Connect with us

Cuiabá

Secretaria de Saúde promove ação de saúde bucal para população em situação de rua nos próximos 3 sábados

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde – SMS realiza, nos próximos três sábados, um projeto voltado à saúde bucal da população em situação de rua e vulnerabilidade social. As ações acontecerão nos dias 30 de novembro, 7 e 14 de dezembro, com atendimento na Clínica Odontológica CPA III , por meio das equipes de saúde bucal e do programa Consultório na Rua (Luz e Novo Amanhecer).

“O trabalho com a população em situação de rua já é uma prática contínua realizada pela SMS por meio do programa Consultório na Rua. Esta ação, no entanto, é uma iniciativa especial, que amplia o atendimento odontológico e reforça o cuidado integral com esse público”, explicou a coordenadora de Saúde Bucal, Sueli Ribeiro.

O projeto busca oferecer atendimento odontológico emergencial e preventivo, promovendo bem-estar e qualidade de vida para um público que enfrenta inúmeros desafios no acesso à saúde. Além de tratamentos como extrações, restaurações e encaminhamentos, haverá palestras e oficinas sobre higiene bucal, prevenção de doenças e autocuidado.

Programação

– 30/11/2024: Clínica Odontológica CPA III

– Horário: das 7h às 15h

– Paralelamente, haverá ações do Novembro Azul, com palestras sobre a prevenção do câncer de próstata, triagens e consultas médicas, além de suporte psicológico e terapias integrativas.

07/12/2024 e 14/12/2024: Clínica Odontológica CPA III

– Horário: das 7h às 15h

– Atividades voltadas ao Dezembro Vermelho, com foco na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia, HIV e HPV. Serão oferecidos testes rápidos, consultas médicas, terapia integrativa e mobilização social.

Os participantes receberão kits de higiene bucal, contendo escova de dentes, pasta dental e outros itens essenciais. Além disso, o projeto contará com transporte para facilitar o acesso das pessoas do ATTAP (Centro de Acolhimento Social em Cuiabá) ao local de atendimento.

Espera-se atender até 300 pessoas, com a realização de 105 procedimentos odontológicos, além de palestras educativas. O projeto busca não apenas tratar, mas prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida dos beneficiados, contribuindo para mais saúde e dignidade.

“Essa ação é um marco para a nossa cidade, porque levar saúde bucal à população em situação de rua e vulnerabilidade social vai muito além de cuidar dos dentes. Estamos promovendo dignidade, autoestima e bem-estar. Muitas dessas pessoas enfrentam desafios enormes para acessar serviços básicos de saúde, e iniciativas como esta mostram que é possível fazer a diferença com empatia e compromisso. A saúde bucal impacta diretamente a qualidade de vida, e estamos aqui para oferecer cuidado, prevenção e uma oportunidade de mudança”, finalizou a coordenadora de Saúde Bucal.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Nota oficial em resposta às recentes manifestações públicas sobre possíveis medidas interventivas na Saúde Pública

Publicado

em

Por

Em resposta às recentes manifestações públicas sobre possíveis medidas interventivas na Saúde Pública da capital, a Prefeitura de Cuiabá vem a público esclarecer:

É fundamental considerar o contexto em que tais acusações foram feitas. Vale ressaltar que o protocolo adotado para a regulação de pacientes, alterado durante a intervenção estadual de março a dezembro de 2023, excluiu da competência municipal a transferência de pacientes das UPAs e Policlínicas, ao contrário do que foi mencionado nas manifestações.

Em pouco mais de 30 dias, a gestão municipal será sucedida por uma nova administração, e uma equipe de transição já está devidamente instalada, trabalhando com total transparência e responsabilidade para garantir uma passagem de governo eficiente e democrática.

Neste momento, entendemos que seria mais acertivo que o Ministério Público, em parceria com o Governo do Estado, promovesse um diálogo construtivo, focado na busca por novos modelos de cooperação e parcerias que possam, de fato, beneficiar a população cuiabana e dos pacientes advindos de outros municípios, que corresponde a mais de 60% dos usuários SUS da saúde da capital;

A postura adotada desconsidera não apenas os esforços da atual gestão, que enfrentou desafios e adversidades com dedicação, mas também prejudica a preparação de uma base sólida para o futuro governo municipal.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora