Connect with us

MATO GROSSO

Seciteci forma 15 alunos como técnicos agrícolas em Rondonópolis

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), através da Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Rondonópolis (ETEC), realizou cerimônia de formatura de 15 estudantes do curso técnico em Agricultura. O evento ocorreu na noite desta quinta-feira (07.11).

A formatura ocorreu depois de 18 meses de curso gratuito na modalidade subsequente, ou seja, para alunos que já concluíram o ensino médio.

A diretora da ETEC, Leila Aoyama, ressaltou a importância da formatura para os alunos. “Esperamos que os egressos tenham êxito na carreira profissional e contribuam com trabalho especializado e qualificado nos diversos setores da cadeia do agro a partir do conhecimento adquirido”, declarou.

O curso de Agricultura na ETEC de Rondonópolis é ofertado desde 2008 e é referência regional diante do papel estratégico do agronegócio em Mato Grosso.

A aluna Bruna Vitoria Soares Batista ressaltou que o curso foi um aprendizado que lhe agregou muito com o desenvolvimento pessoal. “Eu gostei muito. Nós conseguimos aprender muitas coisas da prática. Daqui para frente, eu só espero sucesso”, disse.

O superintendente de Educação Profissional e Tecnológica da Seciteci, Ederson Andrade, participou da solenidade e destacou que “os novos técnicos agrícolas irão atuar diretamente no crescimento econômico e social de Mato Grosso”.

A Escola Técnica Estadual de Rondonópolis possui, atualmente, 12 cursos técnicos que têm por finalidade preparar o aluno para atuar no mercado de trabalho. As aulas são planejadas visando a aplicação de conhecimentos teóricos e práticos.

Os cursos oferecidos na Escola de Rondonópolis envolvem os eixos tecnológicos de informação e comunicação, gestão e negócios, recursos naturais, saúde e infraestrutura.

A Seciteci conta em todo o Estado com 17 ETECs e 36 ofertas de cursos escolhidos de acordo com a vocação regional em várias áreas, como administração, enfermagem, automação industrial, entre outros. A relação de cursos por municípios atendidos pode ser vista através de link (acesse aqui). Mais informações podem ser obtidas através das ETECs.

*Sob supervisão de Téo Meneses.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Ministério da Previdência certifica MT Prev em nível de excelência em gestão previdenciária

Publicado

em

Por

O Mato Grosso Previdência (MTPrev) foi certificado em Nível IV no Pró-Gestão, Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social, do Ministério da Previdência Social. Dentre os 603 Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) do país, que aderem ao programa, o MTPrev é o segundo Estado brasileiro a conquistar o selo de excelência.

Após passar pela auditoria do Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ), durante o mês de outubro, foi atestado que o MTPrev cumpre 100% das 24 ações (e seus mais de 150 subitens) que compõem os três pilares do programa: Controle Interno, Governança Corporativa e Educação Previdenciária.


Auditora do ICQ e servidores do MTPrev

De acordo com o diretor-presidente do MTPrev, Elliton Oliveira de Souza, o êxito no programa é fruto de um trabalho iniciado em 2019, com o apoio do governador Mauro Mendes, que se empenhou em transformar o cenário da previdência estadual e colocar Mato Grosso em todas as áreas em referência no país.

“Nós identificamos que existiam vários pontos que precisavam ser melhorados na gestão, na questão de transparência, de controle interno e no próprio equilíbrio financeiro atuarial, porque há época tínhamos um déficit atuarial gigante em 66 bilhões de reais e um pouco mais de 1 bilhão e 300 mil reais de déficit financeiro ao ano”, declarou Elliton.

Segundo o diretor-presidente, após formulação do planejamento estratégico da autarquia o Pró-Gestão foi o método analisado para alcançar os objetivos traçados. Apesar do programa iniciar com a certificação no Nível I, foi lançado por ele o desafio para que a diretoria executiva trabalhasse e buscasse os investimentos necessários para iniciar já com o certificado de Nível III, que foi conquistado em dezembro de 2021”.

“Agora com o selo de Nível IV, só tenho que agradecer a toda a equipe que abraçou a ideia e ao Governo do Estado, que acreditou e deu todo apoio para que isso se tornasse realidade. Saímos do quadro deficitário e hoje temos um fundo previdenciário de aproximadamente R$ 1,5 bilhão em recursos que estão batendo meta atuarial”, finaliza o gestor.

Além da manutenção e investimentos necessários para garantir o certificado pelos próximos três anos, a autarquia já tem maiores objetivos traçados para o futuro, diante do novo Planejamento Estratégico do MTPrev.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora