A última turma de acadêmicos a visitarem a sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, nesta etapa de 2024 do Projeto Nosso Judiciário, foram os mais de trinta alunos do 7º ao 10º semestre do curso de Direito da Faculdade Fasipe Campus Cuiabá. A visita foi realizada na última terça-feira (19), e visa aproximar os estudantes do Poder Judiciário de Mato Grosso.
Após serem recepcionados pelo coordenador do programa, o técnico judiciário Neif Feguri, os estudantes assistiram à sessão de julgamento com sustentações orais da 2ª Câmara de Direito Público e Coletivo, presidida pelo desembargador Mário Roberto Kono de Oliveira.
Os acadêmicos também tiveram a oportunidade de ter um bate-papo com o juiz-auxiliar da presidência do TJMT, Jones Gathas que falou sobre sua carreira como magistrado e deu palavras de incentivo aos jovens.
“Vim falar sobre a minha trajetória e carreira profissional, como uma forma de ilustrar o caminho que um magistrado percorre desde a faculdade. Não é a primeira vez que participo do projeto, e é sempre uma satisfação muito grande poder transmitir algum conhecimento para eles. Independente da área que o aluno escolher percorrer, seja trilhar a magistratura ou qualquer outra carreira jurídica, a gente fica na torcida para ocorrer sempre da melhor forma”, expressou o magistrado.
A professora e coordenadora do núcleo de prática jurídica Fasipe Cuiabá, Izabel Barbosa, foi quem acompanhou os alunos nesta visita. E segundo ela, o projeto oportuniza aos alunos um conhecimento mais amplo do funcionamento judiciário.
“É uma satisfação muito grande para nós da Faculdade Fasipe Cuiabá poder aproveitar desse benefício oferecido pelo Projeto Nosso Judiciário, que abre as portas para os acadêmicos de Direito terem uma noção de como funciona a prática jurídica de fato. É uma oportunidade ímpar que eles têm para desenvolver o conhecimento adquirido, observando como funciona toda estrutura do Poder Judiciário de Mato Grosso, e vendo a atuação dos desembargadores e dos advogados dentro das sessões de julgamento que eles assistiram aqui presencialmente”, ressaltou.
Para conhecer a história do Judiciário em Mato Grosso, os visitantes foram até o Espaço Memória do TJMT, que conserva mais de 200 itens históricos, sendo eles livros, processos, atas, fotografias, mobílias e objetos. No local eles ouviram as palavras de conhecimento do diretor da Secretaria da 2ª Câmara Criminal, Eduardo Campos e da servidora Rejane Pinheiro Andrade, que também é uma das escritoras do livro comemorativo dos 150 do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
A aluna do 10º semestre de Direito, Gabrielly Moreira Santos, de 22 anos, foi a escolhida para representar a turma e receber das mãos da servidora Rejane Andrade o Glossário Jurídico. “Foi gratificante ser a aluna que recebeu o Glossário Jurídico representando a turma. E é um privilégio participar desse projeto, onde nós acadêmicos nos sentimos abraçados pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Em sala de aula aprendemos a teoria e aqui a gente vê toda realidade, na prática e como funciona”, destacou Gabrielly.
Ao final da visita, todos os acadêmicos receberam o Glossário Jurídico, que é uma das publicações do programa Nosso Judiciário, e foi desenvolvida para ajudar a população a entender a linguagem jurídica. Também receberam agenda e garrafa personalizada do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
Segundo o acadêmico do 8º semestre, Adilson Bezerra, de 42 anos, a visita foi motivadora e agrega conhecimento aos alunos. “Foi uma experiência ótima para nós acadêmicos que vivemos mais na teoria, e aqui conseguimos ver na prática toda estrutura do Poder Judiciário. É muito bom ver também a preocupação da instituição em resguardar a memória do Judiciário do Estado. E por fim, foi muito proveitosa a fala do juiz Jones Gathas que nos motivou a buscar aquilo que sonhamos, seja seguir a carreira da magistratura, seja advogar ou qualquer outra área do Direito”, descreveu o estudante.
Projeto Nosso Judiciário – O projeto “Nosso Judiciário” é voltado para estudantes universitários, principalmente do curso de Direito, e aos alunos da rede estadual do ensino médio. A finalidade é aproximar a sociedade do Poder Judiciário.
Criado em agosto de 2015, o projeto já recebeu no Tribunal de Justiça de Mato Grosso 215 turmas, vindas de 43 faculdades, com um total de 10.495 acadêmicos. Somente neste ano de 2024, o Nosso Judiciário recepcionou 1.148 acadêmicos, vindos de 19 faculdades, com um total de 29 turmas.
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: Registro fotográfico colorido em formato horizontal, com 10 alunos da turma de Direito da Faculdade Fasipe Campus Cuiabá, juntamente com o juiz-auxiliar da presidência do TJMT, Jones Gathas. Estão todos em pé, sorrindo e posando para a foto no Espaço Memória do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Foto 2: Registro fotográfico colorido em formato horizontal da aluna Gabrielly Moreira recebendo da servidora Rejane Andrade o Glossário Jurídico do TJMT. As duas estão em pé, sorrindo e posando para a foto.
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) se fez presente na 2ª edição do projeto “15 Anos Solidário”, em apoio a realização da Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento (a 39 km de Cuiabá), que tem como madrinha a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes. Ao todo, 50 debutantes participaram do baile realizado na noite deste sábado (23.11), no Centro de Eventos Antônia de Campos Maciel.
O projeto “15 Anos Solidário”, com o lema “Realizando os sonhos e construindo a Cidadania”, foi direcionado para meninas que completam 15 anos em 2024 e de famílias que estejam inscritas no Cadastro Único. No ano passado, foram 37 anos adolescentes participantes do projeto.
Entre os critérios utilizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Livramento para que as meninas participassem do projeto estão a de estar matriculada na escola e possuir carteira vacinal completa.
O Baile de Debutantes é a parte final do projeto “15 Anos Solidário”, que contou com oficinas com temas relacionados à superação de paradigmas e empoderamento da mulher, valorização da autoestima, além de rodas de conversa sobre comunicação não violenta, inteligência emocional, saúde mental, alimentação saudável, saúde da mulher e superexposição em redes sociais e suas consequências.
O secretário adjunto de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva (Sacis), Emerson Toledo, ressaltou o impacto transformador do projeto social voltado às jovens participantes. Representando o Governo do Estado de Mato Grosso, ele reconheceu o esforço conjunto para promover mudanças significativas na vida das meninas e na comunidade.
“Essa não é apenas uma festa, mas uma celebração de conquistas. Estamos aqui para marcar o início de muitas vitórias dessas 50 meninas que, a partir de hoje, têm um novo norte. Este projeto vai além de um evento; ele constrói consciência, transforma vidas e reforça a importância da cidadania graças a essa iniciativa que une os esforços do município e do Estado”, afirmou Emerson Toledo.
O secretário adjunto também parabenizou toda a equipe envolvida e destacou o apoio da primeira-dama Virginia Mendes e do governador Mauro Mendes. “Este momento só é possível porque temos uma gestão comprometida com as pessoas, que planeja e realiza ações concretas para transformar vidas. É gratificante ver o impacto desse projeto social. Esperamos que ele continue crescendo e alcançando ainda mais comunidades”, enfatizou.
O vice-prefeito de Nossa Senhora do Livramento e prefeito eleito, Dr. Thiago Gonçalo de Almeida, reforçou seu compromisso com a continuidade da iniciativa durante a celebração das debutantes.
“Esse projeto nasceu de forma humilde, numa noite de plantão, quando pensei em como poderia ajudar as jovens de Livramento. No dia seguinte, compartilhei a ideia com a secretária de Assistência Social e, com o apoio de muitas mãos, esse sonho tomou forma. Sozinho, ninguém chega a lugar algum. Por isso, sou imensamente grato a todos que contribuíram, especialmente ao Governo do Estado e à primeira-dama Virginia Mendes, que sempre acreditaram no potencial dessa iniciativa”, destacou.
A secretária municipal de Assistência Social, Gonçalina Eva de Almeida, pediu que o projeto continue para beneficiar mais meninas no futuro e agradeceu às famílias pela confiança no trabalho realizado. “Se não fosse com a ajuda do município e de todos os envolvidos, este momento não seria possível”, apontou.
Para Yasmin Miranda de Souza, debutante da noite, a realização do evento foi motivo de muita emoção. “Agradeço muito a todos e todas que me ajudaram, porque eu sempre quis ter uma festa de 15 anos. Sei que muitas meninas não têm esse tipo de oportunidade, então estar aqui hoje é algo muito especial. Gostei de todos os cursos, de aprender como me cuidar e valorizar a mulher”, destacou.
Já para Elenilse Paes da Rosa Souza, mãe da debutante Yasmin, comentou que a família sempre sonhou com esta celebração, mas não teria condições de arcar com as despesas.
“Nós até pensamos em fazer algo pequeno, só entre a família, mas esse evento superou todas as expectativas. Está tudo maravilhoso! Eu achei superimportante, porque as debutantes merecem, especialmente as meninas mais simples, terem a oportunidade de participar de um evento tão especial como esse. Espero que iniciativas assim aconteçam em outras cidades também”, destacou.
Também estiveram presentes a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Nossa Senhora do Livramento, Leila Lucia Martins de Mello; o vice-prefeito eleito Danilo Monteiro; além de outros secretários municipais, vereadores e servidores da Setasc.