A Polícia Judiciária Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Nova Mutum, deflagrou na manhã desta quinta-feira (07.11), a primeira fase da Operação Salve Agro, para cumprimento de 21 ordens judiciais de busca e apreensão, em investigação que apura crimes de desvio de cargas, receptação e lavagem de dinheiro.
As buscas têm como alvos residências e estabelecimentos empresariais ligados ao ramo de transporte de cargas nas cidades de Nova Mutum, Tapurah, Nobres, Juína e Tangará da Serra.
Segundo o delegado responsável pelas investigações, Rodrigo Rufato, a operação tem como objetivo principal carrear mais elementos para investigação em curso, que apura a ação de diferentes núcleos de pessoas que, estariam associadas para o desvio de cargas na modalidade de furtos qualificados, seguidos de receptações e lavagem de dinheiro.
“Há indícios de que alguns dos investigados atuam nestas atividades há algum tempo, realizando diversas subtrações que muitas vezes não são percebidas pelas vítimas dados os artifícios empregados para burlar sistemas de controles de estoque de grãos”, explicou o delegado.
Durante as buscas, foram apreendidos diversos aparelhos celulares e notebooks, além de documentos relacionados às práticas das infrações.
Participaram da ação 70 policiais civis de todas as unidades das cidades da Regional de Nova Mutum (Derf, Delegacia Municipal, Seção de Defesa da Mulher, Delegacia Regional, Delegacia Regional e Núcleo de inteligência de Nova Mutum e Delegacias de Nortelândia, Arenápolis, Diamantino, São José do Rio Claro, Lucas do Rio Verde e Tapurah), além das equipes das Delegacias de Juína, Nobres e Tangará da Serra.
Mais um ponto de venda de drogas no município de Lucas do Rio Verde foi fechado pela Polícia Civil, na noite de quarta-feira (06.11), durante os trabalhos da Operação Saturação, deflagrada para combater a criminalidade no município.
A operação tem como foco a repressão de ações criminosas, especialmente no período noturno, após ataques contra escritórios e residências de advogados na cidade. Um homem de 24 anos, responsável pelo comércio ilícito, foi preso em flagrante por tráfico de drogas.
As diligências iniciaram após os policiais da Delegacia de Lucas do Rio Verde receberem informações sobre uma residência, no bairro Parque das Américas, onde funcionaria um ponto de venda de drogas.
Em monitoramento na região, os investigadores realizaram a abordagem de um homem suspeito, que foi flagrado em posse de três porções médias de maconha, já embaladas para venda. Questionado, o suspeito confessou que repassaria as drogas para um usuário e que tinha mais entorpecentes em sua residência.
Em continuidade às diligências, os policiais seguiram para casa do suspeito, onde apreenderam uma porção grande de maconha e porção de cocaína, além de balança de precisão, dinheiro e embalagens de zip locks, utilizadas para embalo da droga.
Diante dos fatos, todo material ilícito foi apreendido e o suspeito conduzido à Delegacia de Lucas do Rio Verde, onde após ser interrogado pelo delegado João Antônio Batista Torres, foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.