Connect with us

Cuiabá

Sugestão de pauta: Prefeitura de Cuiabá realiza ação de saúde bucal para idosos nos CCIs na próxima terça-feira (19

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, e Saúde, realiza nesta terça-feira (19), a partir das 9h, o evento “Ação em Saúde Bucal – Viva a Vida na Melhor Idade”. A atividade é direcionada aos idosos inscritos nas unidades dos Centros de Convivência de Idosos (CCIs) e acontecerá simultaneamente nos quatro CCIs: Padre Firmo, Aidee Pereira, Maria Ignes e João Guerreiro. O objetivo é facilitar o acesso desses idosos aos serviços e cuidados de saúde bucal, reforçando a importância da higiene oral e da prevenção de doenças bucais. A ação seguirá até as 16h.

Durante o evento, haverá palestras sobre a importância da saúde bucal, orientações sobre higiene oral e cuidados com próteses dentárias. Também será realizada uma triagem para que os idosos possam ser encaminhados, posteriormente, para as unidades de referência. Além disso, serão distribuídos kits de higiene bucal. Ao todo, dezenove profissionais estarão envolvidos na ação.

SERVIÇO:

O que: Ação em Saúde Bucal
Quando: 19/11/2024- Terça-feira
Horário: 9h
Local: Quatro Unidades dos CCI’s

Endereços:

CCI “Padre Firmo Pinto Duarte”

Endereço: Av. Beira Rio, s/n, Dom Aquino

CCI “Maria Ignês França Auad”

Endereço: Av. 2, nº 250- CPA III

CCI “João Guerreiro”

Endereço: Av. Principal, s/n, Altos do Coxipó

CCI “AIDEE Pereira”

Endereço: Rua Flamengo, s/n, Novo Horizonte

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Dia do Conselheiro Tutelar: Cuiabá avança na valorização dos profissionais que atuam na defesa dos direitos das crianças e adolescentes

Publicado

em

Por

Hoje, 18 de novembro, é celebrado o Dia do Conselheiro Tutelar, uma data dedicada a homenagear os profissionais que atuam na linha de frente da proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Em Cuiabá, a gestão de Emanuel Pinheiro, desde o primeiro ano à frente do Executivo Municipal, tem implementado diversas iniciativas para valorizar a categoria. O trabalho dos conselheiros é essencial para garantir os direitos das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, fortalecendo a rede de proteção contra violência, abandono e outras violações de direitos.

Um dos maiores avanços foi o aumento salarial desses profissionais. Com a nova legislação, Lei 6.873/2022, o salário, que anteriormente era de R$ 3.264,57, passou a ser R$ 6.812,47, um reajuste de 108%. Esse valor é readequado pelo índice adotado para a revisão geral anual dos servidores públicos municipais, posicionando Cuiabá entre as cidades com os melhores salários para conselheiros tutelares no Brasil.

“O conselheiro tutelar representa o Estado democrático de direito, trabalhando pelo fortalecimento da família, muitas vezes em situações de fragilidade e desentendimento, com pessoas em situação de vulnerabilidade social. São verdadeiros guerreiros, que se envolvem no convívio familiar para defender crianças e adolescentes indefesos, com o objetivo de resgatar a dignidade dessas pessoas. Esse é o papel digno de cada profissional dessa categoria”, declarou o prefeito Emanuel Pinheiro.

A primeira-dama, Márcia Pinheiro acrescenta dizendo da importância do profissional para Cuiabá. “O fortalecimento da atenção às crianças e adolescentes é uma marca da nossa gestão. Por isso, é fundamental valorizar a categoria dos conselheiros tutelares, reconhecendo o trabalho essencial que realizam, são eles que atuam na ponta, deparam com situações delicadas e precisam atuar com presteza e excelência na defesa dos direitos das nossas crianças e adolescentes”, disse a primeira-dama.

Atualmente, Cuiabá conta com seis unidades de Conselhos Tutelares: 1º CT – Centro, 2º CT – Pedra 90, 3º CT – CPA, 4º CT – Santa Izabel, 5º CT – Coxipó, e 6º CT – Planalto. Além disso, há o Conselho Tutelar de Plantão, que Avenida Getúlio Vargas n. 997, bairro Popular. Cada Conselho é composto por cinco servidores, totalizando 30 conselheiros.

Podemos destacar também alguns avanços relacionados à gestão predial das unidades do Conselho Tutelar. A maioria delas passou por manutenção. Um exemplo importante é a reforma e ampliação da unidade do Conselho Tutelar do Pedra 90, resultado de uma parceria entre o município e o Ministério Público do Trabalho (MPT). A ação permitiu a substituição do telhado, renovação do forro, atualização da parte elétrica, troca do piso, pintura, instalação de novas janelas e portas, além de melhorias na cozinha e em outros espaços de atendimento, como as salas dos psicólogos.

Houve a eleição da nova composição do Conselho Tutelar, que cumprirá um mandato de quatro anos (2024-2027). A posse ocorreu em janeiro deste ano, conforme estipulado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal nº 8.069, de 3 de julho de 1990). Todas as etapas do processo de escolha foram realizadas em Cuiabá.

Os conselheiros eleitos trabalham com uma jornada de 40 horas semanais, das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, podendo haver horas extras em casos de plantão.

“O conselheiro tutelar não trabalha sozinho. A Secretaria de Assistência está aqui para apoiar e colaborar com vocês. Vocês são uma parte essencial da nossa rede de proteção, e seu trabalho merece respeito, confiança e reconhecimento”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Clausi Barbosa.

Para melhorar a eficiência dos serviços oferecidos às pessoas em situação de vulnerabilidade social, foram entregues seis veículos para uso dos Conselhos Tutelares da capital. “Esse é um compromisso da gestão de Emanuel Pinheiro com a população cuiabana, para oferecer serviços de qualidade e excelência no atendimento, alcançando um número ainda maior de pessoas assistidas pelos serviços públicos dentro da Política Municipal de Assistência Social”, afirmou a secretária.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora