Connect with us

MATO GROSSO

Seciteci abre inscrições para cursos gratuitos de manutenção de celulares, computadores e informática

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), através do programa Recytec, abriu inscrições para cursos gratuitos de informática, manutenção de computadores e manutenção de celulares para qualificação profissional de jovens e adultos. Os interessados podem se inscrever até o dia 26 de novembro.

Os cursos promoverão qualificação profissional, inclusão digital e também o reuso de computadores. A ação é realizada pelo Centro de Recondicionamento de Computadores (Recytec), da Seciteci, em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Programando o Futuro.

Os cursos serão oferecidos nos seguintes períodos – Informática Intermediária (matutino e vespertino), Manutenção de Computadores (matutino, vespertino e noturno) e Manutenção de Celulares (vespertino e noturno). Serão 20 vagas por turma, selecionadas por ordem de inscrição. Ao final, os alunos receberão certificado.

Os cursos terão carga horária de 60 horas. Para se inscrever, é necessário ter pelo menos 14 anos de idade. As aulas se iniciam no dia 25 de novembro e ocorrerão na Escola Técnica Estadual de Cuiabá.

As inscrições podem ser feitas via formulário online (acesse aqui).

Recytec

O programa de Recondicionamento de Computadores (Recytec) busca enfrentar os desafios do gerenciamento de resíduos eletrônicos em Mato Grosso. Através de campanhas de coleta e doações, são recolhidas anualmente toneladas de resíduos e realizado o descarte apropriado ou reuso dos materiais.

Durante os cursos ofertados, os estudantes aprendem o processo de montagem dos equipamentos e alternativas sustentáveis que se baseiam na reciclagem dos materiais coletados. Em alguns casos, o resultado final são máquinas funcionais que são posteriormente doadas principalmente a órgãos de interesse público. Somente em 2024, foram entregues 298 computadores a 23 instituições do Estado.

Para realizar a sua doação de resíduos eletrônicos basta encaminhar o material até a sede do programa, localizado na Escola Técnica Estadual de Cuiabá (Av. Gonçalo Antunes de Barros – Carumbé), ou agendar uma coleta por telefone: (65) 9 9229-2675.

*Sob supervisão de Téo Meneses

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Concurso da magistratura estadual: candidatos são recepcionados pela presidente do TJMT

Publicado

em

Por

As provas objetivas para o ingresso na carreira da magistratura do Estado de Mato Grosso foram realizadas neste domingo (19 de novembro) em três instituições de ensino em Cuiabá. Ao todo, 1.486 candidatos fizeram a prova, sendo de caráter eliminatório e classificatório, com apenas 19% de abstenção. O concurso público para a magistratura irá selecionar e destinar cinco vagas para o cargo de juiz substituto do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso e formação de cadastro de reserva. 
 
Minutos antes de iniciar as provas, os candidatos que realizaram as provas na faculdade Investem, em Cuiabá, foram recepcionados pela presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva. Na acolhida, a magistrada deixou uma mensagem de boa sorte e que os candidatos realizassem a prova com serenidade. 
 
A Fundação Getúlio Vargas é responsável pela organização e execução das provas. O certame terá cinco fases, sendo a próxima etapa de prova escrita (Discursiva e Sentença), de caráter eliminatório e classificatório.  
 
No ato da inscrição preliminar, o candidato deve apresentar o certificado de aprovação do Exame Nacional da Magistratura (Enam), consoante determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 
 
As cinco vagas estão distribuídas observando reservas para candidatos negros (as), com deficiência e indígenas. O concurso tem validade de dois anos, prorrogável uma vez para igual período. 
 
Além da presidente do TJMT, também participaram da acolhida aos candidatos a desembargadora Vandymara Galvão Ramos Paiva Zanolo e a coordenadora de Magistrados, Renata Tirapelli. 
 
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.Foto 1: a imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala. Há cadeiras vermelhas e um quadro branco ou tela na parede atrás do grupo. A sala tem um projetor montado no teto. Foto2: A imagem mostra uma sala de aula com várias fileiras de alunos sentados em carteiras. As carteiras são organizadas em um padrão semelhante a uma grade, com os alunos voltados para a frente. 
 
Priscilla Silva 
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
Imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora