A Prefeitura de Lucas do Rio Verde avança e acaba de conquistar o Selo Diamante de transparência pública, com 96,07% de pontuação, segundo avaliação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), divulgada na tarde de ontem (13). O Município se destacou entre os portais mais transparentes do Brasil em 2024, sendo um dos 579 que receberam o Selo Diamante, em uma análise de 7.370 portais de órgãos públicos de todo o país. Em Mato Grosso, dos 288 avaliados apenas 20 portais alcançaram o mesmo selo.
Em 2023, o Portal da Transparência do Município já havia sido premiado com o Selo Ouro da ATRICON, obtendo um índice de 85,29%. Agora, com o Selo Diamante, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde avança e consolida um dos objetivos da gestão, de ser referência nacional em transparência pública.
Para o prefeito Miguel Vaz, esse reconhecimento vem para reforçar o compromisso da Prefeitura de Lucas do Rio Verde com a prestação de contas e transparência na gestão pública.
“Para nós é muito gratificante ver a gestão pública sendo premiada pela transparência. Isso demonstra a dedicação e o comprometimento de todas as secretarias e servidores públicos na gestão e aplicação dos recursos públicos. Ser premiado com o selo diamante, que é o mais elevado dos selos de transparência, é um orgulho para nós luverdenses. E, para mim, como prefeito e gestor, participar e ver o Município recebendo um prêmio tão importante como esse, que é a transparência, ou seja, o cidadão pode acessar, através do site, enfim, dos meios de comunicação expostos pelo município, toda a aplicação do recurso público e como ele transcorreu durante esse período. Então, parabéns a todos os servidores e a todos aqueles que contribuem diariamente para que o recurso seja muito bem aplicado, e com toda essa transparência merecedora de um prêmio tão importante quanto esse”, enfatizou o prefeito.
Na esfera municipal, Lucas do Rio Verde apresentou um índice de transparência de 97,14%, média obtida a partir da avaliação do Executivo Municipal, com 96,07%, e do Legislativo, com uma pontuação de 98,20%. No contexto estadual, Mato Grosso obteve um índice intermediário de 65,55% de transparência pública, resultado do 3º ciclo de avaliação do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP).
O controlador interno do Município, Junior Amaral falou sobre o resultado, que é uma avaliação conjunta da Controladoria Interna do Município, do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso – TCE/MT e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON).
“A importância disso é que não é uma avaliação isolada, não é uma avaliação política, é uma avaliação séria de três órgãos distintos de controle externo, que tem que demonstrar para a sociedade se aquele órgão público está no caminho certo, se está utilizando o recurso público de forma clara e demonstrando com transparência para o cidadão. Esse é o principal ganho da sociedade. A credibilidade também do gestor, que está à frente da administração na atual gestão, bem como de todos os servidores envolvidos. Essas informações do Portal Transparência vêm de diversos setores da administração, da saúde, da educação, da assistência social, do contábil, da própria controladoria, das finanças e recursos humanos, da procuradoria, da Tecnologia da Informação, entre outros. É um trabalho conjunto””, ressaltou.
A conquista do Selo Diamante coloca a Prefeitura de Lucas do Rio Verde como exemplo de gestão pública responsável e transparente, consolidando sua posição como referência no estado de Mato Grosso e no país.
O Radar da Transparência Pública pode ser consultado em: https://radardatransparencia.atricon.org.br/panel.html
Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT