Connect with us

MATO GROSSO

Polícia Civil cumpre prisão de ex-assessor parlamentar investigado por tráfico de drogas

Publicado

em

A Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE) cumpriu, nesta segunda-feira (25.11), o mandado de prisão preventiva de um dos investigados da Operação Bodas de Prata, realizada pela Polícia Civil em agosto deste ano.

A operação, deflagrada pela Polícia Civil em 09 de agosto, cumpriu 21 ordens judiciais, com foco na identificação e prisão de fornecedores de cocaína e pasta base para outros Estados.

O preso nesta segunda-feira é um ex-assessor parlamentar e se apresentou na DRE acompanhado de seu advogado. Após a formalização do mandado, ele foi encaminhado para a audiência de custódia.

A operação

A investigação da DRE começou em outubro de 2021, após apreensão de 22 tabletes de pasta base de cocaína e dois de cloridrato de cocaína pela Polícia Rodoviária Federal totalizando, aproximadamente, 24,365 quilos de drogas. Os entorpecentes foram encontrados na porta de um veículo e a condutora presa em flagrante.

Nas investigações, foram identificados 7 suspeitos, inclusive, o líder do grupo criminoso. Ele usava uma chácara para armazenamento das drogas transportadas da fronteira boliviana para Cuiabá e posterior distribuição.

Os mandados de prisão preventiva, busca e apreensão e bloqueios judiciais foram expedidos pelo juízo da 3ª Vara Criminal de Várzea Grande e foram cumpridos em Cuiabá, com apoio do canil da Polícia Rodoviária Federal, Corregedoria do Corpo de Bombeiros Militar e da Diretoria de Atividades Especiais da Polícia Civil. Foi decretada ainda a apreensão de seis veículos utilizados pelo grupo criminoso.

O nome da operação é uma referência ao principal investigado, que há mais de 25 anos anda na Bolívia, ou seja, estava na atividade de transporte de drogas. Ele já foi preso duas vezes em investigações sobre o tráfico de drogas, corrupção ativa e evasão de divisas.

Entre os investigados na operação estão um bombeiro militar e o ex-assessor parlamentar. Os alvos foram indiciados por tráfico de drogas, associação ao tráfico de drogas e lavagem de capitais. O inquérito foi concluído e encaminhado à 3ª Vara Criminal de Várzea Grande.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Poder Judiciário realiza seletivo para ‘Programa de Residência e Extensão de Prática Jurídica’

Publicado

em

Por

O processo seletivo para ingresso no ‘Programa de Residência Jurídica e Extensão de Prática Jurídica no âmbito do Poder Judiciário de Mato Grosso’ foi realizado na tarde desse domingo (24), no ‘Bloco F’ da Universidade de Cuiabá (Unic).
 
Mesmo com a alta temperatura na Capital, os mais de mil pós-graduandos (e/ou recém-bacharéis) em Direito tiveram por volta de quatro horas, das 13h às 17h30 (horário de Cuiabá), para responderem as questões referentes às provas objetivas e discursivas.
 
A gestora de Ingresso do Departamento de Gestão de Pessoas, Maria Cristina Tibles Brandão, comemorou a alta adesão dos candidatos e ressaltou que essa é a primeira vez que o Judiciário Estadual promove o seletivo. “Além do aprendizado que estamos oferecendo, o ingresso dos residentes irá trazer mais celeridade aos processos nos gabinetes de primeira e segunda instância.” 
 
“Esta iniciativa também agrega muita qualidade ao trabalho, pois os magistrados poderão encontrar (nos residentes) com profissionais já preparados, com uma importante experiência, para então ocuparem futuramente a função de assessores”, completa a gestora.
 
A bacharela em Direito, Gislaine Oliveira, é uma das candidatas que participou do processo seletivo. Ela afirma “ser um sonho antigo poder trabalhar no Tribunal de Justiça de Mato Grosso”. “Estou atualmente na Delegacia Fazendária, junto à sede das promotorias, mas gostaria de migrar para o TJ. Seria uma oportunidade de aprendizado e conhecimento, muito definidora para o meu futuro profissional”, destaca a jovem.
 
Dos 1.458 candidatos aptos a realizarem o processo, 419 não compareceram. O número de ausências representa 28,74% do total.
 
Programa – A residência jurídica é destinada a bacharéis em Direito que estejam cursando especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado, ou que tenham concluído o curso de graduação há, no máximo, cinco anos.
 
O Programa do Judiciário mato-grossense oferta 21 vagas, sendo nove para os gabinetes de magistrados de segundo grau de jurisdição e 12 para primeira instância.
 
Por meio da Portaria TJMT/PRES nº 933, de 09 de agosto de 2024, foi fixado o quadro de vagas do Programa e estipulado o valor da bolsa-auxílio de R$ 3.500,00.
 
Resolução no TJMT – O Programa atende a Resolução 439/2022 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e foi proposto em julho deste ano pela presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Clarice Claudino da Silva. A iniciativa foi aprovada por unanimidade pelo Colegiado da Corte e deu origem à Resolução TJMT/OE nº 09, de 25 de julho de 2024.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Foto 1: candidatos e candidatas estão de costas, enquanto entram pelo portão da Universidade de Cuiabá. Foto 2: Candidatos nas instalações da Unic em direção ao bloco da realização da prova. Foto 3: Candidata à Residência jurídica, Gislaine Oliveira, está de frente para câmera com o olhar para o horizonte, representando a esperança de ingressar no TJMT. Ela é uma mulher negra, veste uma jaqueta preta, blusa verde e calça preta. Foto 4: Duas jovens estão de costas, olhando as listas fixadas em uma parede, com a relação de nomes dos candidatos e suas respectivas salas de realização das provas.
 
Marco Cappelletti
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora