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MATO GROSSO

Sesp realiza curso em gestão de frotas pública de veículos do Estado para seis secretarias de MT

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A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) iniciou, nesta quarta-feira (27.11), o curso de Gestão de Frotas Pública de Veículos: Riscos, Cuidados e Oportunidades, em Cuiabá, para cerca de 60 servidores de seis secretarias para otimizar o uso das frotas de veículos do Estado e de recursos públicos.

O curso conta com o palestrante Paulo Rago, especialista em Logística de Transportes e Empresarial, atuando há 36 anos com a criação e desenvolvimento de operações logísticas de transportes.

Além de três servidores que atuam na área pela Sesp, André Costa Marques, Gislene Santos e Luciana Oliveira, que farão apresentações relacionadas a gestão eficiente.

O treinamento também abrange eventos relacionados diretamente à atuação administrativa, de modo a adotar as providências mais adequadas e satisfatórias para a realização das finalidades pretendidas.

Nos dois primeiros dias, serão discutidos assuntos relacionados sobre Administração de Frotas, os fundamentos do controle de frotas e gestão de veículos, equipamentos, motoristas, combustíveis, manutenção e peças.

No encerramento do curso, na sexta-feira (29.11), os temas serão voltados às coordenadorias de gestão em veículos, transportes e regularização com ênfase a instrução normativa da Secretaria de Segurança Pública.

Além dos servidores da Sesp, participam servidores da Secretarias de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social e Cidadania (Setasc).

Realizado no Delmond Hotel, por meio da empresa Negócios Públicos, o curso é resultado da parceria do Fundo Nacional de Segurança Pública e do apoio do Escritório Diretivo de Projetos Especiais.

*Sob supervisão de Willian Silva

Fonte: Governo MT – MT

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MATO GROSSO

TCE determina aumento de 100% na estrutura de saúde bucal de Várzea Grande

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Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
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Sob relatoria do conselheiro Guilherme Antonio Maluf, o levantamento foi apreciado na sessão ordinária desta terça-feira (26). Clique aqui para ampliar.

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) determinou que a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande aumente em 100% a estrutura para atendimento odontológico nas unidades de saúde da atenção básica e apresente, no prazo de 60 dias, um Plano de Ação para corrigir fragilidades detectadas na prestação dos serviços do município. Sob relatoria do conselheiro Guilherme Antonio Maluf, o levantamento foi apreciado na sessão ordinária desta terça-feira (26). 

O trabalho foi iniciado após a Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do TCE-MT constatar a baixa cobertura pelas Equipes de Saúde Bucal (ESB) na atenção primária de Várzea Grande. Segundo dados do Sistema de Informação em Saúde da Atenção Primária a Saúde (SISAPS), a cobertura ficou abaixo da média estadual e nacional de 2007 a 2021, dado mais recente disponível. Para 2021, foi 75% inferior à média do Estado. 

Em vistoria in loco, a equipe técnica do TCE constatou ainda que os espaços reservados aos atendimentos odontológicos são destinados a outros fins, como armazenamento de produtos e materiais de limpeza ou atendimento de outros serviços de saúde, equipamento odontológico estragado, ausência ou deficiência da regulação (fila de espera) e ociosidade operacional.

“Verificou-se que somente sete unidades de Equipes de Saúde da Família (ESF) e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) estão prestando o serviço odontológico atualmente e mesmo estes estão operando 60% e 40% abaixo de sua capacidade, respectivamente. Além do número de unidades que oferece atendimento em saúde bucal à população ser insuficiente para atender à demanda do município, nas que oferecem os serviços, a falta de manutenção adequada nos equipamentos e em tempo hábil compromete a qualidade e a eficiência dos atendimentos”, declarou o conselheiro. 

Dessa forma, o TCE-MT determinou que a gestão municipal aumente em 100% a estrutura para atendimento odontológico nas unidades de saúde da atenção básica, passando de sete para 13 (exceto o CEO), promovendo o reaparelhamento e redistribuição dos serviços odontológicos de forma a permitir que o usuário do SUS seja atendido o mais próximo possível de seu domicílio, que promova processo licitatório para prestação de serviço de manutenção preventiva e reparos técnicos nos principais equipamentos utilizados no consultório odontológicos, dentre outros. 

Na ocasião, o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, também destacou a necessidade de se colocar a questão da saúde bucal como ponto de controle na análise das contas anuais de governo dos municípios. “A odontologia faz parte dos serviços de saúde pública, inclusive, com a destinação de recursos públicos federais, que a gente pouco vê na prestação de contas a utilização desses recursos.”

O levantamento foi baseado no documento da Comissão Permanente de Saúde, bem como nas inspeções in loco realizadas nas unidades e nos dados de produção de saúde bucal do município no período de 1º de janeiro de 2023 a 31 de agosto de 2024, conforme sistemas oficiais do Governo Federal.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br

Fonte: TCE MT – MT

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