Connect with us

Cuiabá

Imagem do Senhor Bom Jesus percorre Cuiabá e municípios da Baixada em comemoração aos 304 anos da capital

Publicado

em

Em comemoração às festividades de 304 anos da capital mato-grossense, a imagem do Senhor Bom Jesus de Cuiabá saiu em carreata pelas ruas da cidade no último dia 1º de abril, sentido ao município de Santo Antônio de Leverger, onde foi acolhida pela comunidade e em seguida para Barão de Melgaço, onde permanecerá até o dia 7 de abril. A Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria de Turismo, é parceira da ação.

No 6º ano de celebração, o objetivo da organização do evento, através da Mitra Arquidiocesana de Cuiabá, é divulgar e partilhar a fé. A secretária de Turismo de Cuiabá, Nilza Taques, presente ao primeiro dia do evento, reforça a importância da ação. “Levar a imagem do Bom Jesus de Cuiabá para as cidades da baixada cuiabana é uma oportunidade para que as pessoas fortaleçam sua fé, agradecendo pelo dom da vida e fortalecendo a união e respeito entre os povos. Fico emocionada em estar presente nesse momento junto aos moradores de Santo Antônio e Barão de Melgaço, na esperança de que possamos cada vez mais renovar a união entre a sociedade, com tolerância e proteção a todos”.

Para o Padre Felisberto Samoel da Cruz, esse momento da presença da imagem do Bom Jesus junto às comunidades é especial. “Chegamos ao sexto ano dessa celebração macroecumênica, onde teremos uma extensa programação, que contará com cavalgada, motociata, passeio de bicicletas, romaria das águas, fechando com a caminhada da fé com o Senhor Bom Jesus de Cuiabá. A participação da população é fundamental para que possamos renovar nossa esperança em dias melhores, com toda proteção e benção de nosso Padroeiro”, disse.

A imagem de Bom Jesus de Cuiabá permanecerá em Barão de Melgaço até o dia 7 de abril, retornando para a colônia de pescadores.

Na sequência, percorrerá comunidades como Engenho Velho, Varginha, Cohab, Laje, Nossa Senhora de Fátima e Praia do Poço, entre os dias 08 a 16 de abril, quando retorna para a capital, na Romaria das Águas, com a saída dos barcos de Santo Antônio de Leverger.

Em Cuiabá, a programação segue nos dias 15 e 16 de abril, com café-da-manhã e celebração na Comunidade São Gonçalo Beira Rio e saída da cavalgada para o Distrito do Coxipó do Ouro, com almoço na Comunidade Nossa Senhora da Penha no dia 15. Já no dia 16 ocorrerá a exposição de carros antigos e também o pedal da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), que sairá do Parque das Águas, sentido a comunidade São Gonçalo Beira Rio. Após a celebração, seguindo para Santo Antônio.

A partir das 15h no dia 16, haverá a Caminhada da Fé. A concentração será na Orla do Porto 2, com a chegada dos barcos prevista para as 16h. Todos seguirão com a Imagem de Bom Jesus de Cuiabá até a Praça Alencastro, onde será realizada a celebração conclusiva, prevista para iniciar às 18h.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora