Connect with us

Sorriso

Situação do Cemitério Municipal é tema de reunião

Publicado

em

Concessionado em 2012, local enfrenta problemas para novas éreas para jazigos

Em um município que cresce em ritmo acelerado, com um índice de cerca de 20% de aumento populacional ao ano, de acordo com estudo elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec), o reflexo deste pulsante desenvolvimento aparece nos mais diversos setores. Lamentavelmente, no Cemitério Municipal José Maria Pinheiro Oliveira, também é visível a ocupação do espaço com novas sepulturas.

Concessionado em 2012, o cemitério é gerido pela Funerária São Jorge em um contrato de 20 anos, que pode ser prorrogado por mais 10. Por ser concessão, cabe à Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Sorriso (Ager) fiscalizar e acompanhar a situação do local.

“Estamos preocupados com esta situação, já que não há mais espaço para construção de novas sepulturas no chão, havendo somente a opção de utilização de gavetas”, afirma o prefeito Ari Lafin. E para debater a situação, o prefeito segue em uma reunião nesta manhã, 5 de abril, com equipes da Prefeitura, Ager e Legislativo. “Buscar formas de ampliar o cemitério municipal, o tempo de vida útil dele, nesse momento é um dos grandes desafios da nossa gestão”, salienta.

“Estamos atentos e precisamos agir para que, nos momentos em mais carecem de amparo, nossos cidadãos possam sepultar seus entes queridos da maneira que mais lhes trouxer conforto”, destaca o prefeito.

O panorama atual

Um levantamento feito pela Ager em janeiro de 2022 apontava que 6.480 cadáveres estão sepultados no Cemitério Municipal – número que aumenta consideravelmente , pois de acordo com a Ager são ocupadas cerca de 32 a 35 gavetas/mês. Já o número geral, aquele levantado em janeiro de 2022 se refere à sepulturas tanto em gavetas, quanto em sepulturas no solo, seja em túmulos individuais, covas ou jazigos (as capelinhas). Nestes últimos, que perfazem um montante de 314 unidades, há uma ocupação de 10% destes locais.

Como funciona

Hoje a empresa concessionária cobra das famílias o custo das estruturas básicas dos túmulos e jazigos, visto que não há venda de terrenos. O mesmo vale para as gavetas. A exceção, é claro, são as famílias em situação de vulnerabilidade social, cujos custos de sepultamento ficam por conta da Prefeitura de Sorriso, via Secretaria de Assistência Social.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sorriso

Programa Sorriso + Esporte realiza programação para encerrar as atividades de 2024

Publicado

em

Por

Programa tem a missão de promover o desenvolvimento físico, esportivo e a inclusão social dos participantes.

Como de costume, o Programa Sorriso + Esporte encerra as atividades anuais com uma programação recheada de brincadeiras. Ao longo de 2024, mais de 4000 crianças, adolescentes e jovens de 07 a 17 anos passaram pelos polos de iniciação esportiva e formação esportiva do Município, que agora celebram este ciclo com um momento de descontração e, é claro, esporte e lazer.

Com a missão de promover o desenvolvimento físico, esportivo e inclusão social dos participantes, o Sorriso + Esporte, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), como uma das principais iniciativas voltadas para a juventude no Município, que atende em 14 modalidades, sendo: vôlei de quadra, futebol, handebol, futsal, vôlei de praia, skate, basquetebol, zumba, ginástica, bicicross/BMX, atletismo, judô, karatê, e tênis de mesa.

“Além de incentivar a prática esportiva, o programa também tem como objetivo proporcionar inclusão, integração e saúde para esses jovens através de atividades físicas no contraturno escolar, que acontece tanto nos ginásios dos bairros quanto na região central”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão.

Algumas das modalidades já realizaram o encerramento do calendário de 2024. A programação segue acontecendo no próximo sábado, das 7h às 11h, nos seguintes locais:

• Praça da Juventude: Futebol, Vôlei de Praia e Skate;

• Estádio Municipal: Atletismo;

• Ginásio Flor do Cerrado: Tênis de Mesa.

A Zumba, que atendeu mais de 400 mulheres em sete polos, também está em clima de despedida de 2024, com uma programação que promete movimentar o Município.

Dia 12 de novembro: Praça das Fontes – às 18h

Dia 13 de novembro: CCI – às 14h

Dia 14 de novembro: Praça da Integração – às 18h.

“A Semel desenvolve projetos e programas que trazem grandes impactos, além de criar muitas oportunidades no cenário esportivo para esses jovens. E esse é um momento para celebrarmos os resultados obtidos ao longo de 2024”, pontua o coordenador geral da Semel, Renato Ferreira.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora