Connect with us

Diamantino

Dia de Beleza contempla 102 idosos do Grupo Viver Legal

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, em parceria com o COMDIPI – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizou nesta segunda-feira (12.11), no Centro de Eventos Juarez de Abreu, em Diamantino (MT), uma ação alusiva ao Projeto Abrace Sua Essência 2024, que tem como objetivo proporcionar um “Dia da Beleza” a idosos do Grupo Viver Legal.

De acordo com Lucas Gabriel Cruz Garcia de Melo, coordenador do Grupo Viver Legal, foram contemplados 102 idosos com serviços diversos, como corte de cabelo, esmaltação e design de sobrancelha. A ação também é um preparativo para o Baile que acontecem na próxima quinta-feira, dia 14 de novembro.

Dentro dessa ação também será realizada uma extensão para o Lar São Roque, que receberá um Dia de Beleza seguido de um Desfile das Idosas, e, posteriormente um lanche especial, além da entrega das cestas de natal, no dia 13 de novembro de 2024.

“Uma ação que visa a promoção e inclusão do idoso na sociedade como protagonista e não como uma pessoa frágil e dependente”, observou o coordenador.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Revitalização do Centro Histórico de Diamantino é destaque no Fórum do Patrimônio Mato-Grossense

Publicado

em

Por

O ambicioso projeto (Re) Viva Diamantino, da Fundação Getúlio Vargas (FVG), de revitalização do Centro Histórico de Diamantino, foi destaque durante o Fórum do Patrimônio Mato-Grossense. O evento foi realizado de 11 a 12 de novembro pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT), no Teatro do Sesc Arsenal, em Cuiabá (MT) e contou com a participação de secretários e técnicos da Prefeitura Municipal.

A secretária de Cultura e Turismo de Diamantino, Raquel Valéria Siqueira de Pinho, conta que o projeto de revitalização do Centro Histórico de Diamantino foi citado por diversas vezes nos dois dias do evento.

“Ficamos muito orgulhosos, porque mostra a grande repercussão do (Re) Viva, uma iniciativa que é resultado de uma parceria do poder público, com o empresariado e a sociedade civil organizada com o objetivo de resgatar a importância histórica da cidade, através de um amplo processo de valorização e requalificação do seu Centro Histórico”, aponta a gestora.

O secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Kelber Fernando Keller, também comemora o sucesso do projeto. Ver o município de Diamantino sendo abordado com tanto entusiasmo e principalmente carinho, nos encheu ainda mais de orgulho. Tivemos a oportunidade de compreender ainda mais todo o contexto da revitalização e com toda a certeza ela vai muito além do que os munícipes imaginam”.

E acrescenta: “Esse Fórum trouxe também uma excelente reflexão sobre a importância de mantermos o patrimônio histórico cultural vivo nas cidades e com certeza em especial em Diamantino”.

No segundo dia, os participantes assistiram a palestra Projeto de revitalização do Centro Histórico de Diamantino/MT” com Maria Regina Pontin de Mattos, Isabel Ballesté, Francyla Bousquet Santos.

Também representaram Diamantino no evento a Mylene Wirgues Paese, coordenadora de Patrimônio da Secretaria de Cultura e Turismo, a assessora Adriane Schmitt e a arquiteta Aline Andrade Borges, ambas da Secretaria de Obras e Infraestrutura.

Com o investimento de R$ 25 milhões, a revitalização contemplará quatro prédios e uma praça, sendo os dois museus do município, a Casa Memorial dos Viajantes e Langsdorff. As ações também abrangem a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, a Praça Major Caetano Dias e a criação de um Centro de Gastronomia na área, além de algumas vias pontuais do Centro Histórico.

“O projeto visa não apenas o resgate de sua história e a restauração de seu patrimônio arquitetônico, mas também a promoção da sustentabilidade, inclusão social e impulso ao desenvolvimento econômico”, acrescenta Raquel Pinho.

Sobre o Fórum

O Fórum foi divido em três eixos de abordagem, sendo eles, Patrimônio arquitetônico: Práticas de projeto e execução; Formação de Políticas Públicas e Parcerias nas Áreas de Patrimônio; e Memória e salvaguarda dos patrimônios materiais, imateriais e arqueologia.

Participaram renomados nomes da área de atuação, como Isabel Ballesté, Jorge Tinoco, Luciana Pelaes Mascaro, Francyla Bousquet Santos, Maria Regina Pontin de Mattos dentre outros que compuseram as 10 palestras e outras quatro mesas redondas.

Na oportunidade, os participantes puderam entender mais sobre temas como: as práticas e abordagens envolvidas na preservação do patrimônio arquitetônico; como integrar políticas públicas, parcerias público-privadas (PPPs) e a participação comunitária para garantir a preservação efetiva do patrimônio cultural; a influência estrangeira na arquitetura cuiabana; e outros.

O evento teve como público alvo profissionais, estudantes, gestores municipais e estaduais, além de órgãos e instituições que lidam com Patrimônio Histórico e cultural no Mato Grosso.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora