Connect with us

Sorriso

Equipe de Sorriso participa de evento da Sicredi que analisa projetos educacionais

Publicado

em

Ações agregam conhecimento prático à rotina escolar

Colaborar. Deixar a competição de lado e pensar em um modo cooperativo de se viver. Para partilhar vivências e reforçar conhecimentos, a secretária de Educação de Sorriso, Lúcia Drechsler, e a já anunciada titular da pasta a partir de 2025, Adriana Reichert, participaram, no dia 14 de novembro, de um evento realizado pela Sicredi Celeiro MT/RR, em que foram analisados os programas educacionais promovidos pela instituição.

Junto às gestoras, também integraram o “time Sorriso” um grupo de coordenadoras ligadas diretamente aos projetos viabilizados em parceria com a Sicredi. Também participaram do evento, promovido na sede administrativa da cooperativa, gestores escolares e educacionais dos municípios de Cláudia e Sinop.

Uma das coordenadoras sorrisenses, Simone Macieski Nicolak, destacou que participar do evento trouxe muitos momentos de reflexão, de repensar a prática pedagógica e vivenciar novas experiências.

Para a secretária Lúcia Drechsler, o desenvolvimento de parcerias sempre é uma oportunidade para expandir o repertório de atividades com os alunos, enriquecendo o projeto pedagógico e inserindo novas vivências que fazem a diferença na vida de alunos, pais, professores e que acabam se irradiando por toda a comunidade.

Um dos programas de destaque é o “A União Faz a Vida”, que tem como objetivo promover a educação integral por meio da metodologia própria. Em parceria com os municípios, as escolas que desenvolvem o programa estimulam o protagonismo de crianças e adolescentes na construção do conhecimento, tendo o professor como mediador de uma aprendizagem significativa, os estudantes são incentivados a trabalhar em colaboração, desenvolvendo habilidades e exercício da cidadania, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com o bem comum.

Outra iniciativa importante é a “Jornada da Educação Financeira nas Escolas”, que visa Aprender sobre a vida financeira desde criança desenvolvendo a melhor forma de hábitos saudáveis em relação ao dinheiro ao longo da vida. Em parceria com os municípios, os professores das escolas que aderem ao Programa levam conhecimentos básicos de maneira interdisciplinar com base na BNCC sobre finanças para os estudantes abordando temas como orçamento pessoal, poupança, consumo consciente e planejamento financeiro. O objetivo é formar cidadãos mais conscientes e preparados para lidar com as questões financeiras ao longo da vida. educação financeira com o propósito de “cooperar para uma vida financeira sustentável.”

Além disso, a Sicredi também apoia a criação de Cooperativas Escolares, que são iniciativas desenvolvidas por estudantes, com o suporte da cooperativa, para promover a educação cooperativista em parceira com a rede estadual de educação. Por meio dessas cooperativas, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar na prática os princípios do cooperativismo, desenvolver habilidades de gestão, empreendedorismo e responsabilidade social, além de promover ações que beneficiem a comunidade escolar.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

“Cenas curtas” mergulha no absurdo e na criatividade teatral em Sorriso

Publicado

em

Por

Com direção de Maurício Ricardo, espetáculo encerra oficina de teatro e desafia limites com humor, reflexão e inovação.

Na última quinta-feira (21), às 19h, na Câmara Municipal de Sorriso, alunos da oficina de teatro Delfos, conduzida pelo ator e diretor Maurício Ricardo de Moraes, encerraram um ciclo de três meses de muito aprendizado e diversão com a apresentação da Peça “Cenas Curtas” de teatro. O espetáculo conduziu o público por cenas absurdas de humor, com revelações e situações polêmicas, como um velório surreal, uma loja de “tecidos finos banhados a ouro” e uma crítica a uma multinacional com sua “gente elegante”. A peça terminou com uma versão criativa e inusitada da história do Menino Jesus.

Para Maurício Ricardo de Moraes, idealizador do projeto, “Cenas Curtas” tinha como objetivo transmitir uma mensagem de paz, respeito e consciência por meio do trabalho de artistas iniciantes e amadores. Ele destacou que o principal intuito do processo criativo foi proporcionar diversão aos participantes e ajudá-los a superar seus limites. “A idade adulta nos enrijece, e o teatro tem esse poder de nos fazer refletir sobre isso”, afirmou.

Rafaela Giovelli Ferraz, professora e recreadora, compartilhou sua experiência enriquecedora com a oficina: “Participar foi uma experiência incrível. O teatro nos tira da zona de conforto, estimula nossa criatividade, expressão e conexão com os outros. O curso foi também sobre autoconhecimento e coragem.”

Jefferson Reber Scholz, professor de capoeira, também se mostrou satisfeito com o processo: “Me redescobri e me reinventei. Foi uma experiência apaixonante que me fez concluir todo o processo com alegria.”

Sua colega, Loiane Santin Teixeira Tiburski, destacou a paixão e o profissionalismo de Maurício, afirmando que isso foi essencial para manter o grupo motivado e entusiasmado: “Quando fazemos algo com paixão, entusiasmamos aos outros, e foi isso que o professor fez conosco.”

Ana Caroline de Moura Moreira, acadêmica de Biomedicina e com sete anos de experiência em teatro, se sentiu desafiada a experimentar algo novo e inovador. “Ela contou que, sob a orientação de Maurício, foi estimulada a sair de sua zona de conforto e buscar o inimaginável”.

A coordenadora do Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser (CHC), Maria Amélia de Souza Rossi, ressaltou a importância de abrigar atividades culturais no museu. Ela revelou que “a ideia de realizar a oficina surgiu de uma conversa informal com Maurício, e o sucesso do projeto reforçou sua crença de que o museu deve ser um espaço para a convivência de múltiplas atividades culturais”.

O projeto, com uma carga horária de trinta horas, abordou técnicas corporais, vocais e mentais, além de envolver os participantes na experiência de montagem de um espetáculo. Foi realizado pelo grupo Teatro Repositório, com sede em Sorriso, pelo Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser, e contou com o apoio do Camarim Municipal de Sorriso, da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude, e da Câmara Municipal.

Diretor e ator: MAURÍCIO RICARDO DE MORAES

Elenco: MARIA AMÉLIA DE SOUZA ROSSI, INDIÉLI PROBST DE JESUS, JOÃO VICTOR ELOIR WALCHAK, JEFFERSON REBER SCHOLZ, CAROLINA DA FONSECA LASCO, ANDERLISSE REGINA GIOVELLI, ROSANGELA DE OLIVEIRA VIEIRA, LOIANE SANTIN TEIXEIRA TIBURSKI, RAFAELA GIOVELLI FERRAZ, DIEGO EVERTON PEREIRA, MARIA HELENA PEREIRA, ANA CAROLINE DE MOURA MOREIRA.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora