O Mato Grosso Previdência (MTPrev) foi certificado em Nível IV no Pró-Gestão, Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social, do Ministério da Previdência Social. Dentre os 603 Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) do país, que aderem ao programa, o MTPrev é o segundo Estado brasileiro a conquistar o selo de excelência.
Após passar pela auditoria do Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ), durante o mês de outubro, foi atestado que o MTPrev cumpre 100% das 24 ações (e seus mais de 150 subitens) que compõem os três pilares do programa: Controle Interno, Governança Corporativa e Educação Previdenciária.
Auditora do ICQ e servidores do MTPrev
De acordo com o diretor-presidente do MTPrev, Elliton Oliveira de Souza, o êxito no programa é fruto de um trabalho iniciado em 2019, com o apoio do governador Mauro Mendes, que se empenhou em transformar o cenário da previdência estadual e colocar Mato Grosso em todas as áreas em referência no país.
“Nós identificamos que existiam vários pontos que precisavam ser melhorados na gestão, na questão de transparência, de controle interno e no próprio equilíbrio financeiro atuarial, porque há época tínhamos um déficit atuarial gigante em 66 bilhões de reais e um pouco mais de 1 bilhão e 300 mil reais de déficit financeiro ao ano”, declarou Elliton.
Segundo o diretor-presidente, após formulação do planejamento estratégico da autarquia o Pró-Gestão foi o método analisado para alcançar os objetivos traçados. Apesar do programa iniciar com a certificação no Nível I, foi lançado por ele o desafio para que a diretoria executiva trabalhasse e buscasse os investimentos necessários para iniciar já com o certificado de Nível III, que foi conquistado em dezembro de 2021”.
“Agora com o selo de Nível IV, só tenho que agradecer a toda a equipe que abraçou a ideia e ao Governo do Estado, que acreditou e deu todo apoio para que isso se tornasse realidade. Saímos do quadro deficitário e hoje temos um fundo previdenciário de aproximadamente R$ 1,5 bilhão em recursos que estão batendo meta atuarial”, finaliza o gestor.
Além da manutenção e investimentos necessários para garantir o certificado pelos próximos três anos, a autarquia já tem maiores objetivos traçados para o futuro, diante do novo Planejamento Estratégico do MTPrev.
A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT), em parceria com o Cuiabá Esporte Clube, sorteou 1.000 torcedores entre os participantes do Programa Nota MT para assistirem ao próximo jogo do time mato-grossense. A partida, que será realizada na próxima quarta-feira (20.11) na Arena Pantanal, será contra o Flamengo.
A ação promocional contou com 2.118 inscritos. A lista dos torcedores premiados pode ser conferida ao final da matéria, com os dados pessoais mascarados para assegurar a integridade dos sorteados.
Para concorrer aos ingressos, além de estar inscrito no Nota MT, o participante deveria ter, no mínimo, um bilhete gerado no programa e preencher um formulário disponibilizado no site do Nota MT. As inscrições foram encerradas na última sexta-feira (08.11) às 16h.
A equipe da Sefaz realizou o sorteio nesta quinta-feira (14.11), utilizando o sistema do Nota MT e com base no resultado da Loteria Federal de terça-feira (13.11). O sorteio foi acompanhado pelas equipes do Nota MT, TI e comunicação da Sefaz.
Todo o procedimento será auditado pela Controladoria Geral do Estado (CGE), assim como nos sorteios regulares do Nota MT, garantindo transparência e integridade em todas as etapas do processo.
Os ingressos sorteados serão vinculados diretamente ao CPF dos ganhadores e disponibilizados por meio do aplicativo Facepass, sistema de reconhecimento facial utilizado para o acesso à Arena Pantanal. Todos os contemplados serão notificados pela equipe da plataforma Facepass com as informações sobre o resultado do sorteio e o acesso ao jogo.