Connect with us

MATO GROSSO

Escola da Magistratura promove novo Sarau e lançamento de livros e revista jurídica no dia 5

Publicado

em

Na próxima quinta-feira (5 de dezembro), a Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) realizará dois grandes eventos pedagógicos para celebrar os feitos da atual gestão (biênio 2023/2024), conduzida pela desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, diretora-geral, e pelo vice-diretor, desembargador Márcio Vidal.
 
O primeiro, às 15h, na própria Esmagis-MT, certificará os alunos de Pós-Graduação em Direito Judicial, das turmas três e quatro do Curso Oficial de Formação Inicial (Cofi), voltado aos juízes substitutos de Mato Grosso. A abertura será feita pela desembargadora Helena Ramos.
 
Na sequência, serão lançados dois livros: Estudos em Direito Penal e Processo Penal, em homenagem ao desembargador Paulo da Cunha e ainda Estudos Avançados em Direito Judicial II.
 
Já o segundo evento do dia, a partir das 16h, na Sala Muricizeiro, será realizado será o V Sarau Prosa, Poesia e Justiça, dessa vez em homenagem ao saudoso poeta, escritor, cronista e desembargador José Barnabé de Mesquita. Essa ação contará com a presença da neta do homenageado, Denise Mesquita. Ainda estão previstas a leitura de diversas poesias do poeta, nas vozes do governador Mauro Mendes Ferreira, da desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, do desembargador Wesley Sanchez Lacerda, da juíza Flávia Catarina Oliveira de Amorim Reis, da servidora Dalilla de Oliveira Matos e da senhora Maria de Lourdes Seba Roder.
 
Além disso, ação pedagógica será marcada pelo lançamento de dois livros – “Rondon, o Marechal da Paz”, de Maurício Melo Menezes, e “Direito do Agronegócio – Temas Contemporâneos”, de autores diversos – e ainda pelo lançamento da primeira revista científica produzida pela Esmagis-MT, intitulada “Interface Direito e Sociedade”.
 
Ainda durante o evento será lançada a revista jurídica “Interface Direito e Sociedade”, instituída pela Portaria n. 7/2024 da Esmagis-MT, com edição especial em homenagem ao desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo Antônio Rulli Junior (in memoriam). Para representar o magistrado homenageado estará presente o filho dele, o professor Antônio Rulli Neto.
 
Segundo explica a desembargadora Helena Ramos, a revista jurídica foi concebida pela necessidade de interconexão entre os estudos científicos e o sistema de Direito, no sentido de que se dê publicidade à produção acadêmica, enriquecendo o arcabouço pragmático-teórico em produção no âmbito da Esmagis-MT.
 
“O elo entre academia e magistratura se consolida com a presença tripartite dos autores Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), que compõem o projeto, de forma a permitir que o ensino jurídico relacionado ao exercício da magistratura, justiça e direitos fundamentais, seja conectado à sociedade de forma ampla e democrática”, asseverou.
 
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail esmagis@tjmt.jus.br ou pelos telefones (65) 3617-3844 / 99943-1576.
 
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: Arte colorida onde aparece, em destaque, uma imagem de José Barnabé de Mesquita. Ele é um homem de cabelos grisalhos, que usa terno e óculos de grau. Abaixo, informações sobre o evento, com nome V Sarau Prosa, Poesia e Justiça José Barnabé de Mesquita, com data (5/12), horário (16h) e local (Esmagis-MT). Abaixo, informações sobreo lançamento da revista científica e dos dois livros. Assinam a arte o logo do Poder Judiciário e da Esmagis-MT. Imagem 2: arte colorida com predominante amarela. À direita a capa dos dois livros a serem lançados. Já à esquerda, informações sobre a Certificação e sobre o Lançamento dos livros. Imagem 3: arte colorida em tons de azul do lançamento da revista científica Interface Direito e Sociedade. Na imagem, aparece a capa da revista, onde há a imagem de um tuiuiú, ave símbolo do Pantanal mato-grossense. Na lateral, informações sobre a data (5/12), horário (16h) e local (Esmagis-MT). Assinam a arte o logo do Poder Judiciário e da Esmagis-MT.
 
Lígia Saito/Keila Maressa
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Cinco pessoas são detidas pela PM em flagrante por associação criminosa, tráfico e porte ilegal de arma

Publicado

em

Por

Dois adolescentes, de 15 e 17 anos, foram apreendidos e outros três homens presos, nesta quinta-feira (28.11), por policiais militares da 11ª Companhia Independente, em Colniza, suspeitos por associação criminosa, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

As equipes apreenderam, ainda, uma pistola, cinco porções de cocaína, maconha e pasta base, cinco aparelhos celulares, três balaclavas, quatro lanternas, uma arma de choque e dez caixas de fogos de artifícios.

Um dos suspeitos é envolvido em um caso de sequestro e cárcere privado que ocorreu na última segunda-feira (25.11), em que três pessoas teriam sido rendidas e ameaçadas por uma quadrilha que exigia uma arma de fogo. Após ação criminosa, uma das vítimas conseguiu fugir e pedir ajuda.

Já nesta quinta, os militares receberam diversas denúncias de que usuários de drogas estariam vendendo entorpecentes em uma casa localizada na Rua Padre Ezequiel Ramin. Os suspeitos seriam todos integrantes de uma organização criminosa no município.

Imediatamente, as equipes se deslocaram até o endereço e flagraram um homem armado, que estava na porta do imóvel e que tentou correr com aproximação das equipes. Após ser abordado, os policiais encontraram ainda com ele algumas porções de maconha.

Diante do flagrante, os militares realizaram buscas no imóvel e flagraram outros integrantes da quadrilha, que também tentaram se esconder dos policiais. Em buscas pelo local, os policiais recolheram cinco aparelhos celulares, três balaclavas, quatro lanternas, uma arma de choque e dez caixas de fogos de artifícios.

Os suspeitos e os materiais apreendidos foram conduzidos à delegacia para registro do boletim de ocorrência.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora