Durante todo o mês de novembro, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza ações referentes à campanha Novembro Azul nos hospitais do Estado, com o objetivo de conscientizar, especialmente os homens, sobre o câncer de próstata e incentivar o autocuidado e a realização de exames preventivos.
O Hospital Estadual Santa Casa, juntamente com a Superintendência Estadual das Pessoas com Deficiência do Governo de Mato Grosso e a Central de Intérprete de Libras (CIL), através da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), ofertou 20 consultas para pacientes com deficiência auditiva em Cuiabá.
As consultas foram ofertadas na especialidade de urologia com foco em exames preventivos para o rastreamento de câncer de próstata.
“O Hospital Estadual Santa Casa está sempre em busca de promover a inclusão e a integração desses pacientes na campanha. É de extrema importância para auxiliar na prevenção do câncer de próstata que, se descoberto precocemente, tem até 90% de chance de cura. Incentivar os homens na realização do exame nem sempre é fácil, e detectar e tratar o câncer de próstata precocemente pode salvar vidas”, explicou a diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Neves.
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens no Brasil, representando 29% dos casos de câncer. Ele fica atrás apenas dos casos de câncer de pele, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
“A parceria da Santa Casa com a Superintendência Estadual da Pessoa com Deficiência acontece desde 2019 e as consultas foram realizadas para garantir que os homens com deficiência auditiva pudessem ter o acesso a uma consulta com especialista nesse mês”, acrescentou a superintendente de Promoção e Articulação das Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência do Governo de Mato Grosso, Tais Augusta de Paula.
Sobre o câncer de próstata
O Ministério da Saúde orienta que, a partir dos 50 anos, homens realizem exames anuais de toque retal e dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico). Para aqueles com histórico familiar da doença, a recomendação é que inicie o acompanhamento a partir dos 45 anos.
Entre os principais sintomas do câncer de próstata, está a dificuldade para urinar, a sensação de bexiga cheia mesmo depois de ir ao banheiro, a diminuição do jato de urina, dores na região pélvica e presença de sangue na urina ou no sêmen.
Muitos casos são assintomáticos nas fases iniciais, o que torna o diagnóstico precoce ainda mais importante. Homens, que apresentarem qualquer um desses sinais, devem procurar um urologista, médico especialista em saúde masculina.
A prevenção para esse tipo de câncer também pode ser feita através de hábitos saudáveis como a uma alimentação rica em fibras e cereais, evitando alimentos gordurosos e de origem animal, e a prática regular de exercícios físicos de no mínimo 30 minutos diários.
Câmeras de videomonitoramento do Programa Vigia Mais MT instaladas na cidade de Água Boa (730 km de Cuiabá) auxiliaram na prisão de um suspeito de feminicídio fugitivo do Estado de Goiás. O homem, de 29 anos, havia praticado o crime contra a companheira, de 30 anos, na cidade de Faina, na madrugada do dia 24 de novembro, e fugido no carro da vítima.
Após troca de informações entre as Polícias Militares de Mato Grosso e Goiás e consulta nas câmeras OCR do Vigia Mais, que permitem a leitura de placa de veículos, os policiais militares do 16º Batalhão, unidade do 13º Comando Regional, localizaram o suspeito.
No momento da prisão, que aconteceu no fim da tarde de domingo (24), ele consumia cerveja em uma distribuidora de bebidas no Bairro Universitário.
Durante a abordagem e busca pessoal, o homem confessou a autoria do crime alegando motivos passionais. De acordo com ele, o relacionamento com a vítima durou cerca de seis anos e seis meses.
O homem foi conduzido, juntamente com o veículo da vítima, para a sede do 16º Batalhão, para as devidas providências legais.
Em Água Boa foram instaladas 85 câmeras do Programa Vigia Mais MT.