Connect with us

MATO GROSSO

Expedição Araguaia-Xingu leva ações educativas aos moradores de São José do Xingu

Publicado

em

Chegou a vez de São José do Xingu (950 km de Cuiabá) receber pela 4ª vez a Expedição Araguaia-Xingu que está em sua 6ª edição, realizada pelo Poder Judiciário de Mato Grosso e instituições parceiras.
 
Neste sábado (30.11), além dos atendimentos de Justiça e orientações jurídicas, a população também teve acesso a serviços de saúde, emissão e regularização de documentos, acesso a benefícios do Governo Federal, além de ações educativas e recreativas para as crianças e adolescentes.
 
E não foi somente os pequenos que receberam atividades educacionais. Os adultos também tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos por meio de palestras com temas essenciais. Um exemplo foi a orientação metodológica oferecida pelo Departamento de Trânsito Estadual (Detran-MT) aos professores do município, que abordou a educação no trânsito para ser trabalhada em sala de aula com os alunos.
 
“Nós apresentamos a eles a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é o documento macro da educação em todo o Brasil. Esse documento traz a educação para o trânsito como tema transversal e contínuo. O nosso objetivo foi instrumentalizar os professores para que se tornem multiplicadores da paz no trânsito que precisamos melhorar. Quando temos o professor como aliado, engajado nessa proposta, a gente faz com que ele se torne disseminador da educação no trânsito e consequentemente contribui na diminuição da violência no tráfego”, explicou a analista da Coordenadoria de Ações Educativas de Trânsito do Detran-MT, Zoraide Urcino.
 
A Eliane Soares da Silva é professora do 1º ano do Ensino Fundamental e foi uma das participantes da ação. Segundo ela, é a primeira vez que eles receberam uma orientação sobre trânsito, e enfatizou que a informação veio em boa hora.
 
“Eu achei muito produtiva, foi de muita valia para nós, porque nunca tivemos uma palestra dessa aqui na escola. Achei muito importante e queria que tivesse mais vezes para que mais professores participassem. Eu sempre tive vontade de trabalhar o trânsito com as crianças, e essa palestra me incentivou. Levarei todo esse conhecimento para a sala de aula”, contou a professora.
 
Outro exemplo de palestra educativa oferecida na Expedição Araguaia-Xingu foi a ação realizada pela equipe da Ceja-MT (Cadastro de Pretendentes à Adoção), que falou sobre o processo da adoção em todos os aspectos, sendo eles judiciais e psicológicos. O público que recebeu as orientações foi de jovens e adultos. Os adolescentes participaram de uma dinâmica interativa, enquanto seus pais assistiram a uma palestra.
 
“A dinâmica realizada com os adolescentes teve como objetivo fazer com que eles entendessem todos os lados de uma adoção, com todas as suas possibilidades. E foi impressionante a participação deles, porque o que se pensa é que eles não entendem sobre o assunto. Porém, muitos têm vivência do assunto dentro da própria família ou fora por algum conhecido, então sempre tem uma troca. Eles não têm o conhecimento técnico, mas a vivência eles têm sim”, pontuou a psicóloga do Ceja-MT, Aretuza Vanessa de Deus.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem. Foto 1: A imagem mostra uma sala de aula com várias crianças indígenas sentadas em carteiras vermelhas. Eles estão envolvidos em atividades que envolvem desenhos e lápis de cor. Uma servidora do Detran-MT, vestindo um colete preto com texto amarelo nas costas, está sentada na ponta da mesa, interagindo com as crianças. Foto 2: A imagem mostra uma sala de aula com várias pessoas sentadas em carteiras dispostas em forma de U. Uma pessoa de camisa vermelha está no centro, segurando fitas coloridas. À esquerda, uma pessoa está sentada em uma mesa com um laptop e um projetor exibindo uma imagem. Foto 3: A imagem mostra um grupo de pessoas sentadas em círculo em uma sala com piso de azulejos. Existem aproximadamente 20 indivíduos, incluindo adultos e jovens. Algumas pessoas estão segurando papéis.
 
Luana Daubian | Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Facilitadores de Círculo de Paz de Primavera do Leste recebem kits de auxílio às dinâmicas escolares

Publicado

em

Por

Facilitadores de círculos de paz que atuam nas escolas do município de Primavera do Leste receberam, em novembro deste ano, kits com itens de auxílio às dinâmicas feitas com os alunos. A iniciativa, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Primavera do Leste, foi viabilizada por meio de uma parceria realizada com a Secretaria de Cultura do Município.
 
Ao todo, foram entregues 20 kits, os quais continham materiais como crachás reutilizáveis, bolsa, o bastão da fala, placa de não interrupção, dentre outros. “Foi uma forma de valorizar o trabalho desses facilitadores, que atuam de forma voluntária”, ressaltou Marina Soares Vital Borges, gestora do Cejusc de Primavera do Leste.
 
Atualmente, a Comarca de Primavera do Leste conta com quase 75 facilitadores de círculos de paz. A metodologia é uma ferramenta importante para administração de conflitos na escola.
 
“Trabalhamos com prevenção da violência com círculos sobre respeito, indisciplina, bullying e motivação. O cuidado do ambiente escolar busca a melhoria do processo ensino-aprendizagem. O ambiente onde o aluno se sente acolhido e pertencente”, concluiu a gestora.
 
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1 Uma mulher está em pé em uma sala, vestindo uma camisa branca com um logotipo. Ela está posicionada perto de uma mesa coberta com uma toalha de renda. Na mesa, há vários itens, incluindo um buquê de flores, um pequeno bicho de pelúcia e vários outros objetos, como brochuras e uma caneta.
 
Priscilla Silva
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora