Connect with us

Cuiabá

Semob promove curso de trânsito e capacita profissionais do SAMU em Cuiabá

Publicado

em

Com o objetivo de aprimorar as técnicas de trânsito e garantir mais segurança e eficiência no atendimento de emergências, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), realizou mais um curso de capacitação voltado para os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O treinamento ocorreu ao longo dessa semana, no auditório da Semob, e incluiu atividades teóricas e práticas.

A parte teórica foi ministrada pelos agentes Luciana Melo, Marcus Garé e Raimundo, que abordaram temas essenciais como direção defensiva, normas para veículos de emergência, condução segura, além de infrações e crimes de trânsito. Durante as aulas, foram discutidas legislações, práticas de prevenção de acidentes e estratégias para melhorar a mobilidade em situações de emergência.

Na fase prática, os agentes Carlos Henrique e Marcelo Careca, especialistas na condução de motocicletas, realizaram simulações para demonstrar técnicas específicas de pilotagem em áreas de difícil acesso, bem como a condução de viaturas em cenários urbanos complexos.

Luciana Melo, supervisora de Educação para o Trânsito, destacou a importância do treinamento para os condutores do SAMU: “Eles atuam em situações de emergência, sendo responsáveis pelo transporte rápido e seguro de vítimas para unidades de saúde. Essa tarefa envolve riscos significativos, uma vez que a condução de veículos de emergência (ambulâncias e motolâncias) requer habilidades específicas, rapidez e atenção, além de uma conscientização sobre a segurança no trânsito. A capacitação é essencial para aprimorar as práticas dos nossos condutores, garantindo a segurança da equipe e dos usuários das vias públicas.”

O agente de trânsito Raimundo Ribeiro explicou que o curso atualizou procedimentos de segurança no local dos atendimentos a acidentes de trânsito, seguindo as diretrizes da Resolução nº 973/22 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). “O treinamento reforçou a importância da correta utilização e posicionamento de barreiras de segurança para proteger os socorristas e as vítimas. O objetivo é claro: prestar um atendimento de excelência”, ressaltou Raimundo.

A secretária municipal de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni, concluiu destacando o compromisso da Semob: “O curso reforça o nosso empenho em qualificar os profissionais que atuam no atendimento pré-hospitalar, preparando-os para enfrentar os desafios do trânsito com responsabilidade e habilidade. A capacitação uniu teoria e prática de forma impactante, garantindo que os participantes estejam ainda mais preparados para salvar vidas com rapidez e segurança”, concluiu Zamproni.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Emanuel Pinheiro comemora conquista do selo que reconhece os avanços na alfabetização e na recomposição da aprendizagem

Publicado

em

Por

O município de Cuiabá foi novamente premiado ao alcançar 95 pontos, numa escala até 100, na conquista do Selo Ouro no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado pelo governo federal em setembro desse ano. A conquista é mais um marco histórico alcançado pela Educação, que reafirma sua posição de destaque entre as redes municipais de ensino e o compromisso assumido pela gestão Emanuel Pinheiro com a alfabetização das crianças cuiabanas.

O Selo Ouro, instituído pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Edital nº 10/2024, é uma das estratégias do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) para reconhecimento dos municípios pelo investimento em projetos e programas com foco na Alfabetização das crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental e na recomposição das aprendizagens dos estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, matriculados nas redes públicas.

O prefeito Emanuel Pinheiro comemorou mais essa conquista – recentemente Cuiabá foi agraciada com o Selo UNICEF, um reconhecimento às políticas públicas municipais voltadas para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes – que reflete a incansável busca pela qualidade do ensino, o trabalho conjunto de professores, gestores escolares, famílias e equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e o investimento da sua gestão em ações voltadas a melhoria do ensino.

“Essas conquistas fortalecem a educação pública cuiabana como referência em ações que priorizam a qualidade de vida e o futuro das novas gerações. É o resultado do trabalho árduo e planejado, dos investimentos próprios na formação de gestores e professores, em novas metodologias pedagógicas, material didático e estruturas físicas adequadas ao aprendizado. É um orgulho que reforça nossa missão de garantir Educação de qualidade para as crianças”, disse Emanuel Pinheiro.

A secretária municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, falou sobre o diferencial da educação pública cuiabana. “Ao tomar a decisão de priorizar a Educação e investir na implementação da Politica Municipal de Educação, a Escola Cuiabana; no planejamento estratégico; na formação continuada dos profissionais; nos recursos pedagógicos e no acompanhamento de assessoria mais próximo das escolas, a gestão Emanuel Pinheiro investiu em garantir, para as crianças, o direito à Educação e a um futuro mais promissor, diminuindo índices de evasão e melhorando o desempenho acadêmico dos estudantes, comprovado nas avaliações internas e externas. A educação pública, na nossa Capital, deu um salto em qualidade”, salientou Edilene Machado.

Critérios

A Coordenadora Técnica de Ensino, Eliane Quinhone, explicou que a concessão do Selo Nacional é baseada na pontuação alcançada em 20 critérios avaliados por uma Comissão Específica, constituída pelos Articuladores Regionais do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Segundo a Coordenadora Técnica, os programas próprios da rede municipal, como o Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC) e o de Melhoria da Proficiência (PROMP), que atendem à formação dos profissionais da educação e promovem a distribuição de materiais complementares aos estudantes do 1º e 2º anos e 3º ao 5º ano, respectivamente, com recursos do município, o Projeto Quem Falta Faz Falta, com foco no combate à evasão, contribuem para o combate à desigualdade de desempenho acadêmico e a promoção da equidade; incentivo à leitura literária com a implementação dos Cantinhos de Leitura, por meio do Programa Nacional Criança Alfabetizada e outros projetos; tudo isso, envolvendo a participação de 100% dos estudantes, de acordo com a etapa de ensino e 100% dos profissionais promoveram uma grande transformação. “A adoção de políticas públicas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação, comprometidos com o cumprimento das metas de alfabetização e de redução de desigualdades transformaram a educação cuiabana, trazendo resultados positivos e avanços na qualidade do ensino”, salientou Eliane Quinhone.

Compromisso

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, iniciativa do Governo Federal é realizado em regime de colaboração entre a União e os entes federados. O objetivo é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, conforme previsto nos Planos Nacional e Municipal de Educação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora