás reutilizáveis, bolsa, o bastão da fala, placa de não interrupção, dentre outros. “Foi uma forma de valorizar o trabalho desses facilitadores, que atuam de forma voluntária”, ressaltou Marina Soares Vital Borges, gestora do Cejusc de Primavera do Leste.
 
Atualmente, a Comarca de Primavera do Leste conta com quase 75 facilitadores de círculos de paz. A metodologia é uma ferramenta importante para administração de conflitos na escola.
 
“Trabalhamos com prevenção da violência com círculos sobre respeito, indisciplina, bullying e motivação. O cuidado do ambiente escolar busca a melhoria do processo ensino-aprendizagem. O ambiente onde o aluno se sente acolhido e pertencente”, concluiu a gestora.
 
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1 Uma mulher está em pé em uma sala, vestindo uma camisa branca com um logotipo. Ela está posicionada perto de uma mesa coberta com uma toalha de renda. Na mesa, há vários itens, incluindo um buquê de flores, um pequeno bicho de pelúcia e vários outros objetos, como brochuras e uma caneta.
 
Priscilla Silva
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

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