Connect with us

MATO GROSSO

Ações da Justiça Restaurativa nas escolas do município de Sorriso serão ampliadas em 2025

Publicado

em

As ações da Justiça Restaurativa nas escolas do município de Sorriso serão ampliadas em 2025. O objetivo é que os trabalhos de promoção ao diálogo e pacificação de conflitos entre os alunos sejam desenvolvidos, também, com os professores e servidores. O planejamento e o calendário das atividades dos Círculos de Construção de Paz foram abordados durante reunião, no dia 13 de novembro, proposta pelo Comitê de Articulações da Justiça Restaurativa Municipal. 
 
O encontro possibilitou o alinhamento estratégico para dar continuidade às práticas restaurativas realizadas nas unidades educacionais do município de Sorriso, em 2025. O alinhamento com a nova gestão da Secretária Municipal de Educação é crucial para garantir a continuidade e o fortalecimento dos trabalhos já realizados. 
 
“A transição para a nova gestão exige um compromisso renovado para que as ações de Justiça Restaurativa sejam integradas ao planejamento estratégico do município. Ao alinhar metas e expectativas asseguramos que os avanços obtidos sejam mantidos e ampliados, pois criamos uma base sólida para a implementação de novos projetos que beneficiarão toda a comunidade escolar”, explicou o juiz Anderson Candiotto, coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Sorriso. 
 
O encontro reforçou o compromisso firmado entre o Judiciário e a administração municipal, que tem como prioridade o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes.
 
A partir da adoção de círculos de paz no sistema municipal de ensino, benefícios foram observados, como a promoção de um ambiente escolar mais harmonioso, com a redução de conflitos e fortalecimento de vínculos entre alunos, professores e funcionários. 
 
“Tivemos o desenvolvimento de habilidades socioemocionais nos estudantes, como empatia, respeito mútuo e comunicação assertiva; além da melhoria no desempenho e na convivência escolar, já que os círculos estimulam o diálogo e a resolução pacífica de problemas”, completa o magistrado.
 
No próximo ano, a expectativa é superar o número de alunos atendidos e contemplar os trabalhadores da educação. 
 
“A expectativa para 2025 é ampliar a realização dos círculos de paz e estender essa prática aos professores e servidores das escolas. O objetivo é que todos os membros da comunidade escolar sejam beneficiados. Dessa forma, fortalecemos a integração e a construção de um ambiente educacional mais saudável e colaborativo”. 
 
Na reunião de alinhamento das metas da Justiça Restaurativa nas escolas de Sorriso estiveram presentes Katiane Boschetti da Silveira (assessora de relações institucionais do Nugjur); Maisa Fidelis Gonçalves Pyrâmides, (promotora da Infância e Juventude); Lúcia Kober Drechsler (secretária de Educação do Município); e Adriana Reichert, (futura gestora da Educação). 
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual.  
A imagem mostra um grupo de pessoas sentadas em torno de uma mesa de reunião retangular. No lado esquerdo da mesa, há uma bandeja com xícaras, pires e uma garrafa térmica. Várias pessoas estão sentadas ao redor da mesa, algumas usando laptops e outras com notebooks à sua frente. 
 
Priscilla Silva 
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Câmeras do Vigia Mais MT auxiliam na prisão de suspeito de feminicídio foragido de Goiás

Publicado

em

Por

Câmeras de videomonitoramento do Programa Vigia Mais MT instaladas na cidade de Água Boa (730 km de Cuiabá) auxiliaram na prisão de um suspeito de feminicídio fugitivo do Estado de Goiás. O homem, de 29 anos, havia praticado o crime contra a companheira, de 30 anos, na cidade de Faina, na madrugada do dia 24 de novembro, e fugido no carro da vítima.

Após troca de informações entre as Polícias Militares de Mato Grosso e Goiás e consulta nas câmeras OCR do Vigia Mais, que permitem a leitura de placa de veículos, os policiais militares do 16º Batalhão, unidade do 13º Comando Regional, localizaram o suspeito.

No momento da prisão, que aconteceu no fim da tarde de domingo (24), ele consumia cerveja em uma distribuidora de bebidas no Bairro Universitário.

Durante a abordagem e busca pessoal, o homem confessou a autoria do crime alegando motivos passionais. De acordo com ele, o relacionamento com a vítima durou cerca de seis anos e seis meses.

O homem foi conduzido, juntamente com o veículo da vítima, para a sede do 16º Batalhão, para as devidas providências legais.

Em Água Boa foram instaladas 85 câmeras do Programa Vigia Mais MT.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora