Connect with us

MATO GROSSO

Polícia Civil prende envolvidos em roubo, tráfico de drogas e embriaguez ao volante em Lucas do Rio Verde

Publicado

em

Três pessoas envolvidas em crimes de roubo, tráfico de drogas e embriaguez ao volante foram presas pela Polícia Civil, na terça-feira (05.11), durante os trabalhos da Operação Saturação, deflagrada em Lucas do Rio Verde.

A operação tem como foco a repressão de ações criminosas, especialmente no período noturno, após ataques contra escritórios e residências de advogados no município.

Durante os trabalhos, a equipe de investigadores da Delegacia de Lucas do Rio Verde realizaram a abordagem de um veículo VW Fox, que estava transitando em alta velocidade, no bairro Parque das Américas.

Durante a inspeção veicular, não foram encontrados materiais ilícitos, porém, foi verificado que o condutor estava com sinais de embriaguez, como odor etílico e olhos vermelhos, além de não possuir CNH. O suspeito ainda disse não ser o proprietário do veículo, mas também não soube dizer quem era o dono. Diante dos fatos, o motorista foi conduzido à delegacia, onde foi autuado em flagrante por embriaguez ao volante.

Em outra ação, os policiais da Delegacia de Lucas do Rio Verde foram acionados sobre uma situação de roubo e ameaça, ocorrida em um bar da cidade. Segundo as informações, a vítima estava ingerindo bebida alcoólica no local, quando um integrante de uma facção criminosa chegou, tomou o celular da mão dele e exigiu que o aparelho fosse desbloqueado.

Ao analisar as fotografias no aparelho celular da vítima, o suspeito passou a ameaçá-la, mandado ir para o fundo do estabelecimento, onde foi realizada uma videochamada em que foi ordenado que a vítima fosse submetida a uma sessão de tortura.

Percebendo que seria submetido a um “salve” a vítima saiu correndo, conseguindo escapar do suspeito e procurou a delegacia. Em diligências no local, os policiais conseguiram localizar o suspeito e realizar a sua prisão em flagrante.

Em mais uma ação da Operação Saturação, os policiais da Delegacia de Lucas do Rio Verde e da Gerência de Operações Especiais (GOE) fecharam uma boca de fumo que funcionava em uma tabacaria.

Os policiais foram até o local, que já era conhecido por funcionar como boca de fumo, para apurar uma situação de sequestro, ocorrido horas antes. Durante as buscas no local, foram apreendidas porções de pasta base de cocaína, sendo dada voz de prisão ao suspeito, que foi conduzido à delegacia e autuado em flagrante por tráfico de drogas.

Após os procedimentos cabíveis, os três suspeitos foram encaminhados para audiência de custódia, ficando à disposição da Justiça.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Escola da rede estadual cria projeto de recuperação de nascentes em Nova Monte Verde

Publicado

em

Por

A comunidade da Escola Estadual Professora Neide Enara Sima, em Nova Monte Verde (a 944 km de Cuiabá), criou o projeto “Adote uma Nascente – Águas do Futuro” para recuperação das fontes de água de rios e córregos do município.

Criado neste ano, o projeto surgiu de forma interdisciplinar nas matérias eletivas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza com o objetivo de identificar e caracterizar as principais fontes causadoras de impactos ambientais nas nascentes urbanas e rurais do município, em um raio de 10 quilômetros ao redor da escola.

“A escola foi além da identificação das áreas degradadas e da criação de um banco de dados. Com o envolvimento de 60 alunos do ensino fundamental e médio, iniciamos a recuperação da vegetação ciliar em 100% das áreas aderentes ao projeto e já temos mais de 100 mudas de árvores plantadas crescendo de forma vistosa. Ano que vem vamos dobrar essa quantidade”, explicou a coordenadora do projeto, professora Patrícia Inácio Passos.

A professora comentou também que a promoção da consciência ambiental, iniciada por 60 estudantes do projeto, agora atinge os demais 488 alunos da escola. “Nosso objetivo para 2025 é engajar 100% das turmas do ensino médio, além de estender o projeto às salas anexas que ficam fora do perímetro urbano”, completou.

Para iniciar a recuperação ambiental das fontes de água, o projeto baseou-se nas orientações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e no apoio da gestão escolar, da coordenação pedagógica e dos demais professores.

“Me sinto em uma experiência diferente vendo na prática que estamos ajudando a natureza a se recuperar. Estamos deixando um impacto positivo e um bom exemplo. Demonstramos que pequenas atitudes, como a de plantar uma muda de árvore, podem ajudar o meio ambiente a se equilibrar”, disse a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 17 anos.

Já a aluna Lorena Colnaghi Bazani, de 18 anos, avaliou que o projeto a fez “entender melhor como a preservação das nascentes afeta tudo ao nosso redor”.

“Participar do projeto foi uma experiência transformadora. Senti-me privilegiada em fazer parte de uma iniciativa tão importante para o futuro da nossa cidade e do planeta. Plantar cada árvore foi um ato de esperança e um compromisso com a sustentabilidade”, comentou também a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 18 anos.

De acordo com o diretor da escola, professor Valdinei de Oliveira Prado, as iniciativas têm sua importância por promover o protagonismo juvenil na resolução de problemas do meio ambiente, principalmente no contexto da degradação ambiental de nascentes.

“Estamos realizando uma aprendizagem diferenciada que vai estimular as potencialidades dos nossos jovens e crianças, além de contribuir no contexto socioambiental em que vivem”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora